OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 26 de setembro de 2017

Colunistas

Ivan Nunes Ivan Nunes
É jornalista profissional. Há mais de 20 anos escreve sobre os bastidores da política na Zona da Mata alagoana.
24/09/2017 às 18:53

Vereador Fabiano Leão é o novo presidente da Uveal

Após um início tumultuado em que houve a intervenção do judiciário suspendendo as eleições em março deste ano, os vereadores alagoanos encontraram a unidade e elegeram neste sábado,23, a nova diretoria da União dos Vereadores do Estado de Alagoas, Uveal. 

Com 716 votos o representante arapiraquense Fabiano Leão (PMDB)  comandará a entidade nos próximos quatro anos.

Nos bastidores das eleições os comentários reconheciam que a construção da unidade dos mais de mil vereadores em Alagoas em torno de Fabiano Leão tinha a contribuição do vereador Anízio Amorim, o Anizão do PMDB de Murici.

Veterano, com seis mandatos de vereador, Anizão tem se destacado na defesa da categoria. Sua atuação atinge as centenas de Câmaras espalhadas pelo país, sempre se posicionando sobre temas polêmicos, como o recente fim do recesso do meio do ano na Câmara de sua cidade. Projeto de Resolução proposto por ele e aprovado por unanimidade. 

Por sua atuação diferenciada, foi indicado pelo presidente da União dos Vereadores do Brasil – UVB, Gilson Conzatti, como coordenador das ações da entidade em todo o Nordeste. O vereador gaúcho Gilson Conzatti deixou evidente que tal tarefa é também o reconhecimento da liderança do vereador alagoano em outros estados.

Resultado oficial da votação

Fabiano Leão 716 votos

02 votos nulos

01 voto Branco

Leia mais »
Postado por Ivan Nunes
24/09/2017 às 18:50

Mineradora celebra parceria com a prefeitura de São José da Laje

A Secretaria Municipal de Agricultura, Aquicultura e Pesca da prefeitura municipal de São José da Laje, firmou parceria com a Mibasa S/A, maior mineradora de Alagoas, para a realização de palestras com temas  "A prática conservacionistas de solos, fertilidade de solos e nutrição de plantas".  O objetivo é atender aos segmentos da agricultura familiar, pecuaristas e produtores de cana do município. As palestras serão agendadas com o público de maneira específica, sendo realizadas em três momentos.

A parceria foi fechada entre o Secretário de Agricultura de São José da Laje, Roger Cavalcante, e o diretor comercial da Mibasa, José Alberto Barreto Filho. Para o Secretário Roger, “trata-se de um importante trabalho técnico, colocado à disposição do nosso produtor rural em todos os seus níveis, buscando a otimização de suas produções e qualificando o uso de suas áreas, a fim de não degradar seus solos,  preservando física e quimicamente, repondo o necessário às culturas, trazendo mais viabilidade econômica para o segmento agropecuário de nossa cidade.”.

Por SECOM


Leia mais »
Postado por Ivan Nunes
22/09/2017 às 18:34

Polícia desvenda crime de pecuarista assassinado na região da Barra do Dia em Murici

Um cerco ao bairro Morro das Cobras na manhã desta sexta-feira, resultou num forte tiroteio entre a polícia militar e civis contra o bandido Gonçalo, vulgo Galeguinho. A presença ostensiva seguido do tiroteio levou pânico aos moradores da comunidade e do entorno provocando medo e tensão por duas horas.

A força tarefa das polícias Militar e Civil de União dos Palmares para prender Galeguinho, líder do bando que roubou e assassinou o pecuarista Thadeu Omena, um dos herdeiros da extinta usina São Simão, líder no setor sucroalcooleiro de Alagoas nos anos 70, também contou com um helicóptero. 

Thadeu Omena chegava de Murici, onde tinha ido fazer compras, já era noite quando foi abordado por Gonçalo, que estava na companhia de Michael Carlos da Silva, de 16 anos, Lucas Eduardo da Silva 19, um outro identificado apenas como Laiá e Gonçalo, o Galeguinho. líder do bando.

Antes da ação criminosa, os assaltantes tinham imobilizado um dos vaqueiros da vítima e deixado preso numa das casas da fazenda, versão confirmada pelo Major Gouveia, que utilizou 20 homens do 2º Batalhão de Polícia Militar e mais 10 da Polícia Civil.

Já no interior da casa, Thadeu tentou argumentar com os bandidos, mas não obteve exito pois se tratava de um assalto. Houve uma luta corporal entre a vítima com os bandidos, que estavam armados de faca-peixeira e facão. Thadeu, que era faixa preta de Judô, acabou sendo alvejado com mais de dez facadas e cerca de seis golpes de facão, morrendo no quintal de sua casa, onde o corpo foi encontrado. Dentro do imóvel, vários móveis foram destruídos.

"Nós fomos em busca de prender o Gonçalo. Esse bandido recebeu a Polícia Militar à bala e reagimos na hora em função da ousadia desse criminoso, que matou um pecuarista, tendo o apoio de seu bando.

Dos quatro envolvidos no crime, Iaiá foi alvo de várias pauladas na cabeça, desferidas por dois vaqueiros que deram de cara com os criminosos na saída da casa do pecuarista. Os outros três conseguiram empreender fuga. 

De acordo com o Major Gouveia, Lucas Eduardo da Silva, de 19 anos, conseguiu fugir para União dos Palmares. No trajeto ele teria entrado em contato com um parente em União dos Palmares, que teria ajudado na sua fuga através de um Tele-carro locado. Na altura da extinta Usina Laginha o carro foi abordado pelos policiais militares. Foi dada voz de prisão a Eduardo e o conduziram para a delegacia municipal de Polícia Civil de Murici, onde segue preso.

