Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

Colunistas

Ivan Nunes Ivan Nunes
É jornalista profissional. Há mais de 20 anos escreve sobre os bastidores da política na Zona da Mata alagoana.
18/02/2017 às 10:25

Delegado Izaias Rodrigues deixa União; Válter Nascimento assume regional na 3ª

Deve-se ao comandante do 2º Batalhão de Polícia Militar, Válter Do Vale Júnior, a informação da transferência do delegado regional, Izaias Rodrigues, para o município de Porto Calvo-AL. Em seu lugar foi nomeado o delegado municipal de Murici, Valter Nascimento, que assume a regional de União dos Palmares, nesta terça-feira,21.

Izaias Rodrigues é mineiro e fez um bom trabalho à frente da Polícia Civil da Zona da Mata. Com características de um agente burocrático com atuação mais de gabinete, voltado para a confeccão de processos e remetê-los à 3ª Vara Criminal com competência, Izaias tinha uma equipe extremamente antenada no combate as ações criminosas em União dos Palmares, chefiada pelo agente da PC, Moisés, com suas posições firmes, ao lado do escrivão, Márcio.

A despedida de Izaias Rodrigues do comando da Delegacia Regional de União dos Palmares oconteceu de maneira discreta. Ele recebeu em seu gabinete de trabalho alguns amigos, advogados e do comandante Do Vale. Amigos que Izaias constituiu no exercício de suas funções nos últimos 10 anos de atuação no município.

Leia mais »
Postado por Ivan Nunes
16/02/2017 às 20:13

Seca em União leva o Saae impor racionamento coletivo pela 2ª vez

A direção do Saae de União dos Palmares voltou a anunciar novo racionamento em menos de cinco meses. A nova direção da autarquia divulgou gráfico nas redes sociais, informando racionamento de água nos bairros, dia sim, outro não.

O problema da falta de água nas torneiras dos usuários do Serviço Autonônomo de Água e Esgoto de União dos Palmares está na falta de investimentos de uma nova estação de tratamento de água(ETA). Nada mais. Os sucessivos diretores da casa mantém o ritmo de seu Betinho, criador do Saae, que montou a autarquia transformando-a numa joia rara, por que não dizer numa galinha dos ovos de ouro.

Em 1969, quando o Saae foi inaugurado, existiam 2 mil residências para abastecer. Os canos eram de ferro e o manancial ainda era o da fazenda Sete Léguas. 48 anos depois a seca que assola o mundo também atingiu o rio Mundaú, sua maior fonte.

O racionamento está ai, menos a maneira de como enfrentá-la. Faltam homens que pensem o Saae, não gerentes que apenas arrecadem e dão destino, sabe lá Deus, do seu dinheiro. Faltam investimentos em pessoal, equipamentos e tecnologia. Até hoje não se construiu, sequer, uma ETA reserva para enfrentar um tiquinho assim da atual estiagem.

Vamos continuar, sabe-se lá até quando, com o mesmo dia sim, dia não da chegada do líquido precioso em nossas torneiras, pois se chover ainda hoje, mesmo que alguns milimetros, se rasga na mesma hora a folhinha do racionamento e manda direto para o lixo, ao invés de se promover ações que possam encarar de frente a proxima seca que surge a cada ano da forma mais impiedosa possível para o ser humano.

Leia mais »
Postado por Ivan Nunes
09/02/2017 às 20:45

Ibateguara discute crise hídrica em audiência pública

Desde que a água encanada acabou, a cidade de Ibateguara se movimenta basicamente em torno de um objetivo: conseguir água, comprar água, transportar água, carregar balde d’água. E essa situação deve se manter por um bom tempo, porque as autoridades locais não estão vendo uma solução de curto prazo. “A situação de nossa cidade é muito difícil. É uma situação de colapso, uma situação de calamidade”, declara Geo Cruz, prefeito.

A crise hidrica também bateu na porta da cidade de melhor clima da região da Mata alagoana. E o assunto foi tema, no meio de semana, de uma audiência pública idealizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente. O rio Jacuípe já entrou em seu volume morto e nunca mais saiu.

