OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 17 de outubro de 2017

Colunistas | Arquivo: Julho / 2017

Ivan Nunes Ivan Nunes
É jornalista profissional. Há mais de 20 anos escreve sobre os bastidores da política na Zona da Mata alagoana.
31/07/2017 às 12:22

Prefeitura de União aluga imóvel do vice-prefeito; nas rapidinhas que estão de volta

Teve palmarino na Arena

O vereador Ricardo Praxedes, Flamenguista de coração, assistiu ao lado de sua esposa, dona Shirley, na Arena Corintians, o seu time empatar em 1x1 com os donos da casa.

Ricardo viajou com esses propósito, haja vista que ele além de político é um esportista de primeira em União dos Palmares. Pena que mesmo jogando bem demais no segundo tempo, o Flamengo não venceu o líder do Brasileirão, Corintians-SP, que soube segurar a onda flamenguista. Desembarca em Alagoas revitalizado.

Chateado

Os vereadores Cícero Aureliano, o Tita, Elvis Alan e Ailton Tenório ficaram chateados com a decisão que os feirantes tomaram em aceitar a imposição do prefeito Kil de Freitas, de permitir que haja feira livre as segundas, quartas e sextas no modelo antigo: ou seja feirante bem longe da porta do supermercado de Eliane do Globo.

Já no sábado, a determinação da prefeitura municipal de União dos Palmares é afrouxar um pouquinho para os feirantes, permitindo que eles passem a colocar suas bancas a partir da lanchonete de seu Luiz do Sorvete, seguindo a ordem de bancas imposta pelo coordenador da feira livre, Jandilson Vasconcelos.

Mas a maior chateação mesmo é que Tita, Elvinho e Ailton Tenório foram os que botaram a cara no imbroglio e na hora da fotografia anexada com o aceito de dona Luiza, pintaram os vereadores Netinho, Manoel Messias, Maria de Tutu, Jailson Vicente e Belarmino Soares, procurador-geral do município com seblante de com "Kil ninguém pode".

Luz, Câmera e... Luiz!

Presidente da Associação de Moradores dos Terrenos, Luiz Carlos vem se revelando um legítimo representante do povo de seu bairro. Com postagens e entrevistas com os renegados do vice-prefeito, Zé Alfredo, Luiz Carlos tem realizado denuncias que faltam chegar no Ministério Público de Alagoas para as devidas providências. O próximo filminho que ele pretende gravar vai abordar o nepotismo da família do prefeito Kil e os contratados que passam de 200 no Saae. A conferir.

20 anos de felicidades

Quem passou uma semana em Fernando de Noronha foi o casal amigo do blog Jaiminho e Carol Vergeti. Foram comemorar os 20 anos de bom matrimônio bem longe do barulho da cidade, do ronco de máquinas e pedidos de combustível para o posto que mantém em funcionamento na cidade de Braquinha. Ao casal, votos de muitas felicidades! Parabéns.

Desejo aflorado

Sebastião de Jesus em conversa com a coluna revelou o seu desejo de um dia administrar União dos Palmares, sua terra natal. Por duas vezes o cavalo passou selado no campo político para ele e faltou, diria, determinação para encarar o desafio.

Agora, sobra-lhe coragem e caso haja uma eleição suplementar em União dos Palmares como se cogita, Sebastião de Jesus assegura que entra no jogo por que não aguenta sua cidade crescer feito rabo de cavalo mais não.

Senador do bem

Em recente entrevista concedida na rádio Farol FM, o ex-eputado federal, João Caldas, deixou claro que fará sua convenção política em União dos Palmares onde na oportunidade vai oficializar a sua candidatura rumo ao senado da República.

Defensor da agricultura familiar para salvar União dos Palmares ao invés de plantio de cana de açúcar, João Caldas tem até slogan: Senador do Bem.

Merecidas férias

Quem tirou 20 dias para descansar foi o prefeito de São José da Laje, Rodrigo Valença. Virtual deputado federa, Rodrigo vem sendo citado em todas as pesquisas de opinião divulgadas na mídia em Alagoas.

