OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 19 de novembro de 2018

Colunistas

Ivan Nunes Ivan Nunes
É jornalista profissional. Há mais de 20 anos escreve sobre os bastidores da política na Zona da Mata alagoana.
14/04/2017 às 17:37

Kil de Freitas vai mexer no secretariado logo depois da Semana Santa

Decisão de Kil pode desagradar Zé Alfredo Decisão de Kil pode desagradar Zé Alfredo

O presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de União dos Palmares, Olivânio Tita, esteve no Ministério Público para um dedo de prosa com o promotor de Justiça, Carlos Davi.

Num minutinho, ele disse ter ficado de queixo caído com a quantidade de denúncias contra o prefeito Areski Freitas. Uma que lhe chamou a atenção foi feita por um pai de aluno que entregou o péssimo transporte escolar num dos ônibus contratados pela prefeitura municipal, onde a quantidade de aluno entre 3 e 4 anos é exagerada. 

O preocupado paizão alegou diante do MPE que não existe segurança nenhuma na linha Nova Esperança-Centro onde nessa hora e se não houver providencias algo de ruim está a caminho, já que os Conselheiros Tutelares nessas horas preferem dá milho aos pombos.

Vai mudar
O prefeito Kil de Freitas está determinado e vai mexer no secretariado depois da semana pascal. Pretende deslocar o secretário de Saúde, Filipe Almeida para a direção do Saae, já que o filho de Daniel da Quaker foi uma falsa promessa no cargo.

Para o lugar de Filipe quem se prepara é Rimelque Xirle, cunhada e preferida de Kil para ocupar a função. Zé Pequeno, atual diretor da autarquia não vai sair da folha, mas não se sabe ainda qual será o seu destino.

Irritou o vice
Assim que soube da mudança de cargos, o vice-prefeito Zé Alfredo teve um pico de pressão alta. Não deu entrada no hospital São Vicente de Paulo, mas tomou um caxete reforçado para cabeça esfriar.

Zé Alfredo teve um encontro com o prefeito Kil de Freitas onde disse ao colega de chapa que se ele deslocasse Filipe de Daniel da Quaker para a direção do Saae, poderia dá como certo o seu rompimento político.

Kil, malandramente como diz a música, prometeu a ZA para depois da Semana Santa a confirmação da saída de Zé Wellington da direção do Saae e a saída de Filipe da Saúde.

-Não aceito Kil, ninguém, senão eu, na direção do Saae, tá me entendendo?, disparou o vice-prefeito ao titular do Executivo Municipal.

Vai romper

Na época que estavam de boa, Kil de Freitas descia a Jurema do ex-governador Manoel Gomes de Barros para chorar as pitangas. Hoje, sem confidente aparente, uma fonte disse ao blog que a ida de Filipe Almeida para a direção do Saae é dada como certa, e sendo assim, ZA vai para o rompimento político com Kil de Freitas quatro meses depois de eleitos. A coluna recomenda a ZA não fazer barraco.

Últimos atos
Filipe Almeida vai concretizar enquanto tiver no cargo, um desejo de Kil de Freitas que é a locação de carros particulares para a secretaria municipal de Saúde. Serão Vans, 4x4, Trollers; Ducato, trator de esteira, Amarok. A recomendação é locar os veículos de pessoas que bancaram a campanha de Areski rumo a prefeitura.

Perguntar não ofende
É verdade: perguntar não ofende mesmo. Quando dona Eliane do Globo vai implantar a maior locadora de veículos da Zona da Mata?

Licitação
O secretário municipal de Saúde Filipe Almeida não perde tempo. Ele vem trabalhando duramente para agilizar a licitação para passar os serviços laboratoriais do município e para isso pretende passar os serviços do LAC para o laboratório de um amigo dele oriundo de Maceió.

