OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 16 de agosto de 2017

Colunistas | Arquivo: Julho / 2016

Ivan Nunes Ivan Nunes
É jornalista profissional. Há mais de 20 anos escreve sobre os bastidores da política na Zona da Mata alagoana.
30/07/2016 às 08:54

Zé Alfredo se rende e vai ser vice na chapa de Kil de Freitas

As bravatas de Zé Alfredo acabaram se tornando em palavras ao vento, pois ele terminou se rendendo a lábia do governador Renan Filho, que encaixou o empresário na chapa de Kil de Freitas, na disputa das eleições 2016. 

Por volta das 21h, duas fotografias foram lançadas nas redes sociais de diferentes grupos em União dos Palmares, onde ZA já aparece com cara de submisso, em primeiro plano, ao lado do ex-prefeito. 

Num segundo momento, ele posa ao lado de vários sectários; a exemplo do filho de Daniel da Quaker, o Dr Filipe Almeida, que até então não largava a barra da saia de Eliane Torres.

Antes, Anizão Amorim, vereador que perdeu a vaga de vice para o colega Deivinho, na chapa de Olavo Neto, em Murici, tentou de maneira hercúlea encaixar Jaiminho Vergeti, com Kil de Freitas (condenado por fraude na merenda escolar no TJ-AL), mas o ciúme da família Menezes aflorou a ponto de Jaiminho Vergeti ter o seu nome vetado pelo governador.

Renan Filho, lembrou a época de sua campanha em União dos Palmares onde Jaiminho não deu trégua ao atual governador, tecendo pesadas criticas ao político, tornando-se num ferrenho adversário à sua candidatura.

Com o veto de Jaiminho à chapa do PMDB, as chances de Zé Alfredo renasceram das cinzas e ele acabou recebendo o batismo do governador Renan Filho. E assim foi concretizado: a chapa está lançada com Kil-ZA. Eles terão, agora, seus nomes homologados em convenção municipal que acontecerá no domingo,31, na escola estadual Monsenhor Clovis Duarte, no bairro Jardim Brasília, com a presença de Renan Filho. A conferir.

Leia mais »
Postado por Ivan Nunes
28/07/2016 às 21:28

Juiz eleitoral reúne pré-candidatos em audiência pública sobre as eleições municipais 2016

Foi uma conversa testemunhada pelo promotor de Justiça, Carlos Davi Lopes Correia de Lima, e tendo a sua esquerda o comandante do 2º Batalhão de polícia militar de União dos Palmares, Válter Do Vale Júnior. O juiz eleitoral, Carlos Bruno de Oliveira Ramos reuniu parte dos candidatos a vereador e dois a prefeitura municipal de União dos Palmares e Santana do Mundaú, para dá o tom de como será a campanha nesses dois municípios.

Durante pouco mais de 40 minutos, foram lançados olhares de interrogação das autoridades para os pré-candidatos que souberam ouvir cerca de dez mandamentos políticos que vão desde como não subverter a ordem com compra de votos até o uso direto da internet. As redes sociais, elas tem suas limitações, é preciso tomar muito cuidado, pois quem compartilhar também terá suas responsabilidades, advertiu o juiz eleitoral.

Do plenário vieram duas perguntinhas tímidas, que foram de pronto rebatidas pelos envolvidos na nova ordem política. O encontro serviu pra dirimir dúvidas sobre uso da mídia; postura dos candidatos no pleito; entre outros assuntos que chamaram a atenção dos que estão com a cabeça inchada nas cadeiras legislativas, principalmente.

A equipe que vai fazer a segurança das eleições, bem como a fiscalização do pleito, está bastante coesa, bastante unida, e não vai tolerar nenhum tipo de abuso, de irregularidade perpertrada pelos candidatos. O espirito é esse, em combater todo e qualquer tipo de ilegalidade. A tropa eleitoral, encontra-se unida neste momento, disse o promotor de Justiça eleitoral, Caros Davi

Essa reunião inicial, além de ter sido boa e positiva, demonstra na verdade uma parceria da Justiça eleitoral com os pré-candidatos, para que a gente possa ter um diálogo maior durante a eleição, pra evitar maiores problemas, em relação a candidaturas, as propagandas eleitorais, e deixar exatamente um canal aberto de diálogo de tira dúvidas e eventuais que tenham durante o período eleitoral, disse o juiz eleitoral, Carlos Bruno.