Quem assumiu a funçaõ em exercício foi o simpático, Jercinton Junior, engenheiro de carreira e boa gente. Bom descanso prefeito!

Mudou

São José da Laje está de Promotor de Justiça novinho em folha, assim como a cidade de Murici. Doutor Dadado passa agora a atuar em São José da Laje e Ibateguara, enquanto o doutor promotor de Justiça Marcus Mousinho que era da Laje foi destacar em Murici, onde por 15 anos atuou o Dr Dadado> Probos, desejamos a eles boa sorte em suas atuações.

Novo endereço

A secretaria municipal de Agricultura da prefeitura de União dos Palmares está em novo endereço. Passou desde a semana passada a ser inquilina do vice-prefeito, Zé Alfredo, num imóvel de sua propriedade localizado na rua Nova com final da avenida Monsenhor Clovis Duarte. Com a palavra o Ministério Público Estadual.

O Zumbi, vem ai!

Mês que vem União dos Palmares estará participando de uma competição de dá agua na boca do torcedor palmarino, a Segunda Divisão até 23 anos. A prefeitura vai desembolsar uma grana e para isso, o prefeito Kil de Freitas vai enviar para o Poder Legislativo um projeto de lei definindo valores. Em conversa com o blog, o vereador Elvinho disse que será voto contra.

Assunto encerrado?

O presidente da Aceup - associação dos comerciantes locais - parece ter deixado de lado a critica que recebeu pelas redes sociais da secretária de Cultura Dorinha Cavalcante onde ela taxou o rapaz de mentiroso quando ele fez uma observação na sua página oficial no Facebook lamentando ter ficado pelo caminho quando o desejo dele e seus convidados era chegar até a comunidade quilombola de Muquém.

Adeilton Lima, pavio curto soltou um nota de repúdio contra a postura de Dorinha de Mãe Neide que ficou de bico calado desde que o caso veio a público. Pelo visto, o cachimbo da paz entrou em cena. Melhor assim.

Até as próximas rapidinhas que agora passam a ser diariamente, Ok?!

Leia mais »
Postado por Ivan Nunes
29/07/2017 às 11:08

Ministro do Turismo prestigia emancipação política de São José da Laje

O município de São José da Laje comemorou na sexta-feira, 131 anos de sua emancipação política. Cerca de 15 mil pessoas passaram pela Praça de Eventos acompanhando o desfile cívico os shows das bandas: Patchanka e A Moda.

Em frente à Prefeitura Municipal no ato solene o prefeito Rodrigo Valença destacou as diversas realizações que a prefeitura vem realizando em menos de 05 anos de gestão. “Vamos continuar trabalhando para que a cada dia possamos proporcionar mais e mais melhorias para o nosso povo, o lajense merece e terá o melhor do nosso governo”, destacou o prefeito, que encerrou sua fala destacando a liberação do pagamento aos servidores municipais de forma antecipada, dentro do mês trabalhado pelo sexto mês consecutivo.

Entre os participantes das comemorações vereadores, secretários municipais, o vice-prefeito Jérciton Júnior, o ministro do Turismo Marx Beltrão, o Deputado Federal João Henrique Caldas, o Prefeito de Santana do Mundaú Arthur Freitas, estudantes, professores, diretores das escolas, e diversas pessoas das comunidades. Após o ato cívico aconteceu a celebração da Santa Missa em ação de graças, além do desfile cívico.

Leia mais »
Postado por Ivan Nunes
21/07/2017 às 12:45

Prefeito Kil de Freitas propõe acabar com a feira livre da 2ª e da quarta mas feirantes rechaçam ideia

O desembargador Tutmés Airan recebeu membros da Associação dos Feirantes de União dos Palmares em seu gabinete de trabalho para mediar o decreto imposto pelo prefeito, Areski Freitas, que mudou de maneira radical o local de alguns feirantes que negociavam na frente do supermercado Globo de propriedade de dona Eliane, até a lanchonete de seu Luiz do sorvete.

Representando a prefeitura o procurador-geral do município, Belarmino Soares que chegou acompanhado de membros da secretaria municipal de planejamento, Indústria e Comércio e SMTT.

