Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

Colunistas

Ivan Nunes Ivan Nunes
É jornalista profissional. Há mais de 20 anos escreve sobre os bastidores da política na Zona da Mata alagoana.
16/01/2017 às 08:41

Procissão do mastro celebra os 182 anos de criação da festa de Santa Maria Madalena

A fé testemunhada por cerca de 8 mil pessoas ganhou as ruas de União dos Palmares, na tarde deste domingo,15, com a realização da procissão do mastro, em homenagem à Santa Maria Madalena, marcando, assim, a abertura dos festejos.

Logo cedo o blog testemunhou várias famílias escrevendo mensagens e depois amarrando as fitas, nas mais diversas cores, com os pedidos a primeira mulher que viu Cristo ressuscitado.

A festa de Santa Maria Madalena carrega a tradição de um povo, que há 182 anos reverência a sua padroeira, num encontro de fé cada vez mais presente nos corações das pessoas que conduzem, nos ombros, um pesado madeiro de eucalipto até o pátio da matriz, numa simbologia cada vez mais marcante dos palmarinos, que participam deste ato de bravura e determinação.

Num ritmo frenético, o mastro levou pouco menos de 30 minutos até chegar ao pátio da matriz de Santa Maria Madalena onde foi erguido. A partir daquele ponto, dava-se início a maior celebração de fé, tradição e reverência ao maior simbolo da igreja católica de União dos Palmares nas comemorações dos 182 anos de nossa excelsa padroeira, Santa Maria Madalena.

Os organizadores do evento religioso, prestaram uma homenagem ao carroceiro Nestor Jacinto, criador das tesouras que dão sustentação ao levantamento do mastro. Bastante aplaudido, seu Nestor faleceu em dezembro de 2016, e hoje foi alvo de uma honraria post mortem por parte dos fiéis de Santa Maria Madalena e dos organizadores do evento religioso que reconheceram a sua importância a cada procissão do mastro.

Leia mais »
Postado por Ivan Nunes
12/01/2017 às 19:06

Construtora e DER se completam para ajudar prefeitura tapar buraco nas ruas de União

O prefeito Kil de Freitas gostou da pajelança oriunda do DER de Alagoas, que usa a conhecidíssima construtora de todos nós, L. Pereira, para tapar, em caráter de urgência urgentíssima, a proliferação das crateras na rua Juvenal Mendonça, prestes a se tornar rua do Mastro da Padroeira, no próximo domingo,15.

O recuo do ex-prefeito Iran Menezes, em toda a gestão do ex-prefeito Beto Baia, com Eduardo Pedrosa, botou as unhas de fora, agora com Junior Menezes, filho do Iran, à frente da Secretaria Municipal de Infraestrutura de União dos Palmares.

Iran, cutícula e unha com a L Pereira, pavimentou o caminho do dono da construtora para chegar até o prefeito de contas reprovadas pelo juiz eleitoral Carlos Bruno, Kil de Freitas, e a três, acertaram fechar em tempo recorde os buracos existentes na rua de acesso ao centro da cidade, passando pela rua onde o posto de gasolina de seu vice-prefeito, Zé Alfredo, está localizado. O que não foi divulgado é para onde vai a conta do asfalto utilizado nos trabalhos.

"Tive por várias vezes no DER e na sala desse moço que emplacou o filho secretário e ouvi dele muitas dificuldades, ausência de asfalto no DER e me convenci ser tudo verdade. Agora, observo a carga total no filho secretário. Lamento o peso e as duas medidas utilizadas por ele(Iran) na época", disse o ex-prefeito Eduardo Pedrosa.

Resolvido o problema é preciso esclarecer de onde sairá a verba, já que o secretário municipal de Saúde, Filipe Almeida, dá férias coletivas aos dentistas devido a falta de dinheiro para a compra de insumos para os profissionais atuarem. A conferir.

Leia mais »
Postado por Ivan Nunes
05/01/2017 às 17:08

Mastro da padroeira de União dos Palmares vira atração entre fiéis

Numa ação de trabalho, que contou com o apoio da Eletrobras, católicos da igreja de Santa Maria Madalena acompanharam, na manhã desta quinta-feira, 5, o traslado do mastro de 18 metros de comprimentos em homenagem a padroeira de União dos Palmares.

Um caminhão Munck foi utilizado para fazer o transporte do mastro, devido ao peso que exigiria a presença de mais de 100 homens para carregá-lo nos ombros de um local para outro. Colocado em local seguro e tranquilo no caminhão, ele foi levado para uma área onde outros católicos engajados no evento religioso, cuidarão da limpeza e pintura.

