OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 22 de fevereiro de 2018

Colunistas | Arquivo: Fevereiro / 2018

Ivan Nunes Ivan Nunes
É jornalista profissional. Há mais de 20 anos escreve sobre os bastidores da política na Zona da Mata alagoana.
18/02/2018 às 08:03

Aves e animais silvestres invadem União; só esta semana os Bombeiros capturaram 5 deles no centro da cidade

Trata-se de um gambá-de-orelha-branca (Didelphis albiventris) o que foi capturado numa residência no bairro Vila Kenedy, localizado no centro de União dos Palmares, pelo grupamento do Corpo de Bombeiros Militar numa operação realizada por volta das 22h desta sexta-feira,16.

Ele é uma espécie de gambá achado na ArgentinaBolíviaBrasilParaguai, e Uruguai. É um animal generalista que vive em muitos habitats distintos, podendo apresentar comportamento predominantemente terrestre ou arboreal.

Por algum tempo, essa espécie foi classificada junto ao gambá-de-orelha-preta (Didelphis aurita) dentro do táxon Didelphis azarae. De 1993 até 2002, essa espécie também incluía o Didelphis imperfecta e o Didelphis pernigra como subespécies. 

Com um tamanho de pequeno a médio, o gambá-de-orelha-branca assemelha-se em dimensões a um gato e, quando adulto, pesa cerca de um quilo e meio a dois quilos.A sua pelagem é preta-acizentada no corpo, preta no rabo e branca nas orelhas e no rosto, possui uma listra preta na cabeça e manchas pretas ao redor dos olhos.

O gambá-de-orelha-branca é um animal muito versátil e seus habitats naturais são muito diferentes em termos de ocorrência de chuva, umidade, disponibilidade de água e temperatura; vive em prados, montanhas, bosques e florestas, podendo também ser econtrado em ambientes urbanos próximos a áreas de reserva. É comumente encontrado na Argentina, Paraguai, Uruguai, Bolívia e Brasil.

O gambá-de-orelha-branca frequentemente muda de habitat para acasalar. As populações geralmente são maiores em épocas mais úmidas, quando os filhotes começam a procurar por comida sozinhos. São geralmente solitários e nômades, mas às vezes vivem juntos em buracos, lixos e em estruturas humanas vazias (porões, garagens, armazéns etc.).

Os gambás-de-orelha-branca são animais onívoros, consomem invertebrados, pássaros, pequenos mamíferos, cobras, lagartos, anfíbios, frutas, cereais e praticamente qualquer coisa que seja comestível, também consumindo lixo quando disponível. Os gambás-de-orelha-branca que se alimentam regularmente de frutas agem como dispersores, podendo-se encontrar várias sementes em suas fezes

No Nordeste brasileiro ele é também conhecido como timbu ou cassaco, com exceção da Bahia, onde é chamado de sarigué, sariguê, saruê ou ainda sarigueia..

O nome gambá tem origem na língua tupi-guarani, na qual gã'bá ou guaambá significa "mama oca", uma referência ao marsúpio, a bolsa ventral onde se encontram as mamas e onde os filhotes vivem durante parte de seu desenvolvimento.

É o mascote do Clube Náutico Capibaribe, um time de futebol brasileiro de RecifePernambuco.

Deve-se a corporação do Bombeiros Militar, setor de Busca e Salvamento ter se deslocado até a Vila Kennedy, N° 21,  para capturar um gambá dentro de uma residência. Temendo ataques, os moradores do imóvel contaram que foram surpreendidos pois ele estava envolto as roupas. O animal não apresentava ferimentos e foi levado a uma mata da região e devolvido ao seu habitat natural.

Colaborou Grupo Branquinha e Região e Wilkipédia

Leia mais »
Postado por Ivan Nunes
18/02/2018 às 00:00

Kil anuncia Carnaval da ressaca e servidores cobram salários atrasados; nas rapidinhas

As rapidinhas em vídeos, está de volta. Elas agora serão diariamente para você ficar bem informado sobre o dia-a-dia político de sua cidade e região. Em União dos Palmares, um bloco que estava previsto para sair de um posto de combustível acabou mudando para o estabelecimento comercial de Zé Alfredo, vice-prefeito. Esse assunto gerou polêmica e até momentos de suposto rompimento entre o criador e a criatura.

