OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 13 de dezembro de 2017

Colunistas | Arquivo: Junho / 2016

Ivan Nunes Ivan Nunes
É jornalista profissional. Há mais de 20 anos escreve sobre os bastidores da política na Zona da Mata alagoana.
30/06/2016 às 22:17

Solidariedade se reúne com prefeitáveis em churrascaria

Vem aí a eleição municipal. Um iniciante deve começar por baixo, claro. Vereador! Em União dos Palmares dois postulantes ao mesmo cargo público correm trechos juntos em busca de formar grupos políticos, um dos pilares para qualquer candidato.

Eliane Torres(PEN) e Filipe Almeida(PROS) se tornaram nos últimos meses numa espécie de cutícula e unha. Os dois já lançaram videos nas redes sociais anunciando suas pré-candidaturas. Um revela entre poucas coisas, do incondicional amor por União dos Palmares e o outro dá aula de história, falando de liberdade política e quebra de tradições, assunto que não deu muito certo por aqui nos últimos anos.

Eliane Torres e Filipe Almeida foram recebidos pela comissão partidária do Solidariedade numa reunião que aconteceu na sala Vip da churrascaria do Pita. Nesse encontro, a presença de Pesado, membro da executiva estadual do Solidariedade em Alagoas.

Eliane Torres falou em alguns segundos, de sua prioridade como pré-candidata. Em outro momento da reunião, os dois batem cabeça sobre o mesmo tema e falam ao mesmo tempo agora, diante das barbas de Edmir Moraes, espécie de guru político deles, que são candidatos a prefeito. Eliane Torres se impõe e diz ser a cabeça; enquanto Dr Filipe conserta alegando que tudo vai depender de uma pesquisa, que se tornará no fiel da balança.

Em função da agenda do casal de pré-candidatos, a reunião não evoluiu, foi picotada em assuntos, e ficou decidido outra data para o Solidariedade ouvir as propostas de Eliane Torres e Filipe Almeida rumo a prefeitura, já que o casal não se considera representados pelos políticos tradicionais. Nós também. E assim, o Solidariedade segue ouvindo todos os pré-candidatos a prefeitura de União dos Palmares, sem o propósito de colocar pedrinhas no sapato de ninguém antes da hora.

Leia mais »
Postado por Ivan Nunes
21/06/2016 às 09:22

Afastado e desgastado politicamente, Beto Baia perde o PSD de União dos Palmares

Caiu
Um observador imparcial disse ao blog que Zé Alfredo caiu nas pesquisas por que deixou de argumentar com mais veemência nas redes sociais. Ele agora, banca uma de bom Samaritano mas na verdade não suporta alguns tipos da política.

Leia mais »
Postado por Ivan Nunes
20/06/2016 às 10:25

Petistas fazem 'curso rápido' visando as eleições municipais

O PT de União dos Palmares aproveitou o final de semana para trocar as visitas políticas no município por orientações de como se deve agir, como candidato, na campanha para prefeito e vereador em 2016. Sérgio Rogério e Nádia Seabra são candidatos a vereador pelo partido, já Carla Tereza vem sustentando o rojão de sua candidatura à Prefeitura de União dos Palmares. Na atual situação, defender o PT né brinquedo não, mas eles são 'resistentes'.

O PT, de acordo com o deputado federal Paulão, presidente regional do partido em Alagoas, tem simpatia pela candidatura à reeleição do prefeito Eduardo Pedrosa, mas dispõe de nome para a sucessão municipal. Na proporcional, eles vêm flertando com o Solidariedade. Pensam numa coligação e até já trocaram número de telefones, a exemplo de Nádia Seabra com Adelson Andrade, muribixaba do SD.

Mas o nome do partido para a Câmara de vereadores, que reluz por aí, tem sido o de Francelino Amaro. Ele foi ex-secretário municipal de Infraestrutura do prefeito mais do que afastado, Beto Baia; é queridinho do ex-deputado Nelito Gomes de Barros e, mesmo com Carla Tereza na luta, Francelino poderá pular a cerca e ir de Manoel Gomes de Barros - na 'baixa' - na eleição que se avizinha.

No PT tudo é permitido. Manoel Preguinho foi o exemplo mais claro da rebeldia partidária. Era petista, mas agia às claras contra a ideologia do partido. Centenas e dezenas de reuniões foram feitas para punir ou até mesmo expulsar Preguinho do Partido dos Trabalhadores, mas o assunto nunca saiu da pauta e lá mesmo morria.

Foi então que Manoel Preguinho se filiou no PDT, onde vai disputar a releição ao lado de Almir Belo e Cicero Aureliano, Tita, atual presidente da Câmara de vereadores. Não foi um bom negócio para Manoel Preguinho, acham alguns, mas essa sua desistência de continuar nas fileiras do PT pode lhe custar caro, pois sua reeleição periga não acontecer. Cá pra nós, é hora de saber quem tem café no bule.

Leia mais »
Postado por Ivan Nunes
08/06/2016 às 10:21

Solidariedade 'balança' no apoio a Eduardo Pedrosa depois de encontro político

Dentro do processo democrático que o partido Solidariedade vem adotando nos meses que antecedem as eleições municipais, o partido vem colecionando propostas políticas importantes para decidir internamente com que roupa vai na disputa das eleições majoritarias.

Na terça-feira,7, a maioria de seus membros estever reunida com o prefeito Eduardo Pedrosa (PMN), com o vereador Bruno Praxedes e o coordenador político do projeto de reeleição de Eduardo Pedrosa, Lucas Pedrosa. Para o partido política se faz ouvindo os candidatos majoritários e assim tem sido nos últimos meses.

O Solidariedade dispõe de bons nomes para disputar uma candidatura de prefeito, mas compreende que no momento a necessidade exige que haja disputa apenas no âmbito da proporcional. Nessa reunião cada membro do Solidariedade fez uso da palavra, onde colocaram a simpatia política pelo governo do prefeito Eduardo Pedrosa. O partido deverá, como próximo passo, colocar o assunto diante dos demais membros que não compareceram e não deram suas opiniões sobre o assunto.

“O partido tem simpatia por todas as candidaturas majoritárias, evidentemente que alguns candidatos a vereador tem mais por um nome que outro e nós sabemos disso. O partido não vai demorar muito para decidir qual candidato seguirá, mas é importante ouvir todos que queiram ser sabatinados pelos membros do Solidariedade, sustentou Laélcio Barbosa”, depois de ter ouvido recentemente o ex-deputado Nelito Gomes de Barros, representante da candidatura a prefeito do ex-governador Manoel Gomes de Barros.

“O encontro foi proveitoso. O SD tem sido um partido que define muito nesse processo eleitoral e que, igualmente aos demais partidos, dispõe dos melhores quadros para disputar as cadeiras do Poder Legislativo”, comentou o prefeito.

Para um observador político imparcial ouvido pelo blog 'os candidatos a vereador pelo Solidariedade mantêm relações políticas próximas com o governo municipal e isso caminha certamente para que o partido possa seguir o projeto político do prefeito Eduardo Pedrosa, pois será questão de tempo. Acho muito remoto, e pouco improvável, o SD compor majoritáriamente com outra candidatura', comentou.

Leia mais »
Postado por Ivan Nunes
Natura
Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 3028-7338 (Redação)

© 2017 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.