OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 23 de junho de 2017

Colunistas | Arquivo: Junho / 2017

Ivan Nunes Ivan Nunes
É jornalista profissional. Há mais de 20 anos escreve sobre os bastidores da política na Zona da Mata alagoana.
23/06/2017 às 10:00

Superfaturamento da merenda escolar na gestão Kil de Freitas ganha novo capítulo; Subprocurador mantém decisão de juiz do caso

A denúncia criminal oferecida em 2012, pelo Ministério Público Estadual, contra o então prefeito, Areski de Freitas(Kil) ganhou esta semana mais um capítulo. O Sub-procurador-Geral Judicial, Sérgio Jucá com o Promotor de Justiça/Assessor Técnico, Lucinao Romero da Matta Monteiro, divulgou sua decisão sobre o caso que notabilizou o atual prefeito ao superfaturar valores na compra de alimentos da merenda escolar, segundo o MPE.

Significa dizer que, para salvar Kil de Freitas, dessa, está cada vez mais dificil. Areski de Freitas foi condenado aqui em União dos Palmares, pelo então juiz da 1ª Vara Civel, Igor Vieira de Figueredo, depois de acatar denuncias do MPE.

Kil continuou colecionando derrotas nesse episódio que escandalizou Alagoas e mesmo tendo apelado no Tribunal de Justiça ele foi derrotado pela Câmara Cível Criminal. De acordo com o Ministério Público Estadual, Kil de Freitas foi decoberto comprando o quilo da charque a R$ 18,00 reais com notas fiscais cedidas pela empresa Laguna,  além de outros itens que foram majorados, segundo o MPE.

O blog teve acesso ao Recurso Extraordinário nº 0001082-18.2010.8.02.0056 e MP nº 08.2017.00082808-5 que tem como recorrente Areski Damara de Omena Freitas Junior e Recorrido o Ministério Público. Acompanhe a seguir a decisão do MPE em suas contra-razões ao recurso impetrado pelo prefeito Kil.


Tribunal de Justiça

Diretoria Adjunta Especial de Assuntos Judiciários - DAAJUC

Recurso Extraordinário e Especial em Apelação nº 0001082-

18.2010.8.02.0056

Recorrente : Areski Damara de Omena Freitas Junior

Advogado : Fábio Henrique Cavalcante Gomes (OAB: 4801/AL) e outros

Recorrido : Ministério Público

CONCLUSÃO

Faço estes autos conclusos ao Excelentíssimo Senhor Des. Otávio Leão

Praxedes - Presidente.

Maceió, 20 de junho de 2017

Eleonora Paes Cerqueira de França

Diretora Adjunta Especial de Assuntos Judiciários

Para conferir o original, acesse o site http://www2.tjal.jus.br/esaj, informe o processo 0001082-18.2010.8.02.0056 e código 381ADF.

Este documento foi liberado nos autos em 20/06/2017 às 15:10, é cópia do original assinado digitalmente por ELEONORA PAES CERQUEIRA DE FRANCA.

fls. 3899

Leia mais »
Postado por Ivan Nunes
19/06/2017 às 19:05

Sem estrada de acesso, moradores da Serra da Barriga pedem socorro

Quando o assunto é turismo cultural, o endereço mais procurado em Alagoas está com sua estrada comprometida. Moradores que residem na serra da Barriga e todo seu entorno se queixam do abandono total da estrada de terra que dá acesso aquela região, já que a lama e os buracos lideram a oferta.

A partir do extinto matadouro público da cidade, tem início o súplicio. São sucessivos buracos e cráteras gigantes que engolem a estrada. Mais na frente, próximo a um arruado de casas pertencentes a fazenda Jurema está a situação mais critica. Tráfego mesmo com menos supapo só de motocicleta e a saída para os nativos e enfrentar o trajeto até a porta de casa a pé.

"Como se não bastasse um trator em sendo utilizado para conduzir alguns turistas para a Serra da Barriga aumentando as nossas dificuldades que são criadas com o intenso vai e vem", disse um morador que reside no sopé da serra. O trator que se refere o morador pertence ao hotel fazenda Quilombo, um park hoteleiro referência no município.

"Pedimos ao secretário municipal de Infraestrutura que encare essa realidade que nos aflige. Não temos estrada nenhuma para a serra da Barriga, para chegarmos em casa, isso é uma desgraça", definiu outro morador a situação.

A mais ilustre moradora da serra da Barriga e proprietária de um restaurante especializada em comida Afro, Mãe Neide, espiritualista e uma das entusiastas pelo reconhecimento da Serra como Patrimônio Cultural do Mercosul já cancelou a vinda dos turistas da capital para o Baóba através da empresa CVC.

