Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter
Maceió/Al, 24 de março de 2017

Colunistas

Ivan Nunes Ivan Nunes
É jornalista profissional. Há mais de 20 anos escreve sobre os bastidores da política na Zona da Mata alagoana.
19/03/2017 às 16:12

Ex-governador pode lançar o neto para deputado estadual; nas rapidinhas que estão de volta

Perguntar não ofende
Inicio as rapidinhas querendo saber do vice-prefeito Zé Alfredo, quando ele dará início ao processo de recuperação do calçamento do bairro Nova Esperança que ele acabou, passando com seus caçambões carregados de barro vermelho extraído da Serra da Laje?

Deve-se ao radialista Nivaldo Marinho a informação da chegada na Câmara de Vereadores, do projeto de Lei oriundo do prefeito Kil de Freitas, onde ele institui a redução da idade para assumir a função de Procurador Geral do Município.

Atualmente, quem responde pelo cargo é o procureco Belarmino Soares.

Vou de Nelitinho
Uma fonte disse ao blog que o ex-governador Manoel Gomes de Barros despertou para a política. Pretende lançar para disputar o cargo de deputado estadual, o seu neto, Nelitinho Gomes de Barros, filho do Nelito Gomes de Barros que foi 3x deputado estadual.

Ele lá e os Praxedes cá
Uma fonte disse ao blog que o ex-vereador Bruno Praxedes não se juntará políticamente com o prefeito Kil de Freitas nem que a vaca tussa.

Na campanha para governador Bruno vai de Renan Filho e que no seu palanque Kil não sobe. Pensa até em contratar um segurança em Palmeira dos Índios para barrar o prefeito.

Casou
O secretário municipal de Saúde, Filipe Almeida casou no fórum da cidade, numa cerimônia coletiva. Agora, além do irmão na folha da saúde, a esposa que é arquiteta.

O Saae e o seu açude
O governador Renan Filho liberou uma boa grana para Kil de Freitas construir um açude do Saae para reter água do rio Mundaú, na altura da casa de bombas que fica na comunidade de Várzea Grande.

O objetivo é evitar novo rodízio de água na cidade. Nessa obra do estado, Kil de Freitas não vai administrar a grana junto com Zé Pequeno do Saae, pois a construtora foi indicada pelo governador Renan Filho. Fala-se em R$ 290 mil reais os custos desse barramento previsto para começar em abril.

Emplacou
Ex-secretário de Administração na gestão do prefeito, Beto Baia, Francisco Viana já pode deixar para outro o seguro desemprego que supostamente vinha recebendo nos últimos meses. Ele acaba de emplacar como assessor especial do Sargento Félix, atual secretário de Administração.

Há quem diga que foi pedido do vereador Anizão de Murici.

Caminhando com Rui
O administrador de empresas, Dode Praxedes, é o mais novo queridinho do prefeito de Arapiraca, Rogério Teófilo que é do PSDB. Há quem diga que Teófilo e Dode poderão fazer dobradinha em 2018, tanto em Arapiraca quanto em União dos Palmares para Rui Palmeira governador, e, ele (Dode) para deputado estadual.

Com Rui, parte dois
Dode Praxedes já vem articulando em União dos Palmares uma grande frente para governador 2018. Pretende por esses dias visitar o ex-governador Manoel Gomes de Barros e o ex-deputado, Nelito Gomes de Barros para tratar do assunto e juntos montarem palanque para Rui Palmeira.

Beto Baia
Ex-prefeito e Urologista de primeiro mundo, Beto Baia tem revelado no privado que foi o político mais injustiçado dos últimos 20 anos de União dos Palmares. Ele disse que teve um vice-prefeito nervoso e que se voltou contra sem motivo pois os cargos de maior visibilidade a família Pedrosa comandou na sua gestão.

Vai receber nos próximos dias convite do blog para uma entrevista inédita, onde o foco será contar toda a sua trajetória como prefeito da sua terra natal.

Zzzzzzz
Estranho, muito estranho esse silêncio do PT de Genisete Lucena, Carla Tereza, Manoel Feliciano, Nádia Seabra, Serginho; Mário Bispo e mais uma tropa boa em União dos Palmares.

Avante, é de onde mesmo?
Onde você ver um discreto adesivo com o nome Avante numa frota de veículos redobre toda a sua atenção. Essa é a mais nova empresa que se ajeitou com o prefeito temporário, Kil de Freitas, para atuar no município de União dos Palmares e, em todos os setores.

É Avante na coleta do lixo; no carro de carregar carne; nos ônibus que transporta servidores da saúde de Maceió prá cá e vice e versa. No transporte da merenda escolar também. Só o Ministério Público para nos ajudar a decifrar de onde vem essa empresa que Avança nos cofres públicos da prefeitura.

