OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 17 de outubro de 2017

Colunistas | Arquivo: Janeiro / 2017

Ivan Nunes Ivan Nunes
É jornalista profissional. Há mais de 20 anos escreve sobre os bastidores da política na Zona da Mata alagoana.
31/01/2017 às 10:34

Mutirão de limpeza revitaliza rio Mundaú em União dos Palmares

Sete homens, um propósito: retirar do centro do rio Mundaú toneladas de baronesas que formaram, ao longo dos anos, um imenso tapete verde, que sufoca a beleza do mais antigo rio da Zona da Mata, rouba seu oxigênio, matando os peixes.

Adeilton Lima começou a semana fazendo o contrário de tudo aquilo que parecia ser impossível. Reuniu voluntários, chamou vizinhos, atraiu jovens dispostos a cair nas águas escuras do Mundaú. Num trabalho cansativo, com paradas para um lanche, e retomada da missão de mudar o panorama do rio que em 2010 deixou marcas profundas na sua vizinhança, expulsando centenas de dezenas de famílias.

A limpeza do rio Mundaú não vai deixá-lo mais do mesmo. O objetivo é revitalizar um espaço adorado, capaz de embelezar cada vez mais uma cidade, onde as pessoas possam pescar livremente como antigamente, que se volte a contar mais histórias bonitas.

"Vou devolver esse rio as pessoas. A União dos Palmares", disse Adeilton Lima ao blog que acompanhou o processo de limpeza. "Vou fazer desse ambiente, um local prazeroso, onde as pessoas que vierem tocar a sua água, possam ser remetidas aos seus dias de criança. Se preferir: passear de caiaque, ou simplesmente contemplá-lo", descreveu o dono do Mirante das Águas.

Mesmo não tendo encontrado eco nos apelos em que fez nas redes sociais, Adeilton Lima, não se deu por vencido e fez da persistência um lado bonito onde todos num amanhã bem próximo poderão dizer que valeu a pena a sua iniciativa, desde quando a alma não é pequena.

Leia mais »
Postado por Ivan Nunes
28/01/2017 às 21:55

Incêndio doméstico teve vítima fatal e destruição do imóvel em União dos Palmares

Bombeiros, juntamente com policiais do 2º Batalhão de União dos Palmares confirmaram a morte de uma criança de pouco mais de 1 ano e cinco meses de idade, supostamente por asfixia, num incêndio doméstico que aconteceu na manhã deste sábado,28, numa rua transversal do bairro Taquari, que dá acesso ao rio Mundaú.

A mãe da vítima, Ana Carolane da Silva, de 19 anos, teria deixado um dos filhos dormindo num dos cômodos da casa, e foi lavar roupa a margem do rio Mundaú, que passa no quintal de sua residência, onde ela tem acesso ao Mundaú pelo quintal do imóvel.

O garoto de pouco mais de 5 anos, que o blog vai chamá-lo de ACS estava brincando com um fósforo quando acabou ateando fogo no colchão do quarto onde seu irmãozinho estava dormindo, contaram a reportagem os vizinhos que perceberam uma fumaça densa e bastante escura saindo pelo telhado da casa.

- Eu fui a primeira a gritar: a casa da Carol tá pegando fogo, minha gente - contou ao blog uma de suas vizinhas bastante nervosa com o ocorrido. Um homem teria acionado o corpo de Bombeiro Militar, que rapidamente chegou ao local com dois caminhões tanque e uma viatura de resgate.

Populares tomaram a iniciativa de utilizarem baldes com água para debelar o fogo que foi muito rápido, queimando roupas, utensílios domésticos como geladeira, fogão e mesa, mas o fogo somente foi controlado com a chegada do corpo de Bombeiro Militar que adentraram ao imóvel e constataram o óbito.

Em estado de choque, Ana Carolane da Silva, de 19 foi levada na ambulância do Bombeiros Militar juntamente com o marido, Marcondes Severino da Silva, de 28, para o hospital São Vicente de Paulo, onde foram medicados.

Quem acompanhou o rescaldo foi o responsável pela Defesa Civil da prefeitura de União dos Palmares, sargento Alex, que revelou ao blog a sua preocupação com a situação da família afetada pelo incêndio e com uma vítima fatal.

De acordo com o sargento Alex, na próxima segunda-feira,30, uma assistente social da prefeitura estará fazendo uma visita a família que teve sua casa destruída pelo fogo onde ela vai dá apoio psicólogico a família, disse o sargento Alex.

Leia mais »
Postado por Ivan Nunes
27/01/2017 às 21:33

CBF aprova campo do Murici para a Copa do Brasil e Série D

O presidente de honra do Murici, Remi Calheiros, recebeu o engenheiro da CBF, Osmar Delboni Junior, que juntamente com o diretor geral da Federação Alagoana de Futebo l(FAF) Junior Beltrão, inspecionaram o Estádio Municipal José Gomes da Costa, para os jogos da Série D e Copa do Brasil, que o Murici participará.

Remi Calheiros esteve acompanhado de Éder Correia e Anderson, dirigentes do Murici Futebol Clube. Delboni fez medições, fotografou o estádio, pisou no gramado do José Gomes da Costa, que recentemente recebeu implementos agrícolas para melhorar as suas condições, já que Remi Calheiros é engenheiro agrônomo.