"O movimento parou por aqui tem semanas. Mãe Neide vem por aqui por que ela é a dona do lugar, mas não vi mais entra e sai na casa grande dos santos", disse um morador próximo ao Baóba.

Com a promessa de se construir o acesso a serra, Governo e prefeitura municipal de União dos Palmares não se explicam pelo abandono, a dificuldade nã está no aporte de recursos finnceiros que já canalizados via Caixa Econômica. Infelizmente, o cenário real é de abandono no percurso de 8 quilômetros prometidos de se transformar numa estrada de calçamento em paralelepípedo viável para qualquer época do ano. A construtora que ganhou a licitação da obra, abandonou os trabalhos faz mais de cinco meses. O blog tentou localizar o seu responsável, mas não teve acesso.

Leia mais »
Postado por Ivan Nunes
18/06/2017 às 17:00

União dos Palmares: Beto Baia alega que foi traído e Mano volta às pazes com Renan Calheiros; nas rapidinhas

Reencontro

Punido pela Justiça Eleitoral de União dos Palmares por duas vezes com seu afastamento na chefia do Executivo municipal, o médico e ex-prefeito Beto Baia foi localizado numa churrascaria de bacanas na Ponta Verde, bairro de grafinos em Maceió.

Cabelos pintados, sem papada e dez quilos a menos, ele agiu com o blog como fez na campanha de 2012 com a população palmarina, que resultou na vitória prá cima de Manoel Gomes de Barros: como um gentleman.

Sorriso expansivo, confirmou entrevista onde pretende quebrar o silêncio sobre a participação de muitos nomes que deram uma de sonso no seu governo e foram verdadeiros traíras.

Beto Baia se limitou a questionar a gestão do prefeito, Kil de Freitas - acusado de superfaturar merenda escolar no maior escândalo da face da terra - pois se disse bem informado sobre tudo que acontece por aqui.

Despediu-se e, em seguida se juntou a um grupo de amigos, entre eles, Eudalmo, um solteirão que foi à época o trem pagador(dos bons) de sua campanha.

Revelou

A pedido, Beto Baia posou ao lado de Gordinho, próximo da fazenda Jurema. Perguntado sobre seu futuro político ele resignou-se a resposta, mas deixou claro que vai voltar, pois pior que está não pode ficar. Vestindo uma camisa branca ele sentou-se à mesa e pediu uma garrafa de vinho Chileno cuja garrafa custa R$600,00 reais. Entre goles de água míneral com gás e um bom papo com amigos entre eles o engenheiro responsável pela construção do conjunto habitacional Conceição Lyra, Beto Baia demonstrou rejuvenescimento e vivendo muito bem depois de pouco aparecer em público em União dos Palmares, cidade que lhe eu régua e compasso na política alagoana.

Arraiá

Logo depois que perdeu as eleições em 2016, o vereador e ex-secretário municipal de Educação da prefeitura de União dos Palmares, Bruno Praxedes emplacou um cargo ao lado do governador Renan Filho e desapareceu da cidade.

Nove meses depois ele poderá ser visto numa festa junina que fará para os amigos na residência de seu pai, ex-prefeito, Zé Praxedes, no sábado,24, regada a muita carne e cerveja gelada.

Bruno Praxedes não subirá no palanque em 2018 ao lado de Kil de Freitas, seu desafeto político até a 5ª geração, mas pedirá votos para o governador Renan Filho. Pretende deixar a presidência do PSDB por esses dias, já que o partido do ex-governador Téo Vilela terá candidatura própria ano que vem.

Dr Rivaldo

Advogado de causas impossível, o Advogado Rivaldo Rodrigues anuncia para esta semana boas novas no episódio de expulsão dos feirantes de seus antigos locais realizada pelo prefeito, Areski de Freitas.

Com a cabeça virada para a política partidária, em agosto Dr Rivaldo pegará um avião com destino a Brasília-DF onde vai se consultar sobre as eleições 2018 onde pretende encarar as urnas. Boa sorte, operador do Direito!

Tá chegando a hora?

Instalados há mais de 30 anos ao lado da antiga estação ferroviária, cerca de 40 proprietários de barracos poderão ter seus ambientes de trabalho no chão na terça-feira,20, caso a ação da CFN(Central Ferroviária do Nordeste) não seja abortada.

O prefeito Kil de Freitas repetiu o mesmo que fez Eduardo Pedrosa quando estava com a caneta na mão, mandou advogados ver o que pode ser feito para evitar a demolição. Kil e seu procurador, Belarmino Soares parece não ter virado a mesa a não ser rever Recife-PE e tomar uma água de coco em Boa Viagem.