É Legítima ou não?
Quanto tempo falta para Dr Carlos Davi revelar a todos se o ingresso de dona Rimelque Xirle Lins, no serviço público municipal, foi pela janela ou não, conforme ação movida pela antiga gestão?

Atualmente, a cunhada do prefeito Kil de Freitas, desempenha a função de secretária municipal de Educação da prefeitura de União.

Superou
Um leitor do blog ligou para nossa redação e disse ter visto o vice-prefeito Zé Alfredo comemorando a selfie 9 mil e seiscentas ao lado do faz de conta do Meio Ambiente, tendo como pano de fundo equipamentos de perfurações de poços artesianos. Logo, logo ultrapassa o chefe.

Até as próximas rapidinhas que agora serão diárias

Leia mais »
Postado por Ivan Nunes
14/03/2017 às 18:43

Jairinho implementa ritmo de trabalho na Branquinha priorizando o povo

Os primeiros 90 dias do prefeito Jairinho Maia, na prefeitura de Branquinha, surtiu efeito na vida das pessoas. Ações de trabalhos comolimpeza do lixo doméstico, reposição de lâmpadas queimadas por novinhas em folha e recuperação de boa parte da rede de esgoto da cidade, são obras prioritárias de um gestor sintonizado com o município.

"Tenho priorizado o pagamento dos servidores municipais de Branquinha no mês trabalhado. A exemplo disso foi fevereiro, época do Carnaval, onde autorizei o pagameno para todos uma semana antes do triduo momesco, além de ter realizado a festa dentro de nossa realidade,  com um Carnaval Pé no Chão", disse Jairinho Maia pelo WhatsApp ao blog.

No centro da chamada antiga Branquinha, trabalhadores da secretaria de Infraestrutura consertam obra milionária feita pela antiga gestão no saneamento básico, onde as famílias do entorno estavam reclamando da situação.

"Na porta de entrada da Branquinha que todos conhecem, mais de 50lâmpadas estão sendo trocadas por outras  de maior potência e poder deluminosidade. Branquinha tem que ser uma cidade luz, destacada entre as demais da Zona da Mata alagoana, por isso, a noite ela não pode ser uma cidade escura, feia, sem brilho, já o lixo doméstico, coletado diariamente e não como no passado onde passava hoje e depois só Deus sabia", disse o prefeito Jairinho Maia.

Leia mais »
Postado por Ivan Nunes
08/03/2017 às 22:44

Polícia Civil e PM cumprem mandados de busca e apreensão em União dos Palmares

O delegado Regional da Polícia Civil de União dos Palmares, Válter Nascimento, juntamente com o comando do 2º Batalhão de Polícia Militar realizaram nesta quarta-feira, 8, operação Integrada no bairro Nova Esperança. Foram cumpridos 11mandados de Busca e Apreensão, nos bairros do município.

Leia mais »
Postado por Ivan Nunes
06/03/2017 às 19:33

Visita de Renan a União terá como missão unir ex-vereador com prefeito Kil; nas rapidinhas

Vem amanhã 

O governador Renan Filho desembarca nesta terça-feira,7, em solo palmarino. Será recebido pelo prefeito provisório, Kil de Freitas e sua turma depois das eleições municipais. Na comitiva do Renanzinho, Bruno Praxedes, que foi vice-prefeito na chapa de Eduardo Pedrosa já investido na função de assessor do governador.

Pelo Ar

Renan Filho virá a União dos Palmares de helicóptero. Aterrissará no estádio Orlando Gomes e Barros, o antigo Praxedão. A bordo, segundo uma fonte, Bruno Praxedes, que pela primeira vez apertará a mão de Kil de Freitas depois de 5 anos.

Há quem diga que o aperto de mão será apenas protocolar, nada mais.

Qual o motivo da visita de Renan, a União?

O governador Renan Filho sempre revelou nas entrevistas que União dos Palmares está entre os municípios onde ele tem mais apreço, depois de Murici é claro.

Mas, a visita dele a terra de Zumbi dos Palmares será para entregar uma piscina olimpica para a escola estadual Carlos Gomes e Barros; a reforma nota dez da escola estadual Paulo Sarmento, no birro da Cohab Velha, e o ginásio de esportes que leva o nome do ex-governador, Manoel Gomes de Barros, que não foi convidado para a solenidade.

Palanque para 2018

De um respeitado observador político em União dos Palmares: com a chegada de Bruno Praxedes para assessorar o governador Renan Filho que é do PMDB, logo, logo Bruno Praxedes, que é do PSDB vai ter que largar a presidência tucana no município.