Outras informações, melhor clicar nas rapidinhas. Encontro diário, ok


Leia mais »
Postado por Ivan Nunes
17/02/2018 às 20:57

Com a suposta queda de Kil, 8 querem sua cadeira na eleição suplementar que se avizinha

Avisa, lá!
O governador Renan Filho está sendo anunciado para domingo, 18, juntamente com o pai, senador Renan Calheiros, como grande atração no bloco Tudo Verde - nem tanto assim - de propriedade do prefeito Areski Freitas. 

Renan Filho nas pesquisas em União dos Palmares está em alta pelas obras que realizou no município a exemplo de reformas nas escolas da rede estadual, recuperação do ginásio de esportes, Manoel Gomes de Barros além do asfalto na cidade que deixou o centro e a imensa maioria das ruas um brinco.

Kil de Freitas, que vive dias de "não me deixem só" - é tudo que ele quer mais Jorjão - garante um carnaval da ressaca, com Julinho Porradão, daqueles de causar inveja. Pera? E, em União dos Palmares teve carnaval para provocar ressaca na turma!

Próximo do fogo
Parece que o clima azedou entre Zé Alfredo - o vice faz tudo na cidade - e o prefeito Areski Freitas, sabiam? Por exemplo: para domingo Kil anuncia o bloco Tudo Verde com Julinho Porradão e a presença do governador Renan Filho e do senador, Renan Calheiros, enquanto ZA anuncia, supostamente Missinho, Pitu e Banda e convidados no trio elétrico Poeirinha. 

O trio do prefeito sai do ginásio de esportes Manoel Gomes de Barros, enquanto o de ZA de seu território. Resta saber qual dos dois carregam bananas de dinamites com um doido no comando.

Na Laje
O ex-prefeito Paulo Roberto de Araújo Neno, de São José da Laje, aproveitou o Carnaval de maior sucesso na história da terra para apresentar o novo time do prefeito Rodrigo Valença, na Câmara Municipal. O mais novo vereador amigo do povo, é Laciel Nunes que agora dá números reais ao time do prefeito naquela casa:8 dos 9.

Por esses dias, o novo anunciado será o vereador Zé da Galera que admitiu conversar com o prefeito Rodrigo e o Relações Institucionais, Neno da Laje. Parabéns.

PH superou
PH foi o responsável pela linha de shows do Carnalaje 2018 e não é que ele se superou. Agradou em cheio em todas as indicações apresentadas ao prefeito Rodrigo Valença que subscreveu os contratos com as bandas apresentadas no evento de maior repercussão positiva de Alagoas.

Entre São José da Laje e PH já existe uma identificação quando o assunto é animar o povo e, a prova real do estou falando vem do mega sucesso de Chiclete Com Banana, Julinho Porradão, Nana Martins, Bora Bora e Peruano Cavalheiros. Quer mais? Prestigie pois, os eventos da Laje.

Irado
O prefeito Jairinho Maia não gostou do bloco "Vou Furar" idealizado pelo antecessor de seu pai na prefeitura municipal de Branquinha, ex-prefeito Neno Freitas. Na verdade o bloco foi um sucesso e para não ficar atrás Jairinho Maia contratou Devinho Novaes, atual nome do brega no Brasil, para fazer a quarta-feira de cinzas no município.

Para um público de 5 mil pessoas, Jairinho mandou dois recados para seus adversários políticos já disponível no Instagram da prefeitura municipal. Melhor você assistir lá, viu, pois, pelo visto a campanha de 2020 já começou.

Pergunta lá!
É verdade que instalaram entre o gabinete do prefeito Kil de Freitas e o de Jorjão uma factory sob o comando de um certo anjo chamado Gabriel? Perguntar não ofende, gente!

Rendidos
Os vereadores Tita e Elvis Alan adotaram um silêncio de cemitério em cima do prefeito Kil de Freitas de levar seus eleitores a desconfiar. O que antes era pau, agora nenhuma pedra. Será o fim do caminho... Para eles?