O que ele sabe mas não respeita, são as recomendações do Ministério da Saúde nesses casos, onde primeiro se dá prioridade ao laboratório municipal; depois um filantrópico que poderia ser o do São Vicente de Paulo, mas como Kil de Freitas anda com peitica com os dirigentes da Obra, a contratação está longe de vingar e assim, vem o entendimento do município para fechar com o laboratório do "amigo". A conferir.

Corrente
Um servidor da prefeitura municipal de São José da Laje, ligado as regálias do vice-prefeito, Jerciton Junior, tomou a iniciativa de utilizar as redes sociais para fazer uma corrente de orações em defesa do prefeito, Rodrigo Valença, que está em Miami(EUA) durante a visitinha da Polícia Federal ao centro administrativo do município.

De acordo com a fonte do blog, a mandiga parece não ter sido exitosa.

Boa Maria
A vereadora Maria de Tutu utilizou a tribuna da Câmara Municipal para dá seriedade ao cargo. Segundo a fonte, ela pediu ao secretário de Defesa Social, Lima Junior, que fosse implantado uma Delegacia da Mulher no município, pois tem sido grande o número de registros de mulheres de olho roxo dando entrada na distrital. Boa, Maria!

Avaliação
Candidatos a vereadores pelo PHS em 2016 vão se reunir logo depois da Páscoa para  discutir e avaliar qual a posição que deverão tomar no grupo sob o comando de Zé Alfredo que desde que assumiu o cargo utiliza guarda-chuva do Carnaval de Olinda. Não aguentam mais a letargia de ZA que privilegiou membros da família edm cargos dentro da prefeitura.

Votação
Segundo a fonte, o grupo comandado por ZA antes das eleições, obteve no pleito 3.700 votos onde o PHS sozinho somou 1.700 sufrágios. Todos estão descontentes com a postura de ZA que anda cubano a direção do Saae que será entregue a Filipe Almeida, comentam. Eles formaram a coligação PCdoB;PHS e PPS.

Branquinha
O prefeito Jairinho Maia da cidade de Branquinha, reservou dez mil quilos de Corvina, pescado de primeira, para doar aos servidores do município. A entrega aconteceu na quarta-feira,12, deixando os servidores públicos satisfeitos pois tamanha generosidade de um Chefe do Executivo local não acontecia desde que o pai de Jairinho, o promotor de Justiça, Dadado, comandou o município. Parabéns!

Pulo do gato
Dode Praxedes tem se encontrado com políticos jovens de União dos Palmares onde trabalha por um grande entendimento político para acelerar o município com mais esperança no amanhã.

Uma fonte disse ao blog que ele já esteve com Afraninho Filho; ZA; Nelito Gomes de Barros; João Caldas; Jaiminho Vergeti; Guilherme Lyra e conversa diariamente com o ex-governador Manoel Gomes de Barros. Todos com a cabeça voltada para as eleições do ano que vem.

Revelação
No Governo Presente que aconteceu em União dos Palmares na semana passada, uma revelação feita por um graduado servidor da Secretaria da Fazenda do governo Renan Filho sobre nossa cidade.

Duranter o sorteio que foi realizado numa sala calorenta da Organização Mirim, a informação que nenhum comerciante ou sindicato de União dos Palmares aderiu ao projeto CPF na nota ou a nota fiscal cidadã.

E olha que o CDL local presidido por Zé Pezão; Sindlojas por Adeildo Sotero e Aceup pela altruísta Eliane do Globo insistem em dormir de toca nesse aspecto. A salvação da lavoura está na Casa do Pobre e Abrigo Santo Antônio que aderiu ao programa.

Passa bem
Dois velhos conhecidos de União dos Palmares fizeram na semana que passou a cirurgia de redução de estomago por, digamos assim...questões de estética. São eles, o radialista e boa gente, Márcio Mitonori, terceiro sócio proprietário da radio AG FM e o Sociólogo Guilherme Calixto, ex-manda chuva da secretaria municipal de Assistencia Social na gestão Pedrosa. Passam bem e se dizem felizes.

Até as próximas rapidinhas...

Comentários

Natura
Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação)

© 2018 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.