Coordenaram os trabalhos, os católicos Luciano Noberto, Zé Antonio do Saae, Davi, Zé Carlos Leal, Edvan e Marcão da Eletrobras. O mastro de Santa Maria Madalena representa para os católicos de União dos Palmares o maior símbolo religioso da Zona da Mata. Em procissão, ele será conduzido nos ombros dos fiéis no próximo dia 15 de janeiro, a partir das 16h.

Leia mais »
Postado por Ivan Nunes
04/01/2017 às 21:43

Morador provoca incêndio involuntário no platô da Serra da Barriga

O modus Operandi é o mesmo. Ateiam fogo na vegetação nativa sob o pretexto de utilizar o espaço queimado para uma próspera plantação de banana comprida. Já faz muito tempo que os vizinhos do Parque Memorial Quilombo dos Palmares não toleram a vida de segregados.

A Fundação Palmares insiste na Justiça Federal, com um pedido de desocupação de todos os moradores do entorno da Serra da Barriga e dos que residem no platô. A situação de indefinição se alastra e nem mesmo o tempo que virou Senhor da razão, pode apontar para um desfecho amigável entre as partes.

Seu Duda, utilizou 1 hectare e meio de sua gleba, no começo da tarde desta quarta-feira,4, para tocar fogo numa vegetação nativa. Disse ter feito o acero de um metro e meio para que a outra parte não fosse afetada pelo fogo e com isso provocar um incêndio involuntário. Quando a fumaça subiu, o telefone 193 pertencente ao 3º Grupamento de Bombeiros Militar soou.

- Bombeiros Militar, boa tarde! Atendeu um membro do CBM de União dos Palmares, para registro de mais um incêndio na cidade, só que desta vez no sopé da Serra da Barriga, capaz de ser visto a quilômetros de distância.

Alarme gongado, pouco tempo o caminhão Bombeiro ABS chegou ao local sob a supervisão do Sargento Jean, com apoio de dois outros colegas da corporação.

Diante dos especialistas contra incêndio em vegetação nativa, o dono das terras, o agricultor Dema, explicou que o fogo estava sob seu controle. Advertido,  foi orientado para da próxima vez, acionar o Bombeiros Militar.

- Oxi, quem telefonou para vocês? Só fizeram gastar petróleo. O fogo tá controlado. Vou utilizar essa área para uma plantação de banana - justificou o dono da terra, que reside no local há 30 anos e acha que tudo pode, numa Área de Proteção Ambiental e tombada pelo Patrimônio Histórico e Cultural do Ministério da Cultura, na gestão do então prefeito Rosiber Oliveira, com a presença do Ministro da Cultura, Pimenta, professor e historiador Dilson Moreira, Abdias Nascimento, Zezito Araújo, Ronaldo Lessa, Kátia Born.

Constatada a queimada,  Bombeiros Militar que conheciam o caminho do fogo, foram didáticos com os demais moradores e retornaram à base do grupamento em União dos Palmares, com o registro de mais uma queimada, involuntária ou não, mas num local onde há de um dia ser preservada em toda a sua extensão.

Leia mais »
Postado por Ivan Nunes
03/01/2017 às 23:14

Em Murici, Cardoso Batista volta a presidir o Legislativo

A aliança política, definitivamente, da família Cardoso com os Calheiros, em Murici, gerou, anos depois, frutos no Poder Legislativo de Murici, com a eleição maiúscula para a presidência da casa, do vereador Cardoso Batista, irmão do ex-inquieto Plínio Batista, da década de 80, até os anos dourados da política muriciense, a partir de 2000.

Dois políticos deflagraram oposição faz tempo, mas a maioria dos vereadores compõe a base aliada do governo municipal, sempre comandado pelos Calheiros, que levaram para o município conquistas importantes, a partir da boa manutenção da cidade, pagamento de salários dos servidores em dia.

Fábio Gaia e Fernandinho Tenório destoaram da vitória acachapante de Cardoso Batista, que recebeu os votos dos vereadores Buneco, Toinho Dentista, Anizão, Renildo Calheiros, Irmão Deca, Eduardo Oliveira, além do próprio Cardoso.

A nova mesa diretora foi eleita com os seguintes membros: Presidente, vereador Cardoso Batista; Vice, irmão Deca; Primeiro-secretário, Eduardo Oliveira; Segundo-secretário, Edinaldo Lino, o Buneco.

Leia mais »
Postado por Ivan Nunes
Hemoal-menor-dentro
Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 3028-7338 (Redação)

© 2017 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.