OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 22 de novembro de 2019

Colunistas | Arquivo: Setembro / 2019

Ivan Nunes Ivan Nunes
É jornalista profissional. Há mais de 20 anos escreve sobre os bastidores da política na Zona da Mata alagoana.
23/09/2019 às 13:21

IMA renova licença para a prefeitura de União dos Palmares voltar a utilizar área de transbordo na usina Laginha

A prefeitura de União dos Palmares conseguiu renovar junto ao IMA(Instituto do Meio Ambiente) licença para voltar a utilizar à área de descarte destinada pelo Ministério Público Estadual localizada na altura do antigo campo de pouso da extinta Usina Laginha de União dos Palmares.

Na semana passada, após uma denuncia anônima, técnicos do IMA estiveram no município para constatar a veracidade da informação. O caso foi parar na Delegacia Regional de Polícia Civil, e o município de União dos Palmares acabou sendo autuado e vai ter pagar pesadas multas por descumprimento do Termo de Ajustes de Conduta(TAC) celebrados entre si.

Diante do MPE, o prefeito KIl de Freitas justificou o esforço de sua gestão em cumprir as determinações exigidas pelo MPE e que União dos Palmares não poderia ser penalizado pelo simples fato da usina seletiva de lixo, que está sendo construída na cidade do Pilar-AL ter sido embargada pelo proprio Ministério Público Estadual. 

- Nós tiramos, só Deus sabe de onde, recursos da ordem de mais de R$ 300.000,00 para bancar despesas para a coleta e envio do lixo doméstico de União dos Palmares para a cidade do Pilar. São despesas com combustível, pagamento aos donos de caçambas tudo isso com recursos próprios", disse Kil de Freitas em sua justificativa no pedido de renovação da licença ambiental.

No dia seguinte ao embargo, técnicos do Instituto do Meio Ambientes estiveram no local onde a prefeitura municipal anuncia a fase final, na conclusão da obra para o transbordo.

Outra mudança feita as pressas pelo secretário municipal de Infraestrutura, Júnior Menezes, foram os horários para a coleta e rota do lixo na cidade. Menezes até soltou uma nota pedindo a ajuda da população para não colocar lixo nas ruas antes de segunda-feira,23(hoje) mas com a renovação da licença feita pelo IMA não foi preciso executar essa nova ordem e a coleta voltou a sua normalidade.

Leia mais »
Postado por Ivan Nunes
14/09/2019 às 19:56

União dos Palmares poderá ter 7 candidatos de oposição a Kil de Freitas

O prefeito Kil de Freitas ainda não tem enfrentado a oposição sistemática dos pré-candidatos as eleições do ano que vem no palanque das redes sociais. Vem do Legislativo municipal apenas esse conceito, de dois, dos 15 vereadores. Logo eles que perdem a oportunidade de perder oportunidades, fora isso, apenas marola.

Do lado de cima da sucessão municipal, Kil de Freitas vai enfrentar a maior quantidade de pré-candidatos da face da terra. São 7 os prefeitáveis sem chance nenhuma de baixar a guarda para uma ou duas candidaturas.

Kil vai pegar pela frente com a mais absoluta certeza, Sérginho Rogério(PT); Silvany Calixto(sem partido); Zé Alfredo; José Carlos Leão(PSol); Sebastião de Jesus( sem partido); Manoel Gomes de Barros(MDB) e Tita(PDT) ó paí!

O blog tem conversado com todos esses candidatos que estão dispostos a saculejar Kil de Freitas e depois lhe tomar a cadeira. Todos estão decididos a dois fatores: pegar Kil de Freitas na virada e não recuar por hipótese alguma de suas respectivas candidaturas e ponto final.

Silvany Calixto, tem na voz do esposo, Dário, a firmeza de sua candidatura e para isso vem estruturando caminhos para torná-los sólidos e a partir daí cair em campo com a ajuda do PRTB. Irredutível, trata sua candidatura para prefeita  como além de firme, como uma rocha.

Zé Alfredo teve no prefeito Kil de Freitas o companheiro que lhe deu régua e compasso, mas ele não soube tratar como um vice-prefeito deve e daí conseguir um fortalecimento político maior.

Surtou antes da hora, tentou com a sua juventude política ofuscar o titular da pasta e acabou provocando rompimento político desnecessários adotando a contra-mão como caminho mais curto para chegar a prefeitura. Enfrenta graves problemas na Justiça eleitoral.

José Carlos Leão defende uma candidatura puro sangue e age tipo oléo de cozinha. Não há mistura com água e, pode repetir a mesma chapa da eleição de 2012, tendo como seu vice-prefeito uma moça ou aquele rapaz que já deve ter completado maior idade.

Sebastião de Jesus tem usado os bastidores políticos para anunciar a grande revelação do seu nome que é bom e qualificado, mas a visibilidade necessária ele prefere ficar postergando aos olhos de quem deseja colocá-lo no rol dos pretendentes, que é o povo.

Mano - De manhã cisca para dentro; a tarde bate um sono danado. Virou conselheiro político de Zé Alfredo, não devia por ter luz própria. A sua experiência política fala mais alto sempre, mas... Parece não enxergar. Vive contemplando os pastos verdejantes da pecuária onde seus belos produtos encantam os vivos. 

Tita - Aspirante ao cargo; enfrenta dificuldades para à reeleição de vereador. Deseja emplacar o filho num grupo político que não exija tanto.

Sérgio Rogério Tendo como padrinho Paulão, deputado federal(PT), representará a nova cara do Partido dos Trabalhadores em União dos Palmares pós escândalo do partido em nível nacional. Articulado, o novo sempre assusta ou poderá assustar em 2024.

No resumo da ópera, todos os adversários de Kil de Freitas calam quando muitos desejam escutar suas vozes e explicações de uma gestão comandada pelo Areski Freitas que reacende a cada chances reais para fazer história política em União dos Palmares, como o prefeito que mais passou tempo no cargo: 4 mandatos.

Kil segue favorito, apesar dos pesares que não são muitos.

Leia mais »
Postado por Ivan Nunes
Natura
Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação)

© 2019 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.