Inicialmente o desembargador se reuniu com o staff do prefeito Kil de Freitas que teve presença cobrada pelo desembargador Tutmés Airan diante da promessa de, em seguida, receber a presidente da associação, Luiza Maria Batista de Souza, Ramon Lins, vereadores Elvis Alan, Cicero Aureliano e Ailton Tenório.

Minutos depois, o próprio desembargador veio até a porta de seu gabinete receber os membros da Asfup(Associação dos Feirantes de União dos Palmares). "Por favor, apenas dois membros dos feirantes!", disse, pedindo para ter acesso a sua sala.

Em seguida os vereadores ingressaram na reunião que já tinha se iniciado. Por sobre a mesa do membro do Tribunal de Justiça de Alagoas, um uma pesquisa feita pela prefeitura sem o nome do instituto, onde o índice de satisfação dos entrevistados superaca a casa do 70% com a mudança determinada pelo prefeito Kil de Freitas.

- Quero apresentar a proposta da prefeitura de União dos Palmares que é permitir que os feirantes atuem na sexta e no sábado, mas a feira da segunda e da quarta não vai mais existir, certo? - informou o desembargador Tutmés Airan.

Diante da comitiva de Kil de Freitas os vereadores Alan Elvis, Cícero Aureliano e Ailton Tenório levantaram voz contrária a determinação do Chefe do Executivo para os feirantes. "Desde que me entendo de gente, excelência, que a feira da segunda e da quarta sempre existiu, isso vai provocar um problema social sem precedentes. Eu, vereador, sou radicalmente contra essa proposta do prefeito", disse o vereador Cícero Aureliano, o Tita.

Investido no papel de apaziguador, o desembargador Airan, lembrou da feira livre de Arapiraca sua terra natal. Segundo ele, a feira daquele município já foi a maior de Alagoas e somente acontecia as segundas-feiras e nenhum outro dia. Alguém aqui vai ter que ceder. Ou a prefeitura, ou os feirantes", comentou.

Articulado, Jandilson Vasconcelos voltou a defender a pesquisa onde segundo ele, retornar a feira-livre para o antigo lugar representa perdas para o município. Para o procurador-geral, Belarmino Soares, "a feira foi um ganho para União dos Palmares", Ele criticou os vereadores quando insistiram na defesa do antigo local.

Determinado, o vereador, Elvis Alan justificou que a feira livre vem trazendo prejuízos aos feirantes que estão endividados e passando dificuldades de toda monta. A resistência dos emissários do prefeito Kil de Freitas para a audiência de conciliação gerou novas discussões até o vereador Cícero Aureliano sugerir que a feira livre dá sexta e do sábado seria no antigo molde e da segunda e quartas-feiras, o modelo adotado via decreto do prefeito Kil de Freitas.

Nesse momento o impasse tomou conta da sala, nenhum representante da prefeitura esteve apto para fechar o acordo e a reunião foi encerrada sem entendimento entre as partes que voltam a se encontrar na próxima segunda-feira,24, na sala do desembargador Tutmés Airan para, talvez, o seu capítulo final.

Leia mais »
Postado por Ivan Nunes
20/07/2017 às 13:09

Vice-prefeito ignora crise no município e se exibe em viagem ao Juazeiro do Norte-CE

O vice-prefeito Zé Alfredo ignorou a crise administrativa que União dos Palmares atravessa e viajou para a cidade turística de Juazeiro do Norte-CE. O político virou devoto do padre Cícero Romão Batista depois que ingressou na vida pública incentivado pelo prefeito Areski Freitas sob a alegação que a sua devoção ao santo seria importante demais para o projeto político da campanha de 2016.

No município de Juazeiro do Norte, ZA  se juntou a um grupo de funcionários da secretaria municipal de saúde da prefeitura de União dos Palmares que se encontram naquela cidade tem uma semana e que atuam no serviço público municipal. O blog esteve no setor de trabalho desses servidores e foi informado que eles tem faltado há uma semana sem um motivo. "Os dias que faltaram não serão cortados pelo chefe, secretário municipal, Filipe Almeida", disse o servidor que pediu anonimato.