O nome engatilhado para assumir a vaga deixada por Bruno será o do tio dele, Dode Praxedes, que vai armar palanque em União dos Palmares ao lado de Manoel Gomes de Barros, Nelito e, mais 15 mil eleitores que votaram em Mano para prefeito em 2012 para Ruy Palmeira, atual prefeito de Maceió.

Dode, Mano e Rui Palmeira

Uma fonte disse ao blog que o palanque para a candidatura de governador de Ruy Palmeira em União dos Palmares já está sendo montado tem dias. Com a ida de Bruno Praxedes, o pai dele(Zé), o tio(Dudu) e o irmão, vereador(Ricardo) para o PMDB de Renanzinho e Kil de Freitas, o ex-governador se tornou um importante apoiador junto com Dode Praxedes e Nelito a candidatura de Ruy Palmeira naturalmente. Ainda bem que a fila anda!

Silvani de seu Oscar e Das Neves

Quem continua recebendo elogios pela organização do CarnaVianna 2017 são as educadoras do Colégio José Correia Viana, Silvani de seu Oscar e a professora Das Neves Cavalcante que graças a elas o folião número do Carnaval palmarino, seu Antônio Matias, foi o grande homenageado. A criançada adorou a atração, tias!

Viajou

O empresário Sebastião de Jesus e a sua esposa, Joelma já estão nos Estados Unidos das Américas desde domingo,5. O casal Boticário, tornanram-se nos primeiros palmarinos a entrarem numa boa no pais governado pelo Donald Trump.

Em Orlando, Bastião e Joelma terão reuniões e trabalho sobre a performance Boticário no Brasil, segundo nossa fonte.

Dia Internacional da Mulher será na quarta-feira,8

Kleber Marques é um radialista dos bons em Alagoas. Melhor ainda quando ele se investe de apresentador de programa de auditório, sabiam? Mas, desta vez ele extrapolou. Na quarta-feira,8, dia internacional da Mulher, ele aproveitou a data para dá um passo firme para dentro da gestão do Jacaré.

Ele estará derramando loas para a primeira-dama, Gabriela Freitas; para a dona Francisca Freitas, mãe do prefeito Kil de Freitas; para Rimelc Xirli, secretária municipal de educação do governo e até a mãe das moças, a professora aposentada Lili Lins, matriarca das meninas superpoderosas da gestão municipal.

Outras mulheres palmarinas o blog não teve acesso aos nomes.

No Rio

O prefeito de São José da Laje, Rodrigo de Neno, passou boa parte do Carnaval 2017 no Rio de Janeiro. Somente deu as caras aos súditos lajenses na quarta-feira de cinzas e do alto de um dos trios elétricos.

A cada dia, Rodrigo faz uma gestão ostentatação. Ainda bem que muitos foliões se contentam com o mel oferecido na praça pela prefeitura municipal de São José da Laje.

No desfile das campeãs? Não!

O pai do prefeito Rodrigo Valença, Neno da Laje, que mesmo proibido de assumir cargo público devido as suas antigas encrencas com a merenda escolar, mas responde pela função de chefe institucional da prefeitura, foi visto ao lado da esposa, a psicóloga, Lílian, mais a filha Ravena e o genro, PH, curtindo neste final de semana no Rio de Janeiro, o desfile das escolas de sambas campeãs do Carnaval 2017. Quem pagou a farra dessa gente toda simpatia? Com a palavra o MInistério Público Estadual.

A lista de Edivaldo

O jornalista político Edivaldo Junior da Gazeta de Alagoas, fez referências em recente post na Gazetaweb, a muitos nomes políticos que reúnem condições de disputar pelo PMDB uma das 27 cadeiras da Assembleia Legislativa e sem titubear citou o nome de Rodrigo de Neno, prefeito de São José da Laje como tal.

Rodrigo, há quem diga, já dispõe de apoiadores financeiros para bancar a sua candidatura rumo a casa de Tavares Bastos, e há quem diga que um deles seria Jercito Junior, investido de titular da pasta do Executivo Municipal para puxar o fio desse grande novelo. JJ, JJ...Sei não, visse?!

Fim da linha

Um dos mais respeitados políticos de Santana do Mundaú está a uma cabelinho de sapo para abandonar a vida política construída por ele com grande esforço, simpatia e dedicação. Chama-se Zé Lino, que bancou a candidatura do anônimo Raimundo Freitas na cidade de Santana do Mundaú.