Um registro fotógrafico feito pelo secretário municipal de Meio Ambiente, Aurino Aurino José da Silva, exibiu um raio X da situação hídrica de Ibateguara. Logo, o assunto contaminou os presentes, mesmo com as explicações plausíveis de convidados e especialistas em crise hídrica oriundos da Universidade Federal de Alagoas, convidados para tratar de uma realidade que atinge o mundo.

"O governador Renan Filho precisa ajudar Ibateguara nesse sentido. A Casal não faz investimentos no serviço de abastecimento de água da cidade tem mais de 20 anos, quando o município ainda tinha uma população em torno dos 5 mil moradores, hoje somos mais de 16 mil", disse Geo Cruz.

Mais o tema quero água na minha torneira incendiou quando abriram as discusões no plenários. O ex-vereador Zorths fez duras criticas ao governo de Alagoas e apontou locais dos rios que cortam Ibateguara onde são extrangulados por pecuaristas que utilizam a água do rio para irrigar plantações de capim.

O evento contou com a participação do Ministério Público Estadual, na pessoa do promotor de Justiça, Marcus Aurélio Mousinho; do prefeito de Campestre e representante da AMA, Nielson Pino; do vice-prefeito de Ibateguara, César Augusto; dos professores da UFAL Gerônimo Lima, Valmir Pedrosa e Gustavo Cavalo; Edvaldo Ximendes, da Usina Serra Grande; dos vereadores Ednaldo Cláudio, presidente da Câmara e dos colegas, Aurílio Amorim, Agnaldo Farias, Alysson Lessa e Gustavo Farias.

A secretária municipal de Administração, Marluce Ferreira, participou do encontro, além de Jane Godoi, Agricultura; Dácio Caldas, Turismo; Cícero Alves, Saúde;  dos engenheiros da Casal, Osmar Lisboa e Luiz Costa e do Sargento Eduardo, do Batalhão Ambiental da PM.

Leia mais »
Postado por Ivan Nunes
07/02/2017 às 20:53

Hospital São Vicente paga janeiro e alivia sofrimento de seus servidores

A direção do hospital São Vicente de Paulo liberou nesta terça-feira, 7, nas contas dos servidores daquela entidade filantrópica, o mês de janeiro de 2017, aliviando o clima de tensão entre diretores, servidores, enfermeiros e médicos.

A noticia pegou os trabalhadores do HSVP de surpresa, pois eles já ensaiavam uma greve velada, onde supostamente fechariam as unidades de urgência e emergência do hospital referência da Zona da Mata alagoana.

O drama agora está no pagamento do mês de dezembro que continua em atraso. Hoje pela manhã lideres do sindicato da categoria visitam a direção do hospital para traçar planos de quando deverão pagar o mês de dezembro que continua aberto, haja vista que não há previsão.

Uma reunião está prestes a acontecer com todos os servidores para tratar do assunto. Pelo telefone, Edvane Ferreira disse que algumas prestações de serviços do HSVP serão suspensas, mas não adiantou quais.

Leia mais »
Postado por Ivan Nunes
02/02/2017 às 09:44

Terror dos criminosos, coronel Valter Do Vale retorna ao 2º Batalhão em União

O tenente-coronel Valter Do Vale Júnior retornou ao comando do 2º Batalhão de Polícia Militar, em União dos Palmares. Durante suas férias especulou-se que ele seria removido para outro setor da PM, assim que reassumisse suas funções. Mas não aconteceu, exatamente numa semana onde as remoções estão acontecendo dentro da PM.

O blog conversou com o atencioso Do Vale, pelo WhatsApp. "Volto para continuar o meu trabalho. Estamos numa fase onde muitos coronéis estão pedindo reserva, então haverá uma movimentação geral na polícia na semana que vem, haverá umas promoções na sexta-feira, 3, e a missão é grande, ninguém sabe quem vai assumir as funções, porque tem função a nível de coronel, tem Major, e o comandante-geral tá preocupado com isso ai".

Me apresentei hoje até ser convocado pelo comandante para uma nova missão ou continuar a missão. Vamos pra frente, vamos trabalhar. As coisas no futuro só quem sabe é Deus, ok?", disse.

Durante as férias de Do Vale, quem o substituiu no comando do 2º BPM foi o Major Gouveia, com louvor.

Leia mais »
Postado por Ivan Nunes
secom-gs1
Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 3028-7338 (Redação)

© 2017 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.