Osmar Delboni e Junior Beltrão elogiaram as condições estruturais do estádio, inaugurado em 1984, pelo ex-prefeito Olavo Calheiros (in memoriam) para sediar jogos do São Domingos, que representou Murici em competições oficiais, a exemplo de um campeonato alagoano, onde à época o time sagrou-se vice-campeão, em disputa com o CSA, no estádio Rei Pelé.

"Considero as exigências da CBF, aqui no José Gomes da Costa, aprovadas, elas atendem requisitos que o laudo pede. O campo, arquibancadas e vestiárias estão aptas para receber os jogadores, torcedores, imprensa nacional na realização de jogos do campeonato alagoano, quanto da Copa do Brasil e Série D", disse Delboni, representante da CBF.

Para o ex-prefeito Remi Calheiros "a liberação estrutural do José Gomes da Costa representa o esforço de todos os dirigentes do clube, e sobretudo a oportunidade que Murici terá em enfrentar um adversário difícil, em fevereiro, aqui em seus domínios, que é o time do Juventude-RS, em jogo válido pela Copa do Brasil. OMurici tem um projeto e uma missão a cumprir nesta competição. Estou muito feliz", disse Remi Calheiros ao blog.

Em seguida, Delboni e Junior Beltrão foram recebidos pelo prefeito Olavo Neto, em seu gabinete de trabalho, numa visita de cortesia da CBF-FAF com o dirigente municipal.

Leia mais »
Postado por Ivan Nunes
23/01/2017 às 18:45

Festa de Santa Maria Madalena vai começar; domingo foi de montagem dos parques de diversões

O domingo foi de muito trabalho dos funcionários dos parques de diversões que se esforçam para deixar tudo pronto até o começo da noite desta segunda-feira,23, dia em que se iniciam os festejos em homenagem a Santa Maria Madalena, padroeira dos católicos de União dos Palmares.

O Parque Lima, mantém a sua participação de número 45 na festa. Este ano, de acordo com o gerente Gilberto, haverá brinquedos novos, diferentes, modernos instalados ao longo da avenida Monsenhor Clovis Duarte que será ocupada em um dos sentidos.

A montagem dos brinquedos sempre ocorreu sob a supervisão do dono do parque de diversão, mas este ano, haverá a inspeção do Corpo de Bombeiros Militar, sediado em União dos Palmares. "Sabia que um dia isso iria acontecer.

Este ano será a festa de número 182 e esse trabalho dos Bombeiros acontecerá pela primeira vez na história desde a sua criação. Como as coisam mudam?", disse José Bonifácio, aposentado que acompanhava a instalação dos equipamentos de montagem de um bate-bate ouvido pelo blog.

Nesta segunda-feira, 23, o padre Élcio Salviano celebrará uma missa na porta da casa paroquial, localizada na travessa Santa Maria Madalena. Em seguida, fiéis em procissão seguem conduzindo em um andor em direção ao pátio da matriz a bandeira com a efígie de Santa Maria Madalena dando início assim ao novenário e as comemorações musicais, seguido de bingos e quermesses da padroeira de União dos Palmares.

Leia mais »
Postado por Ivan Nunes
16/01/2017 às 08:41

Procissão do mastro celebra os 182 anos de criação da festa de Santa Maria Madalena

A fé testemunhada por cerca de 8 mil pessoas ganhou as ruas de União dos Palmares, na tarde deste domingo,15, com a realização da procissão do mastro, em homenagem à Santa Maria Madalena, marcando, assim, a abertura dos festejos.

Logo cedo o blog testemunhou várias famílias escrevendo mensagens e depois amarrando as fitas, nas mais diversas cores, com os pedidos a primeira mulher que viu Cristo ressuscitado.

A festa de Santa Maria Madalena carrega a tradição de um povo, que há 182 anos reverência a sua padroeira, num encontro de fé cada vez mais presente nos corações das pessoas que conduzem, nos ombros, um pesado madeiro de eucalipto até o pátio da matriz, numa simbologia cada vez mais marcante dos palmarinos, que participam deste ato de bravura e determinação.

Num ritmo frenético, o mastro levou pouco menos de 30 minutos até chegar ao pátio da matriz de Santa Maria Madalena onde foi erguido. A partir daquele ponto, dava-se início a maior celebração de fé, tradição e reverência ao maior simbolo da igreja católica de União dos Palmares nas comemorações dos 182 anos de nossa excelsa padroeira, Santa Maria Madalena.

Os organizadores do evento religioso, prestaram uma homenagem ao carroceiro Nestor Jacinto, criador das tesouras que dão sustentação ao levantamento do mastro. Bastante aplaudido, seu Nestor faleceu em dezembro de 2016, e hoje foi alvo de uma honraria post mortem por parte dos fiéis de Santa Maria Madalena e dos organizadores do evento religioso que reconheceram a sua importância a cada procissão do mastro.

Leia mais »
Postado por Ivan Nunes
Natura
Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 3028-7338 (Redação)

© 2017 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.