Para o comandante do 2º BPM de União dos Palmares, Válter Do Valle Junior, nessa eleição eu vou trocar o dia pela noite. Eu sei de todas as peripécias políticas e já levantei endereços, chácaras; residências one supostamente dao guarida a compra e aos cadastros. Não hesitarei em momento algum, lembrou Do Vale.

Para o Delegado Regional, Izaias Rodrigues, nessa eleição eu peço aos senhores muita atenção, que sejam e façam a diferença, onde nesse momento o Brasil clama por candidatos que combata a corrupção. Pensem nisso, até, como cidadãos, admoestou Izaias Rodrigues da Polícia Civil de União dos Palmares.

Leia mais »
Postado por Ivan Nunes
28/07/2016 às 06:57

Assessor revela que ex-governador desistiu de disputar a prefeitura de União dos Palmares

Com a aproximação das convenções municipais de PMN e PMDB, agendadas para domingo, 31, o imponderável acontece com a candidatuta do ex-governador Manoel Gomes de Barros à Prefeitura de União dos Palmares. Segundo o advogado Célio Duarte, próximo do político até a quinta geração, Mano não será mais candidato a prefeito, e que iria se juntar com o candidato do PMDB, Kil de Freitas (referência em fraudes em licitação de merenda escolar em Alagoas).

Segundo uma fonte do blog, Dr Célio Duarte foi visto na quarta-feira, 27, pela manhã, indo em direção ao cartório eleitoral com alguns livros do Partido Progressista (PP) debaixo do braço. A conversa do doutor é que ele se junta com o Kil, nada mais posso dizer!, comentou Célio Duarte, emburacando dentro do fórum eleitoral que fica ao lado da prefeitura municipal.

Pelo telefone, o blog conversou com o vereador Anizio Amorim. O simpático ex-presidente da câmara municipal de Murici, foi enfático ao dizer que Manoel Gomes de Barros está na fase de entendimentos com o Kil. Anizão defendeu o réu no escândalo do charque e ironizou o discurso de quem for contra o Kil, falando sobre o episódio da merenda escolar que rendeu ao ex-prefeito uma visitinha a sua residência de quatro agentes da Polícia Federal com um mandado de prisão coercitiva nas mãos (aquele que leva o acusado de todo jeito).

- Kil está com 31% das pesquisas aí em União dos Palmares - disse o político de Murici, alegando que este é o fato novo no momento. kil do charque; Kil do charque só sabem dizer isso..., repreendeu Anizão.

O blog tentou falar com o ex-governador Manoel Gomes de Barros pelo telefone, mas não conseguiu, para falar sobre sua desistência, que teve a confirmação dada pelo parceiro e membro do PSB de União dos Palmares, João Caldas.

Leia mais »
Postado por Ivan Nunes
19/07/2016 às 01:12

No Chile, onde está com a família e amigos, Beto Baia silência sobre seu afastamento

Caiu como uma bomba a notícia do afastamento do prefeito Beto Baia, parte três, entre seus correligionários políticos que já se preparavam para retornarem ao comando administrativo da prefeitura municipal de União dos Palmares, no dia 20 de agosto.

Beto Baia vinha revelando a próximos que disputaria a prefeitura nas eleições 2016, mas que a sua decisão deveria ser mantida em segredo, para evitar especulações negativas. Ele anunciaria por esses dias a sua convenção partidária. 

Uma fonte localizou o prefeito afastado de vez, do controle administrativo da prefeitura de União dos Palmares no bar Massaguerinha, que fica em Maceió, local frequentado por Beto Baia sempre a partir das 16h e só sai de lá por volta das 23h e olhe lá. 

Na conversa, o prefeito revelou que fechou um contrato com um laboratório para atender como médico apenas duas vezes por semana tendo salários da ordem de R$ 83 mil reais por mês. Revelou inocência em tudo que lhe acusam e se arrepende de ter dado régua e compasso a muitos secretários que passaram os pés pelas mãos nos três anos em que governou o município.

