OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 12 de dezembro de 2018

Colunistas

Ivan Nunes Ivan Nunes
É jornalista profissional. Há mais de 20 anos escreve sobre os bastidores da política na Zona da Mata alagoana.
30/03/2018 às 15:54

Procissão da Via Crúcis celebra sexta-feira da Paixão em União dos Palmares

Cinco da manhã. Um coro de pouco mais de 100 vozes, rompem o silêncio desta sexta-feira da paixão. É a procissão de católicos que seguem a cada estação, reverenciando o périplo seguido por Jesus Cristo a caminho de sua crucificaxão. Em cada parada, palavras de ordem são citadas por católicos ora no combate a violência crescente ou na desigualdade social. O tempo frio e com ameaça de leve chuva, faz alguns dos católicos buscarem abrigo nas marquizes das ruas destinadas para as imagens de Jesus Cristo, carregando a pesada cruz e a de Maria, sua mãe, passarem.

Um dos momentos que chamou a atenção dos devotos de Santa Maria Madalena, padroeira de União dos Palmares, foi o encontro das imagens de Jesus Cristo e sua mãe Maria que aconteceu no prolongamento da rua Juvenal Mendonça, com Abílio Gomes. Fiéis católicos oriundos de centros paroquiais celebrava a data em que Jesus Cristo morreu, cantando louvores.

A ausência de agentes de Trânsito da SMTT - Secretaria Municipal de Transport e Trânsito, de União dos Palmares, levou o padre George sugerir que os fiéis deixem as calçadas e tomem as ruas por que hoje é dia de procissão, da sexta-feira santa, momento de respeitar a igreja e que os carros parem ou desviem sua rota em respeito a procissão. Em seguida, ele ordenou que um membro da igreja católica se posicionasse no meio da rua, já que ele conduzia no ombro, uma cruz, eguido das imagens de Jesus Cristo e de Maria.

O blog digital acompanhou, das 14 estações, 5 delas. Onde as meditações da Via Sacra são baseadas nas tradicionais catorze estações ou etapas em que se apresentam as cenas da Paixão de Cristo a serem meditadas pelos Seus seguidores e devotos, onde Jesus é condenado à morte; Jesus carrega a cruz às costas; Jesus cai pela primeira vez, em momentos distintos de extremo respeito e concentração de fé e espitirualidade dos presentes.

Nas estações registradas pelo blog na procissão da Via Sacra, Jesus é condenado a morte; Jesus carrega a Cruz; Jesus cai pela primeira vez; Jesus encontra sua mãe; Cirineu ajuda Jesus e Verônica limpa a face de Jesus. A procissão teve sequência e acabou na matriz de Santa Maria Madalena, padroeira dos católicos de União dos Palmares.

Comentários

Natura
Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação)

© 2018 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.