ZA fez selfie em alguns dormitórios onde palmarinos estão acampados de e dormem num colchão colocado num salão de uma suposta escola, enquanto o vice-prefeito foi visto hospedado num hotel cinco estrelas da cidade. Na série de fotos feitas por ele, ZA diz que chegou a participar de uma missa numa matriz local.

Por outro lado, bairros como Mutirão, Nilton Pereira, Roberto Correia de Araújo e Padre Donald além do Santa Maria Mdalena, sofrem com a falta de estrutura onde nas redes sociais moradores postam fotos de veículos atolados, lixo por ser coletado e muita escuridão.

De acordo com Luiz Carlos, presidente da AMRCA (associação dos moradores do bairro Roberto Correia de Araújo) "a situação é de extremo abandono do prefeito Kil de Freitas e do vice-prefeito Zé Alfredo, onde mais de cinco ruas se encontram impossibilitadas de acesso com veículos, a excessão de tração animal. Uma vergonha", disse o presidente num áudio que o blog teve acesso.

A redação tentou falar com o vice-prefeito para saber quem custeou suas despesas na cidade do Juazeiro do Norte e de mais sete pessoas, mas ele não respondeu as nossas chamadas telefônicas.

Leia mais »
Postado por Ivan Nunes
16/07/2017 às 13:55

Secretários de Kil de Freitas destoam do chefe e montarão palanque para candidatos diferentes em 2018

O prefeito Kil de Freitas tem revelado no privado que pretende fazer uma reforma administrativa no seu governo a partir do ano que vem. O presidente municipal do PMDB, em União dos Palmares, alega que perdeu o controle sob seus aliados políticos quando tem recebido informações de que eles estão trabalhando candidaturas de políticos para as eleições gerais do ano que vem, diferentes dos seus.

Kil evita tratar desse assunto para assessores mais próximos e confiáveis, a exemplo de Jorjão Luiz Peixoto, filho do seresteiro e ex-vereador de São José da Laje, Cição. Jorjão exerce a função de secretário municipal de Finanças, mas quando se trata de assunto e decisões políticas, Kil evita falar com ele (que é casado com Rimelque, secretária municipal de Educação e a irmã da esposa de Kil).

A preocupação do político que se tornou prefeito de União dos Palmares por três legislaturas, superando nomes como o ex-prefeito Afrânio Vergeti de Siqueira, Manoel Gomes de Barros e Zé Pedrosa, está relacionada aos nomes de candidatos nas eleições de 2018, que destoam dos seus.

Junior de Iran Menezes, secretário municipal de Infraestrutura, apoia para federal Maurício Quintela, o mesmo nome de Kil de Freitas, mas no tocante ao estadual, Junior não vai com Paulo Dantas, candidato de Kil. Essa decisão irritou o prefeito.

O mesmo caminho está sendo trilhado por Zé Alfredo. ZA vai para federal com Givaldo Carimbão e tem ensaiado uma candidatura própria para deputado estadual. Ele botou na cabeça que terá mais votos do que qualquer outro nome vindo de fora, por isso bate o pé e não desiste dessa ideia. Para muitos, o nome de Zé Alfredo é leve, já que ele é natural de União dos Palmares e um dos empresários mais prósperos de União dos Palmares.

Situação de desespero se aproxima para o diretor do Saae, Zé Pequeno, que apoia para deputado estadual, Marcos Barbosa e sustenta esse nome tem mais de cinco eleições no município. Com Zé Welington (Pequeno) seguem Valdão, Luiz Carlos dos Terrenos, Tato e mais sete nomes que o diretor do Saae empregou na autarquia longe dos olhos de Kil de Freitas.

Filipe Almeida, secretário municipal de Saúde, vai para estadual com Marcos Toledo e para deputado federal, Pedro Vilela, que prometeu nas eleições municipais, segundo uma fonte, ajudá-lo numa suposta candidatura a prefeito de União dos Palmares. A conferir.

Leia mais »
Postado por Ivan Nunes
Natura
Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 3028-7338 (Redação)

© 2017 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.