OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 22 de outubro de 2019

Colunistas

Ivan Nunes Ivan Nunes
É jornalista profissional. Há mais de 20 anos escreve sobre os bastidores da política na Zona da Mata alagoana.
23/09/2019 às 13:21

IMA renova licença para a prefeitura de União dos Palmares voltar a utilizar área de transbordo na usina Laginha

A prefeitura de União dos Palmares conseguiu renovar junto ao IMA(Instituto do Meio Ambiente) licença para voltar a utilizar à área de descarte destinada pelo Ministério Público Estadual localizada na altura do antigo campo de pouso da extinta Usina Laginha de União dos Palmares.

Na semana passada, após uma denuncia anônima, técnicos do IMA estiveram no município para constatar a veracidade da informação. O caso foi parar na Delegacia Regional de Polícia Civil, e o município de União dos Palmares acabou sendo autuado e vai ter pagar pesadas multas por descumprimento do Termo de Ajustes de Conduta(TAC) celebrados entre si.

Diante do MPE, o prefeito KIl de Freitas justificou o esforço de sua gestão em cumprir as determinações exigidas pelo MPE e que União dos Palmares não poderia ser penalizado pelo simples fato da usina seletiva de lixo, que está sendo construída na cidade do Pilar-AL ter sido embargada pelo proprio Ministério Público Estadual. 

- Nós tiramos, só Deus sabe de onde, recursos da ordem de mais de R$ 300.000,00 para bancar despesas para a coleta e envio do lixo doméstico de União dos Palmares para a cidade do Pilar. São despesas com combustível, pagamento aos donos de caçambas tudo isso com recursos próprios", disse Kil de Freitas em sua justificativa no pedido de renovação da licença ambiental.

No dia seguinte ao embargo, técnicos do Instituto do Meio Ambientes estiveram no local onde a prefeitura municipal anuncia a fase final, na conclusão da obra para o transbordo.

Outra mudança feita as pressas pelo secretário municipal de Infraestrutura, Júnior Menezes, foram os horários para a coleta e rota do lixo na cidade. Menezes até soltou uma nota pedindo a ajuda da população para não colocar lixo nas ruas antes de segunda-feira,23(hoje) mas com a renovação da licença feita pelo IMA não foi preciso executar essa nova ordem e a coleta voltou a sua normalidade.

Leia mais »
Postado por Ivan Nunes
14/09/2019 às 19:56

União dos Palmares poderá ter 7 candidatos de oposição a Kil de Freitas

O prefeito Kil de Freitas ainda não tem enfrentado a oposição sistemática dos pré-candidatos as eleições do ano que vem no palanque das redes sociais. Vem do Legislativo municipal apenas esse conceito, de dois, dos 15 vereadores. Logo eles que perdem a oportunidade de perder oportunidades, fora isso, apenas marola.

Do lado de cima da sucessão municipal, Kil de Freitas vai enfrentar a maior quantidade de pré-candidatos da face da terra. São 7 os prefeitáveis sem chance nenhuma de baixar a guarda para uma ou duas candidaturas.

Kil vai pegar pela frente com a mais absoluta certeza, Sérginho Rogério(PT); Silvany Calixto(sem partido); Zé Alfredo; José Carlos Leão(PSol); Sebastião de Jesus( sem partido); Manoel Gomes de Barros(MDB) e Tita(PDT) ó paí!

O blog tem conversado com todos esses candidatos que estão dispostos a saculejar Kil de Freitas e depois lhe tomar a cadeira. Todos estão decididos a dois fatores: pegar Kil de Freitas na virada e não recuar por hipótese alguma de suas respectivas candidaturas e ponto final.

Silvany Calixto, tem na voz do esposo, Dário, a firmeza de sua candidatura e para isso vem estruturando caminhos para torná-los sólidos e a partir daí cair em campo com a ajuda do PRTB. Irredutível, trata sua candidatura para prefeita  como além de firme, como uma rocha.

Zé Alfredo teve no prefeito Kil de Freitas o companheiro que lhe deu régua e compasso, mas ele não soube tratar como um vice-prefeito deve e daí conseguir um fortalecimento político maior.

Surtou antes da hora, tentou com a sua juventude política ofuscar o titular da pasta e acabou provocando rompimento político desnecessários adotando a contra-mão como caminho mais curto para chegar a prefeitura. Enfrenta graves problemas na Justiça eleitoral.

José Carlos Leão defende uma candidatura puro sangue e age tipo oléo de cozinha. Não há mistura com água e, pode repetir a mesma chapa da eleição de 2012, tendo como seu vice-prefeito uma moça ou aquele rapaz que já deve ter completado maior idade.

Sebastião de Jesus tem usado os bastidores políticos para anunciar a grande revelação do seu nome que é bom e qualificado, mas a visibilidade necessária ele prefere ficar postergando aos olhos de quem deseja colocá-lo no rol dos pretendentes, que é o povo.

Mano - De manhã cisca para dentro; a tarde bate um sono danado. Virou conselheiro político de Zé Alfredo, não devia por ter luz própria. A sua experiência política fala mais alto sempre, mas... Parece não enxergar. Vive contemplando os pastos verdejantes da pecuária onde seus belos produtos encantam os vivos. 

Tita - Aspirante ao cargo; enfrenta dificuldades para à reeleição de vereador. Deseja emplacar o filho num grupo político que não exija tanto.

Sérgio Rogério Tendo como padrinho Paulão, deputado federal(PT), representará a nova cara do Partido dos Trabalhadores em União dos Palmares pós escândalo do partido em nível nacional. Articulado, o novo sempre assusta ou poderá assustar em 2024.

