OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 23 de junho de 2017

Colunistas | Arquivo: Agosto / 2016

Ivan Nunes Ivan Nunes
É jornalista profissional. Há mais de 20 anos escreve sobre os bastidores da política na Zona da Mata alagoana.
30/08/2016 às 10:02

Eduardo Pedrosa rechaça ligação política de seu governo com Beto Baia

O candidato a prefeito Eduardo Pedrosa (PMN) tem lamentado que o seu adversário tente associar sua imagem ao ex-prefeito Beto Baia (PSD), de quem rompeu politicamente quando o médico ainda estava no exercício da função.

"Quando percebi a falta de comando do Beto, num governo onde Edmir Moraes (envolvido em processos por acusação de estelionato) dava as cartas e Beto Baía balançava com a cabeça, resolvi me retirar; então mentir tem sido o programa de governo de candidato Freitas(envolvido no esquema da merenda escolar, de acordo com denuncias do MPE); cola não!, disse Eduardo.

Num vídeo distribuído nas redes sociais, o candidato Kil de Freitas (subjudice) teceu criticas ao suposto abandono de uma unidade escolar localizada na região do Ximenes. "Aqui o fio está desencapado, não há pintura na escola que ainda tem as cores de meu governo. É uma administração de maquiagem", disse Freitas, do PMDB.

De acordo com Eduardo Pedrosa, ligações políticas quem tem é Kil com Beto Baia, pois o PSD(55) está coligado com o PMDB. "Para você tirar dúvidas, basta ver na coligação, que tem o PSD de Beto Baía. Ele sim, fica se encontrando com Beto Baia, afastado por corrupção da prefeitura, e tenta inverter os papéis. Falta sinceridade de meu adversário", finalizou o candidato a reeleição, Eduardo Pedrosa.

Leia mais »
Postado por Ivan Nunes
20/08/2016 às 20:51

Conta bancária de candidato do PMDB não é liberada e campanha de Kil "não sai do lugar"

Trapalhadas marcam a campanha do ex-prefeito Kil de Freitas (PMDB), nas eleições 2016. Centralizador, Kil que enfrenta problemas na Justiça para reverter um processo de superfaturamento em licitação da merenda escolar, vem provocando insatisfação no grupo, por supostamente não confiar em atribuições decisivas à sua candidatura a prefeito. 

A mais recente situação criada está ligada à abertura de sua conta de campanha. Sem ela o candidato fica impedido de fechar contrato com carro de som; pessoal; confeccionar praguinha (ou furadinho); abastecer veículos envolvidos na campanha, além de outros serviços essenciais. A previsão é de ser liberada na semana que vem, supostamente quarta-feira, 24.

A conta, de acordo com uma fonte, foi até solicitada numa importante agência bancária da cidade, que não deu sinal verde para o candidato do PMDB botar o bloco na rua. "Esse atraso é ruim para todos os candidatos a vereador da chapa de Zé Alfredo, vice, com o ex-prefeito subjudice", disse uma fonte especialista em Legislação eleitoral. 

Leia mais »
Postado por Ivan Nunes
16/08/2016 às 23:59

Registro de candidatura de ex-prefeito pode ser 'negado' em União dos Palmares

Acabou na segunda-feira,15, o prazo para pedido de registro de candidaturas no Cartório de União dos Palmares. Areski Freitas (PMDB) ingressou no Cartório Eleitoral da cidade faltando pouco mais de meia hora para o encerramento do expediente (que vai das 13 às 19h), em meio a grande expectativa de alguns candidatos a vereador e subalternos de seu grupo político.

Nesta quarta-feira,17, chega as mãos do promotor eleitoral, Carlos Davi, todos os pedidos de registros de candidaturas para as primeiras análises do Ministério Público. Uma solicitação de registro vem gerando expectativa entre observadores políticos de União dos Palmares: a de Kil de Freitas, réu em denúncia do Ministério Público Estadual por ter comandado a época o maior escândalo da merenda escolar no município, com o superfaturamento de charque, biscoitos e outros alimentos com endereço e notas fiscais geladas na prestação de contas.