Uma fonte do blog disse que um Agravo de Instrumento pode adiar por mais uma semana a situação nervosa que vivem os barraqueiros. A conferir.

Mudou

O juiz titular da 3ª Vara Criminal de União dos Palmares, Anderson Santos dos Passos logo que chegou para trabalhar na função de Juiz de Direito viu que as segundas-feiras eram ausentes de colegas de toga e resolveu mudar o cruso da história.

Agora, na 3ª Vara Criminal, toda segunda-feira é dia de se resolver bronca, pois ele preencheu essa lacuna. A população vibrou com a decisão do magistrado, que além de inédita valoriza o começo da semana na Justiça alagoana em União dos Palmares. Parabéns!

Uma mulher para arrumar a casa

Na história política de União dos Palmares não há registros de uma mulher no comando administrativo do município. Uma fonte disse que Cristina Vergeti vem sendo preparada para encarar as urnas. Esposa do ex-prefeito Afrânio Vergeti - melhor administrador que União dos Palmares já deu - Dona Cristina tem feito visitas as bases políticas do município nos fins de semana que os coronéis da política nem sonha por que descansa na casa de praia.

Ainda de acordo com a fonte, se uma mulher é nome bom para disputar a prefeitura imagine duas de extrema sensibilidade com o próximo, a exemplo de Leônia Praxedes que vem tendo o seu nome ventilado para compor chapa com Cristina Vergeti. É de tirar o fôlego do eleitor que ainda sonha em ter uma casa(prefeitura) organizada em União dos Palmares.

Tita na ALE

Ex-presidente da Câmara de Vereadores de União dos Palmares, onde tirou dois mandatos com louvor, Cícero Aureliano vem recebendo convites para encarar as urnas rumo a Assembleia Legislativa de Alagoas(ALE) em 2018.

Decidido, ele disse ao blog que topa o desafio e pretende resgatar a cadeira que já foi de Afrânio Vergeti, Manoel Gomes de Barros pai e filho e que agora está vazia.

Tomou posse

Quem foi, finalmente empossado, no cargo de presidente municipal do PT em União dos Palmares, foi o eletricitário Francelino Amaro. Vencedor no voto dentro do partido, ele defenderá um mandato de 2 anos já a partir de agora.

Francelino foi eleito tem dois meses, mas a cúpula contrária a sua vitória vinha cozinhando o galo para não dá posse ao rapaz até, que a direção estadual do partido dos Trabalhadores resolveu dá posse coletiva aos recém eleitos em Alagoas.

Francelino, nome certo do partido para deputado estadual, planeja uma festa local com os correligionários para festejar os novos tempos que o partido téra no município. Boa sorte, ai!

Uniu-se

O ex-governador Manoel Gomes de Barros voltou as pazes com o senador Renan Calheiros. Os dois não se falavam há dois anos, e o afastamento rendeu até apoio a candidatos diferentes a prefeitura de União dos Palmares.

Agora, Manoel Gomes de Barros e Renan se falam quase que diariamente pelo telefone. Quem lucrou com essa união foi o prefeito Kil de Freitas - acusado de fraudar licitação da merenda escolar, segundo o Ministério Público Estadual - onde não tem duas semanas ele(Kil) utilizou os microfones da rádio AG FM, de propriedade de Mano e Ricardo Praxedes - para destilar justificativas ao ressabiado eleitor de União dos Palmares sobre o por que deu cargos ao sogro, concunhado, cunhada e irmão na prefeitura.

Ninguém da terra

Edvane Ferreira não responde mais pela direção administrativa do Hospital São Vicente de Paulo. Ela foi a última palmarina a compor a atual diretoria do hospital que tem no controle geral e irrestrito a consócia Bárbara Heliodoro, que é de Maceió igualmente a todos os demais membros.

Ficou dificil agora contar num final de semana com um dirigente do São Vicente para uma queixa, um elogio ou um lero sobre o HSVP.

Só lembrança

Não adianta mimimi mais a verdade tem que ser dita: festejar São João, Santo Antônio e São Pedro em União dos Palmares está cada vez mais dificil. Os últimos e bons gestores que fizeram festa supimpa no gênero foram Afrânio Vergeti(criador da Femil) e Iran Menezes que elaborou a maior programação musical artística já vista no município.

Kil de Freitas e demais foram faltosos na palavra ao enganar o eleitor prometendo a população que o resgate das festas tradicionais estariam nos planos, seriam muma realidade. Engodo, mentiram.

