OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 17 de outubro de 2017

Colunistas | Arquivo: Agosto / 2017

Ivan Nunes Ivan Nunes
É jornalista profissional. Há mais de 20 anos escreve sobre os bastidores da política na Zona da Mata alagoana.
30/08/2017 às 20:05

Ministério Público Estadual entra na disputa da eleição sindical de União dos Palmares

O clima da eleição para a presidência do sindicato dos trabalhadores da prefeitura municipal de União dos Palmares ainda é calmo, mas pode esquentar com a aproximação do dia e supostamente com a participação de políticos locais no pleito. Para evitar esse tipo de situação, a diretoria do sindicato informou ao blog que enviou ao Ministério Público de Alagoas pedido para que o promotor de Justiça, Carlos Davi participe da eleição que ocorrerá no dia 5 de setembro das 8h da manhã às 17h na sede do sindicato.

O blog quis saber do presidente-candidato, Olivânio Tita, o que motivou esse pedido do MPE no dia da eleição e na bucha ele disse que "a presença do promotor de Justiça Carlos Davi evita comentários maldosos contra as pessoas que estão envolvidas na organização da eleição, haja vista que a oposição criou o hábito de falar que o sindicato age e atua por debaixo dos panos e isso é uma resposta a essas pessoas. Nós não fazemos nada  às escondidas, por debaixo do pano, na calada da noite, o que não é verdade", justificou Tita.

Para Joacy Muniz Gama que faz parte da Chapa 1, "a participação de dr Carlos Davi tem o intuito de preservar a participação democrática das chapas nessaa eleição. Ele vai fiscalizar essa eleições, para que não haja qualquer problema, principalmente, para proteger o interesse dos trabalhadores da prefeitura. O Ministério Público, como fiscal da lei, tem o poder de monitorar as eleições", pontuou Joacy Muniz.

Disputam a presidência do SINTPMUP os candidatos Tita pela Chapa 1 e Mário Jorge Chapa 2.

Leia mais »
Postado por Ivan Nunes
30/08/2017 às 20:03

Vereadores voluntários? Por que não prefeitos e juízes voluntários?

Devo reconhecer que o presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos, é um homem de coragem. Após descobrir que as Câmara Municipais gastaram em 2016 algo em torno dos R$ 11,6 bilhões com os trabalhos legislativos de 3.761 dos 5.569 municípios brasileiros, apresentou projeto ao Congresso Nacional propondo que estas despesas sejam exclusivas da receita própria do município, retirando dos cálculos as transferências constitucionais da União.

Nos cálculos do ex-deputado federal, ex-ministro e ex-candidato à Presidência da República os gastos relativos crescem principalmente nos municípios com até 50 mil habitantes. 

É ou não é um homem de coragem? 

Devemos lembrar também que ele não teve uma ideia dessas quando viajava pelo interior do seu Estado ou do País em busca de votos, apertando as mãos destes que agora são eleitos como os responsáveis pelo desperdício de dinheiro público. Não era oportuno, à época.

Como Afif Domingos quer se apresentar como poupador de recursos públicos, vale a pena avivar a nossa memória e recordar que ele foi condenado, em São Paulo, quando era o vice de Reynaldo de Barros, candidato ao governo do Estado, ambos do PDS, partido do Paulo Maluf naquela eleição.

A punição obrigava-o a ressarcir dinheiro à Imprensa Oficial do Estado de São Paulo (IMESP) por uso de seus funcionários para impressão de propaganda e venda de imóvel da IMESP à Associação Comercial de São Paulo (ACSP), à época presidida por Afif. 

Mas quero mesmo é explorar a coragem do todo poderoso presidente do Sebrae. 

A proposta “afifiana” vai atingir 4.932 dos 5.570 municípios brasileiros, ou seja: 88% das nossas municipalidades passariam a ter somente vereadores voluntários, provocando uma diminuição de mais de R$ 10 bilhões nos gastos públicos, como calculou a jornalista Eliane Catanhêde, “entusiasmada” com a proposta.

Desafio Afif Domingos, um político que quer surfar a onda da baixa aprovação da política na opinião pública, a propor a instituição de prefeitos e secretários voluntários nestes mesmos municípios. Tenho certeza, mesmo sem fazer os cálculos, que a economia será estratosférica.

Se Afif avalia que o Poder Legislativo Municipal está consumindo recursos que poderiam ir para a saúde ou educação, devo concluir que ele será coerente e ampliará a sua proposta para o Poder Executivo. 