A denúncia foi ofertada pelo então promotor de Justiça, Jorge Luiz Bezerra e acatada pelo magistrado, Igor de Figueredo, que condenou Kil de Freitas a perda dos direitos políticos por 8 anos, indo até 2018 fora da urnas. Agora, Kil de Freitas, insiste em ter seu nome a disposição do universo de 42 mil eleitores de União dos Palmares nas eleições municipais, numa clara tentativa de fraude a legislação eleitoral em curso.

Ao registrar seu pedido de candidatura, Kil do Charque como se tornou conhecido na cidade, fez um tímido registro fotógrafico ao lado do vice, Zé Alfredo, que apreensivo com a situação de risco, procurou informações no cartório eleitoral, sobre a suposta barração que terá Kil de Freitas, no seu pedido de registro de candidatura. Zé Alfredo questionou no cartório eleitoral, se ele pode ser o 'cabeça' de chapa caso seu ex-desafeto não se sustente.

A campanha eleitoral em União dos Palmares terá o seu início a partir desta terça-feira,16, mas o candidato do PMDB tem dito no privado a amigos, que por enquanto não vai dá um passo na cidade, sem antes ter notícias seguras do promotor eleitoral, Carlos Davi, sobre seu pedido de registro de chapa, por conta da condenação que sofreu por improbidade administrativa.

Leia mais »
Postado por Ivan Nunes
12/08/2016 às 22:30

Justiça confirma afastamento de Beto Baía da Prefeitura de União

A interinidade de Eduardo Pedrosa (PMN), no cargo de prefeito de União dos Palmares, acabou esta semana, ao ser publicada a renovação do castigo administrativo, imposto pelos maus feitos do ex-prefeito Beto Baia (PSD). A decisão foi prolatada anteontem, quando o juiz Yule Rother, acatou pedido de renovação de afastamento por mais 180 dias imposta a Beto Baia das funções, num pedido do Ministério Público Estadual.

Leia mais »
Postado por Ivan Nunes
11/08/2016 às 05:29

PT desiste de Carla Tereza e aposta na candidatura a prefeito de Eduardo Pedrosa, em União

Quem podia imaginar que o Partido dos Trabalhadores de União dos Palmares pudesse contar com a candidatura da enfermeira Carla Tereza, à disposição dos eleitores, acabou se frustrando. Eles vão de Eduardo Pedrosa na cabeça.

O mais antigo partido de oposição do município, que sobreviveu a eleições municipais desde Zé Praxedes Neto; Afrânio Vergeti; Zé Pedrosa e Beto Baia, onde passou efetivamente a exercer um papel mais de poder com quatro indicações importantes na gestão do político afastado de suas funções (saúde; Juventude; Cultura e Defesa Social), hoje passa a observar um PT apenas coadjuvante nas eleições municipais 2016.

"Não, não serei candidata mais a prefeita em União dos Palmares, como tanto queria!", disse Carla Tereza, via WhatsApp ao blog. Um dos melhores nomes que a pasta já teve nos últimos anos, Carla Tereza acabou sendo engolida na função pela influência direta, na pasta da Saúde, pela primeira dama (afastada), Conceição Baia.

A mulher que derrubou o marido da função ao celebrar negócios mal feito aos olhos da Justiça, passou a ser uma espécie de sombra para Carla Tereza, que foi 'fritada' no cargo a ponto da cupula geral do Partido dos Trabalhadores, bater em retirada de vez.

Jogaram a toalha de uma só vez, Carla Tereza(saúde); Nádia Seabra(Defesa Social); Serginho Rugério(Juventude, com excelente atuação enquanto esteve no cargo); Genisete Lucena(Cultura. Tudo isso, diante dos olhos do deputado federal, Paulão, que veio a União dos Palmares tomar as dores dos membros num discurso pontual.

O PT participa nesta eleição apenas na proporcional. Manda as urnas bons nomes a exemplo de Francelino Amaro; Serginho Rugério e Nádia Seabra. Coligaram com o PHS de Zé Afredo e com a turma do PCdoB, do radialista, Nivaldo Marinho e Tuca Costa. A conferir, quem sobreviverá para o Legislativo Municipal, depois dessa boa intenção do partido em querer disputar a cadeira número 1 da prefeitura municipal de União dos Palmares.

Leia mais »
Postado por Ivan Nunes
secom-gs1
Natura
Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 3028-7338 (Redação)

© 2017 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.