Vendeu

O posto Petrobras de propriedade de Ricardo Praxedes, de acordo com uma fonte, acaba de ser negociado com a mega empresária, Eliane Torres(leia-se Eliane do Globo).

No negócio entrou uma Pajero branca melada de lama, quatro terrenos em Caruaru-PE, uma casa defronte a de Manoel de Góes, uma boa quantia em dinheiro e os débitos existentes pelo dono do posto assumidos pela adquirente.

Feliz nos negócios e medrosa na política, a milionária Eliane do Globo joga muita conversa fora e não cumpre a exemplo de uma locadora que implantaria na cidade, uma churrascaria rodizio e mais, supostamente, 300 empregos para os palmarinos.

Quanto ao negócio, há quem diga que existe um político de mandato no meio, versão que o blog não conseguiu confirmar com suas fontes.

Em vigor

Zé Pequeno já distribui com os usuários do Saae, aviso onde informa que já está em vigor os novos valores da tarifa de água e esgoto no município de União dos Palmares.

Outra queixa do Saae, para os que buscam pagar em dia suas contas, está relacionado ao código de barras impresso no papel que determina quanto se deve pagar sem a nitidez neessária. Na hora a maquineta não faz a leitura, e o Saae cobra por outro papel um real. Estamos de olho

Até a próxima...

Leia mais »
Postado por Ivan Nunes
17/06/2017 às 21:28

Abandono de quadras esportivas no bairro Nilton Pereira revolta jovens

Moradores de dois importantes conjuntos habitacionais de União dos Palmares, pós enchente de 2010, reclamam da falta de ações concretas das secretarias municipais de Saúde e Esportes do governo Kil de Freitas.

No bairro Nilton Pereira, os dois postos de saúde são abertos de segunda a sexta-feira e ponto final.

O mesmo acontece com o posto de saúde do bairro Nova Esperança. "Ah como seria bom se os postos de saúde daqui funcionassem também no final de semana!", comentou um morador. Procurado, o secretario municipal de saúde, Felipe Almeida não quis comentar sobre o assunto, já que ele reside em Maceió, com a esposa Regina, que é Arquiteta e funcionária da secretaria.

Leia mais »
Postado por Ivan Nunes
14/06/2017 às 21:04

Sem Teto de 5 movimentos sociais ocupam terras da fazenda São José em União dos Palmares

Cerca de 200 famílias Sem Teto dos Movimentos Sociais  MVT, MLT, MLST  e Terra Livres, ocuparam na terça-feira,13, um terreno urbano de mais de 20 hectares na cidade de União dos Palmares, próximo aos bairros Nova Esperança e Nilton Pereira, bem a margem da Br-104, na altura do quilômetro 33.

A área de terra pertence a fazenda São José, de propriedade da família do pecuarista Zé Ricardo(já falecido). De acordo com uma fonte, a ocupação tem como forma pressionar a prefeitura de União dos Palmares e o Governo de Estado para agilizar a realização das construções de moradias populares para essas famílias e que nunca saiu do papel.

O prefeito Kil de Freitas recentemente desapropriou - a valores extratosféricos - 3 hectares de terra e fez doação ao governo de Alagoas que se comprometeu em construir o Hospital Regional. Máquinas do vice-prefeito, Zé Alfredo, fez a terraplanagem dando ares de que a obra estava engatilhada, mas na verdade tudo está parado, ferindo assim os principios constitucionais da Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficiência.

No final da tarde, três viaturas da polícia militar esteve no local para conversar com alguns ocupantes mas foram aconselhados a deixar a área, pois poderia haver confronto. De acordo com a fonte, houve momentos de tensão.

Um áudio que chegou até a redação do blog informa que os ocupantes durante a presença da polícia militar sairam das barracas de lona aos gritos de "Bora, pegar! Bora, pegar! Vamos prá cima, vamos prá cima...

Alguns militares do Centro de Gerenciamento de Crises que estavam conversando com as lideranças tiveram que deixar o local as pressas, mesmo com pedido de reforço solicitado por outros militares que ficaram nas viaturas.

 Ainda de acordo com a fonte,  devido a escuridão, os policiais militares deixaram a área ocupada por volta das 18h e 40minutos sem explicações aparentes já que os membros de cinco movimentos sociais resistem em não sair e garantem continuar nas barracas até que haja uma decisão sobre a promessa do prefeito Kil de Freitas e do governo de Alagoas. O clima é de tensão.

Leia mais »
Postado por Ivan Nunes
secom-saude3
Natura
Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 3028-7338 (Redação)

© 2017 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.