De acordo com uma fonte, Zé Lino não aguentou o muído da mãe do jovem prefeito, a ex-prefeita da Branquinha, Renata Freitas, que tem usado de sua ruindade para escantear a família Lino. E olha que a vice-prefeita, Dona Betânia, é esposa de Lino.

Procureco

O prefeito Kil de Freitas mandou antes do Carnaval, projeto de Lei a Câmara de União dos Palmares, onde exige de sua bancada a aprovação de uma Lei diminuindo para 21 anos incompletos a idade limite para advogados assumirem a função de procurador geral do Muncípio que hoje exige 35 anos fechados.

Deve-se ao repórter Nivaldo Marinho essa informação, que para a vaga está engatilhado o advogado Belarmino Soares, sobrinho do vereador Almir Belo para ocupar a função. A aprovação deverá ser por esses dias, disse o radialista.

Leia mais »
Postado por Ivan Nunes
02/03/2017 às 21:17

Crianças de União são abandonadas em Messias; inconformada, mãe tenta atear fogo na Casa Lar para resgatá-las

Abandonar pessoa que está sob seu cuidado, guarda, vigilância ou autoridade, e, por qualquer motivo, incapaz de defender-se dos riscos resultantes do abandono acabou em denúncia dos conselheiros tutelares de Messias e União dos Palmares contra Manoel Miguel da Silva, pai de dois meninos, sendo um de cinco e outro de sete anos.

Uma fonte do blog revelou que Manoel Miguel vivia com Miriam Correia de Araújo, com quem teve quatro filhos. O casal  residia no bairro Nilton Pereira, mas uma briga entre eles resultou na separação e dos quatro filhos ficou acertado que cada um ficaria com dois.

Miriam passou a morar em Messias com dois dos filhos e Manoel Miguel continuou em União dos Palmares até ser informado que a ex-esposa estava amigada com um rapaz bem mais jovem que ele  lá em Messias.

De acordo com a fonte que falou ao blog sob a condição de anonimato, Manoel Miguel ao tomar conhecimento do romance de Miriam, colocou os dois meninos - um de 5 e outro de 7 anos - numa motocicleta e rumou para Messias. O objetivo dele era deixar os dois meninos com a mãe.

Na rua onde Miriam estava morando, as crianças foram orientadas pelo pai de irem até a casa dela e chamar na porta, enquanto ele ficava de longe acompanhando tudo. Quando as crianças entraram no imóvel, ele aqui deu meia volta com sua motocicleta e desapareceu.

O que Manoel não imaginava era que Miriam não mais morava naquela casa que pertence a mãe do namorado dela. Foi quando a sogra orientou as crianças retornarem em busca do pai, que já não estava mais no local onde ficou observando as crianças.

Foi então que o mais velho se dirigiu até a margem da Br-104 em busca de ajuda, foi quando o menor passou a chorar, sentia medo. O choro atraiu populares que acionaram o Conselho Tutelar de Messias. Por sua vez, os conselheiros tutelares acionaram os colegas de União dos Palmares e graças as informações prestadas pelo menino de 7 anos, alguns conselheiros conseguiram localizar a casa dos garotos já no bairro Nilton Pereira.

Em União dos Palmares, houve dificuldades de localizar Manoel Miguel que sumiu. As crianças foram então levadas para a Casa Lar, residência que abriga crianças em estado de abandono e o caso foi parar no birô do promotor da Infância e Adolescência, Carlos Davi.

Na semana do Carnaval, a mãe das crianças abandonadas pelo casal, conseguiu localizar a Casa Lar aqui em União dos Palmares, onde os seus dois filhos se encontram. Bateu na porta e foi recebida por uma funcionária que alegou que não poderia liberar as crianças sem que não tivesse uma autorização do Conselho Tutelar.

Descontrolada, Miriam Correia de Araújo foi até um posto de combustível onde comprou dois litros de gasolina numa garrafa pet. Ao retornar a Casa Lar, ela derramou o líquido inflamável na área, jogou na porta e outras dependências do imóvel alugado pela prefeitura municipal. Em seguida, ela foi até um supermercado que fica na frente da Casa Lar e comprou fósforo.

Ao voltar para atear fogo na Casa Lar, uma guarnição da polícia militar se aproximou na hora e impediu a mãe dos garotos de cometer à ação criminosa. Levada até a Delegacia Regional de Polícia,  foi lavrado um Boletim de Ocorrência (BO), enquanto as crianças seguem na Casa Lar aguardando uma decisão do promotor da Infância e da Juventude de União dos Palmares, Carlos Davi, que vai definir quem vai ficar com a Guarda das crianças ou se elas vão para adoção.

Leia mais »
Postado por Ivan Nunes
secom-saude3
Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 3028-7338 (Redação)

© 2017 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.