Nepotismo
O vereador e vice-presidente da Câmara Municipal de União dos Palmares, Ricardo Praxedes, promete por email, mandar para a redação do blog listão com mais de 20 nomes dos parentes do diretor do Saae - Serviço Autonômo de Água e Esgoto - José Welington. Segundo ele, tem até gente com nome de músico. Agora é com o poder da autoridade.

Não vou
Favorito, caso tenha eleição suplementar em União dos Palmares, o ex-governador Manoel Gomes de Barros diz que sua hora de encerrar a carreira política está chegando, mas antes, terá que ser o gestor das mudanças, do ordenamento, do resgate do respeito ao servidor que anda mal nos quatro cantos da cidade e, sobretudo, do pagamento em dia. Mano está sem vice, até agora.

Cravo de Jó
Zé Clemente tem um filho que é uma simpatia, chamado Jó Clemente. Assumiu por esses dias uma função de destaque na Cledisbel onde vem agradando a muitos como novo chefe da empresa instalada aqui em União dos Palmares. Pois bem: o rapaz tem gosto e tino por política e tanto quanto o pai, Zé, é uma simpatia de encher os olhos por onde passa.

Na semana passada foi visto no bairro da Cohab conversando com os novos amigos no bar do Zé, mas o rapaz já conhece o Nilton Pereira de canto a canto, bem como o Nova Esperança e os Terrenos juntos. Seráque ele vai pender pra Jurema como fez o pai?

Na luta
Zé Alfredo, Dode Praxedes, Manoel Gomes de Barros, Felipe Almeida, Cristina Vergeti, Carlos Leão, Eliane do Globo e Dr Paulo do PT são nomes que andam com a cabeça voltada para a sucessão de Areski Freitas. Caso haja eleição suplementar que é o que tudo mundo quer, pode daí sair uma chapa tipo Mano com Dode; Dode com Cristina Vergeti; Zé Carlos Leão com Dr Paulo do PT, Eliane do Globo com Dr Mano e Felipe Almeida com Dode Praxedes. A ordem, não alteram os fatores, saibam disso.

Até as próximas rapidinhas que agora será diária

Leia mais »
Postado por Ivan Nunes
17/02/2018 às 20:49

Nova sede da Uneal será inaugurada em março, em União dos Palmares

O governador Renan Filho classificou a Uneal, com sua nova sede em União dos Palmares, como uma das mais importantes realizações de sua administração. Ele revelou que em março estará promovendo a sua inauguração. 

Leia mais »
Postado por Ivan Nunes
14/02/2018 às 07:47

Emocionado, novo vocalista do Chiclete com Banana chora durante desfile

O cantor Kill, novo vocalista da banda Chiclete com Banana, se emocionou e chorou ao começar a desfilar no circuito Barra-Ondina, na orla de Salvador, nesta terça-feira (13) - dia de estreia dele à frente do grupo na festa baiana.

Esta é a primeira participação da banda no carnaval em dois anos. No ano passado, o Chiclete ficou de fora da folia, após alegar problemas financeiros. Nesta terça-feira, a banda puxa um trio sem cordas. Uma multidão segue a atração.

cantor Kill, novo vocalista da banda Chiclete com Banana, se emocionou e chorou ao começar a desfilar no circuito Barra-Ondina, na orla de Salvador, nesta terça-feira (13) - dia de estreia dele à frente do grupo na festa baiana.

Esta é a primeira participação da banda no carnaval em dois anos. No ano passado, o Chiclete ficou de fora da folia, após alegar problemas financeiros. Nesta terça-feira, a banda puxa um trio sem cordas. Uma multidão segue a atração.Khill ficou conhecido pela semelhança com a voz de Bell Marques, no período em que liderou a banda Patchanka, presença garantida em carnavais e micaretas pelo estado. No entanto, ele nega o título de cover, mas confirma as semelhanças no timbre de voz e a referência que sempre teve no Chiclete para seu trabalho.

Leia mais »
Postado por Ivan Nunes
gessinger
Natura
Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação)

© 2018 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.