Beto Baia disse ainda que conseguiu realizar o sonho de sua vida: ser prefeito de sua terra natal, União dos Palmares. O casal que estava sentado a mesa onde Beto Baia pediu para ficar papeando enquanto alguns colegas chegavam ao ambiente, endureceu com o ex-prefeito ao questionar a forma como ele governou a cidade. isso é de política; confiei demais, foi meu maior erro!, defendeu-se.

Antes da decisão do desembargador Pedro Augusto Mendonça de Araújo, de manter Beto Baia fora do cargo, o político foi visto embarcando no aeroporto internacional, Zumbi dos Palmares, em Maceió para o Chile com um grupo de amigos, entre eles Danclads de Mendonça 'Uchôa'. O ex-prefeito soube da decisão do magistrado da mais Alta Corte através de Roberto Carnaúba, seu primeiro secretário de Finanças.

Em Santiago do Chile, onde já se encontra, Beto Baia vai passar uma semana ao lado da esposa, Conceição Baia e do filho mais novo, Cadú. Não se sabe ainda se com essa decisão do seu afastamento, de novo, ele abrevie a sua viagem internacional.

Leia mais »
Postado por Ivan Nunes
15/07/2016 às 00:18

Mano mira em Zé Alfredo, que pode ser vice da frente de oposição a Eduardo Pedrosa

A casa do vereador Almir Belo (PDT) vem se tornando, nos últimos dias, no ponto de encontro dos inimigos cordiais. Ao blog ele confirmou que nesta quarta-feira, 14, oito dos 15 vereadores sentaram na pérgola da piscina de sua residência, ora numa mesa gigante feita de tronco de jaca, tendo à mão vários garrafões de vidro, cheio de aguardente, com frutas cítricas, no seu interior, de variados sabor. Tudo que muitos dos que estiveram na casa do colega vereador queriam.

Segundo uma fonte do blog, este encontro foi marcado pelo ex-prefeito Kil de Freitas (envolvido no escândalo do charque, segundo o Ministério Público, que comprovou e puniu o rapaz), que anda arreliado com o suposto veto do TRE, à sua candidatura, por conta da fraude na licitação que ele comandou da bolacha Maria, Cream-craker e o charque.

Nessa série de encontros com outros pré-candidatos, o assunto é o mesmo: todos contra a chapa já anunciada, formada por Eduardo Pedrosa e Bruno Praxedes. Vindo de lá, supostamente pré-candidatos com validade já vencida pelo povo. Há quem aponte a formação de um frentão, envolvendo Eliane Torres; Filipe Almeida; Paulo do PPS; Kil Freitas (aquele); Zé Carlos Leão e até Carla do PT, que anda meio arredio com tudo isso.

Mas, entre esses nomes todos, do nada Zé Alfredo vem sendo apontado como o fiel da balança de qualquer candidatura contrária a do prefeito Eduardo Pedrosa. Esta semana, Zé Alfredo chegou as 7h da manhã na casa do ex-governador Manoel Gomes de Barros e só deixou a fazenda Jurema por volta do meio-dia e meio.

O convite do político Manoel Gomes de Barros foi para que Zé Alfredo vendesse tudo e seguisse ele (Dr Mano), como candidato a vice-prefeito em sua chapa. Não convenceu Zé Alfredo, que em seguida foi até a casa onde a Polícia Federal bateu a porta, localizada na praça Costa Rêgo, e com Kil de Freitas, disse a fonte, foi tentado para ser o vice ideal para ele.

"Você aceita ser meu vice? Eu ganho a eleição, eu tiro dois anos de mandato e os últimos dois anos você tira, ZA", garantiu a fonte do blog ter ocorrido esse papo. Juízo mole, Zé Alfredo pode deixar o ex-governador Manoel Gomes de Barros de lado e seguir com Kil de Freitas (subjudice) nas eleições municipais de 2016.

Os dois últimos anos prometidos por Kil de Freitas (condenado pelo TJ-AL) seria para uma suposta candidatura a deputado estadual do ex-prefeito. O ZA anda sem saber o que faça. Todos querem ele como companheiro de chapa, comentou um próximo do empresário. A conferir.

Leia mais »
Postado por Ivan Nunes
Natura
Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 3028-7338 (Redação)

© 2017 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.