Agora pela manhã, uma força tarefa se deslocou para o bairro Padre Donald - antigo Morro das Cobras - na casa de Gonçalo, vulgo Galeguinho. Foi feito um cerco policial, mas o criminoso recebeu a policia à bala. Na troca de tiros, ele acabou perdendo a vida. Apenas Maicon permanece foragido.

Leia mais »
Postado por Ivan Nunes
22/09/2017 às 06:23

Presidente do TJ/AL, Otávio Leão Praxedes, será homenageado pelo grupo cultural Gente da Gente

O presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas, desembargador Otávio Praxedes, será agraciado, nesta sexta (22), com a Comenda Comemorativa do Centenário do Procurador de Justiça Manoel Neo Fonseca. A honraria foi proposta pelo Grupo Cultural Gente da Gente e faz parte da programação de lançamento da Revista Cultural Gente da Gente III

O evento terá início às 19h30, no salão nobre do Hotel Ponta Verde (avenida Álvaro Otacílio, 2933). Além da comenda, serão entregues certificados aos colaboradores da revista e aos três primeiros colocados no concurso literário organizado pela publicação.

Com assessoria

Leia mais »
Postado por Ivan Nunes
21/09/2017 às 23:08

Nota de repúdio da Associação dos Feirantes expõe a relação conflituosa da prefeitura de União dos Palmares com a categoria

Mais uma trapalhada da prefeitura municipal de União dos Palmares provocou pânico entre os feirantes que esta semana foram notificados por um servidor municipal da convocação para uma reunião prevista para acontecer com membros da SMTT, secretarias municipais e que poderia resultar na diminuição de tamanho das bancas dos feirantes.

Houve protestos da diretoria nas emissoras de rádios da cidade e correria de alguns membros, da diretoria da Associação dos Feirantes até o Poder Legislativo da cidade, onde os 15 vereadores sairam em defesa dos feirantes com depoimentos os mais diversos na sessão ordinária da últioma segunda-feira,20. 

No dia seguinte, uma Nota de Repúdio foi distribuída com a imprensa onde a entidade expõe a conflituosa e tumultuada relação entre a prefeitura de União dos Palmares, administradores da feira livre com a categoria do livre comércio de linha popular. A nota foi subscrita pela presidente da entidade, Maria Luiza e, o blog teve acesso com exclusividade. Confira.

Nota de repúdio                         

Associação dos Feirantes de União dos Palmares vem através desta nota prestar esclarecimentos sobre mais uma mentira desse governo que não respeita o povo palmarino desde a falta de pagamento dos funcionários da falta de saúde das condições de acesso as comunidades rurais através das estradas vicinais bem como também aos bairros periféricos e principalmente pelas suas mentiras que desde o início do trágico governo vem proporcionando prejuízo a categoria dos feirantes que ainda não foi extinta pôr possuir uma associação que luta e por ter conseguido o total apoio dos vereadores pois se não fosse por isso esse governo teria passado como rolo compressor pôr cima de todos.

Abandonados pelo Poder Municipal recorremos ao governo do estado o qual sempre teve às portas abertas para essa associação. É vergonhoso agora o coordenador da feira querer se justificar dizendo que está do lado da associação oferecendo parceria pois queriam sim reduzir o tamanho das bancas dos feirantes pois estava ele fazendo nas escondidas como é de costume desse governo pois o mesmo em momento algum oficializou a associação, diferentemente da forma como agimos pois desde o dia 31 de maio de 2017, em reunião com o então coordenador o senhor Jandilson foi comunicado que seria necessário o conserto de tomadas, banheiros e a poda das árvores do entorno da feira que até a data de hoje 21 de setembro de 2017, nada foi feito mostrando a total falta de vontade de ajudar os feirantes diferente da velocidade em prejudicá-los pois agradecemos novamente a Câmara de Vereadores pelo total apoio dado a essa associação,m onde ao mesmo tempo repudiamos a tentativa do governo municipal em tentar novamente reverter a situação com mentiras como fez no passado numa tentativa frustrada onde o caso foi parar na justiça que determinou a retirada das feiras de segunda e quarta e dizendo que seria a proposta da associação coisa que ficou provada mais uma vez da capacidade de mentir e prejudicar os feirantes mostrando a total vontade desse governo em exterminar essa categoria que tanto contribuiu para o desenvolvimento dessa cidade.

Portanto fica a nossa indignação contra do coordenador da feira e de todos que compõem o Governo Municipal pelo total abandono da feira aos sábados pois somos pagadores de nossos impostos e eles se abstém da sua obrigação na tentativa de causar o caus na feira e pôr a culpa na associação, sabemos todos nós feirantes e usuários que não existe setorização em dia nenhum em nossa feira basta andar em frente a Câmara de Vereadores, beco do mercado, secretaria de educação praça Basiliano e veremos que não existe setorização que se fará quando a prefeitura construir o pátio de feiras que é o que essa associação é toda a categoria espera que aconteça para que um dia não sejamos mais humilhados maltratados e enganados como fomos pôr esse governo.

 Atenciosamente,

Luiza Maria Batista de Souza

presidente da Associação dos Feirantes de União dos Palmares, em 21 de setembro de 2017           

Leia mais »
Postado por Ivan Nunes
Natura
Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 3028-7338 (Redação)

© 2017 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.