Como sei que não é um oportunista querendo aparecer num momento de crise política, espero que este homem de coragem também leve suas ideias para o Judiciário, que navega em águas tranquilas, com altos salário e sem ser incomodado no seu orçamento. Seria inovador ver os juízes voluntários nos municípios, todos agradecendo ao Afif.

Anizio Amorim, o Anizão - Vereador do PMDB de Murici, Alagoas

Leia mais »
Postado por Ivan Nunes
30/08/2017 às 12:20

Prefeito de São José da Laje adquire produtos da agricultura familiar para a merenda escolar

O Programa Nacional de Alimentação Escolar-PNAE possibilitou aos alunos da educação básica matriculados em escolas da rede municipal de São José da Laje uma alimentação mais saudável com acompanhamento de nutricionistas. Este ano o prefeito Rodrigo Valença publicou o edital em março, sendo um dos gestores pioneiro na aplicação de recursos financeiros oriundos beneficiando assim cerca de 4000. Eles consomem alimentos originários do campo sem agrotóxicos. 

Desde 2009, quando foi aprovada a lei que determina que, no mínimo, 30% dos recursos sejm investidos na agricultura familiar, possibilitando assim, a compra de hortifrutigranjeiros de produtores lajenses.

A secretaria municipal Educação de São José da Laje, periodicamente tem apresentado capacitação para todas os Agentes de Alimentação Escolar (merendeiras), onde nessa capacitação se permita servir aos alunos alimentos mais saudáveis. Segundo a Secretária Ana Oaula Mendes, "são realizados testes de aceitabilidade  como manira de ouvir o alunado da rede. Eles pintam os rostos nas cédulas e depositam na urna, daí uma equipe de nutricionistas contabilizam o índice de aceitação dos alimentos onde elas formam sem alterações”, explicou Ana Paula Mendes.

A nutricionista da rede de ensino de São José da Laje, Shirley, está fazendo um trabalho de educação nutricional nas escolas que atende. Entre as principais estratégias está em acrescentar cada vez mais frutas e verduras no cardápio dos alunos e instruir as Agentes de Alimentação Escolar a diminuir a quantidade de sal e açúcar na preparação dos alimentos, com objetivo de lutar contra o crescimento de doenças crônicas. “As doenças surgem nas crianças desde pequenininhas, essa é a consciêntização que estou passando para todas elas”, disse Shirley Carla.

Para a diretora da Escola Municipal Vanda Paiva, Givalda Pimentel,  "a alimentação escolar ficou mais diversificada com a inclusão de produtos da agricultura familiar. Não só a comida se tornou mais saudável, como o rendimento escolar melhorou, já que as crianças ficam mais satisfeitas.” disse a diretora.

Leia mais »
Postado por Ivan Nunes
30/08/2017 às 07:20

Parque Recuperação divulga programação musical de sua vaquejada para setembro

Os organizadores da Vaquejada do parque Recuperação, os irmãos Bruno Lopes e Breno - divulgaram na manhã deste domingo,27, a programação musical do evento que acontecerá no próximo dia 30 de setembro em União dos Palmares. Confira as atrações tendo Solange Almeida como carro-chefe além de Luan Estilizado e PV Melo.

Leia mais »
Postado por Ivan Nunes
29/08/2017 às 10:29

2º BPM apreende drogas em União dos Palmares

Equipes da ROCAM (Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas), com o apoio do Serviço de Inteligência, pertencentes ao 2º Batalhão de Polícia Militar (BPM), prenderam três pessoas acusadas de tráfico de drogas no município de União dos Palmares. Um adolescente também foi apreendido na ação.

Durante rondas na localidade do Morro das Cobras, os policiais receberam a informação de que naquela região algumas pessoas traficavam drogas. Ao chegar no local, quatro pessoas foram abordaram, entre elas um menor de idade.

Com Claudian Amorim dos Santos, de 29 anos, Sergio da Silva Santos Junior, 19 anos, Rafaela dos Santos Silva, 19 anos, e o adolescente de 16 anos, foram encontradas 211 bombinhas de maconha, 63 pedras de crack; duas facas, que eram utilizadas para o corte da droga, sacos plásticos que serviriam para a comercialização do material, e ainda dois celulares e certa quantia em dinheiro.

Os acusados de tráfico foram conduzidos à Delegacia Regional para as providências necessárias.

Com assessoria 

Leia mais »
Postado por Ivan Nunes
Natura
Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 3028-7338 (Redação)

© 2017 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.