No resumo da ópera, todos os adversários de Kil de Freitas calam quando muitos desejam escutar suas vozes e explicações de uma gestão comandada pelo Areski Freitas que reacende a cada chances reais para fazer história política em União dos Palmares, como o prefeito que mais passou tempo no cargo: 4 mandatos.

Kil segue favorito, apesar dos pesares que não são muitos.

Leia mais »
Postado por Ivan Nunes
01/06/2019 às 18:49

Bebedeira leva homem degolar namorada a faca-peixeira

O Ciganas bar foi cenário de um crime de feminicídio ocorrido nesta sexta-feira no conjunto residencial Sagrada Família, mais conhecido como Mutirão, periferia de União dos Palmares.

Elisângela Maria Barbosa de 33 anos, bebia com um suposto namorado no ambiente quando deram início a uma discussão motivada por ciúmes. 

O individuo, sem identificação prévia, sacou de uma faca-peixeira e passou a atacar "Eli" como era conhecida com vários golpes sendo que um deles acertou a jugular da vítima, artéria que transporta sangue venoso do crânio e sistema nervoso, além do sistema do cérebro exterior e inferior, se unindo com as veias subclavas, abaixo da clavicula para formar as veias braquiocefálicas que drenam para a veia clava superior, levando Elisângela a morte instântanea, ela que residia na rua São Marcos, no Mutirão.

Testemunhas disseram a Polícia Civil que o acusado depois de esfaquear sua suposta namorada pegou uma rua que dá acesso ao campo de futebol do bairro Mutirão se embrenhando no matagal para escapar da prisão.

O crime deixou abalados outros clientes que bebiam uma cervejinha regada a tripa de porco assada e, de acordo com o dono do bar, eles foram embora logo após o crime de feminicídio sem pagar a conta devido ao tumulto que foi criado no momento.

A âmbulancia Samu foi acionada para o local mas ao chegar no Ciganas bar constatou o corpo da mulher já em óbito devido ao grave ferimento a faca na veia jugular.

O caso será apurado pelo delegado regional, Válter Nascimento Rocha. Esse é o crime de número 1 em junho já que estatisticamente União dos Palmares passou a ser a cidade mais violenta para as mulheres na Zona da Mata. 

Diariamente elas buscam apoio na regional do município sempre com queixas de surras aplicadas pelos companheiros. Elas carregam pelo corpo sempre ferimentos leves com olhos arroxeados e inchados além de fortes dores na cabeça em função dos incontáveis puxões de cabelos que os maridos desferem; área do corpo em que as mulheres sofrem mais ataques.

Leia mais »
Postado por Ivan Nunes
19/05/2019 às 06:55

Prefeito vira repórter por 1 dia para divulgar suas obras

O prefeito de União dos Palmares, Areski Freitas, tem virado nos últimos dias "repórter por 1 dia" para dá visibilidade as obras de sua gestão nesse final de semestre nas comunidades e na Zona Rural do município. 

Kil aparece sempre puxando o assunto e apresentando os notáveis que ficam do seu lado em meio a obra ainda em execução. Ele apresenta as lideranças locais, fala do esforço que travou para concretizar o feito a ordem e depois pede uma palinha aos nativos que se derramam de alegria sendo entrevistados pelo prefeito que tem sido o único político de União dos Palmares, a utilizar as redes sociais. 

Enquanto os demais desprezam essa ferramenta fora de série, Kil de Freitas caminha solto na buraqueira para emplacar um segundo mandato ininterrupto e se tornar assim, no único prefeito da história de União dos Palmares a exercer a função 5 vezes. 

- Carlinhos, eu queria que você falasse aqui da importância dessa quadra de futvolei novinha em folha para a comunidade do Muquém? Quer saber o prefeito.

Acabrunhado, o morador diz que "vai servir para tirar a garotada do ócio e evitar maus caminhos"(sic).

Kil de Freitas ainda garante que na quadra falta areia da fina, "daquela vindo da praia de 1-2 caçambas". Depois nomeia "Extrovenga" como gerente do lugar e confirma que a quadra de areia que ainda não tem nome, já dispõe de um moderno sistema de iluminação e que a inauguração deverá ser com a realização de um grande campeonato.

Leia mais »
Postado por Ivan Nunes
25/04/2019 às 15:36

Obra na UBS em São José da Laje segue em ritmo acelerado

A Construção da Unidade Básica de Saúde Edemar Pereira Bezerra localizada no Conjunto Armando Lyra, município de São José da Laje,  segue em ritmo acelerado. A UBS está sendo construída na quadra B1, com mais de 2000 metros quadrados,  toda equipada, atendendo as recomendações do Ministério da Saúde, adicionada a um consultório odontológico e avaliada em 663.000 mil reais.

A nova UBS do conjunto irá ofertar diversas especialidades como, nutricionista, fisioterapeutas, educadores físicos, além de dentistas, agentes comunitários, médicos e enfermeiros. Com  a nova unidade, o município atinge quase toda totalidade da cobertura do SUS, são investimentos na área de saúde jamais vista em São José da Laje, a nova UBS irá atender cerca de 2500 moradores do Conjunto Armando Lyra e comunidades vizinhas, a conclusão da obra está prevista para o segundo semestre deste ano. 

“Tenho acompanhado de perto junto ao prefeito Rodrigo Valença todo andamento da obra de mais uma Unidade Básica de Saúde em nosso município, essa em especial vai atender cerca de 2500 pessoas, e terá uma estrutura de ponta cobrindo assim toda a localidade. Vamos inaugurar esse ano, garantindo  ainda mais aos lajenses o  acesso à saúde de qualidade." Comentou entusiasmada, Ângela Vanessa, Secretária de São José da Laje.

Por SECOM

Leia mais »
Postado por Ivan Nunes
Natura
Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação)

© 2019 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.