OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 23 de junho de 2017

Colunistas

Ivan Nunes Ivan Nunes
É jornalista profissional. Há mais de 20 anos escreve sobre os bastidores da política na Zona da Mata alagoana.
12/06/2017 às 21:12

Moradores denunciam situação de abandono do PSF da Abolição

Um dos mais antigos postos de saúde de União dos Palmares, localizado no bairro da Cohab Velha, vem apresentando problemas estruturais no seu interior e diante dessa situação, médicos e enfermeiros estão receiosos em trabalhar devido a situação degradante do PSF.

Um paciente que aguardava atendimento resolveu fazer vários registros fotógraficos do interior do Posto de Saúde e em seguida remeteu para a redação do blog pedindo providencias ao secretário municipal, Felipe Almeida, que já sabedor da situação e não toma nenhuma providência.

São infiltrações, rebocos do teto ameaçando desabar além do forte cheiro de môfo. Até a porta do banheiro da unidade de saúde da família mais antigo do bairro Abolição, Cohab Velha e Cohab Nova está quebrado. Os profissionais quando necessitam ir para suas necessidades fisiológicas tem que deixar um colega de plantão para não ser surpreendido.

O blog esteve no PSF e tentou ouvir os funcionários mas eles se negaram a falar sobre o problema administrativo. "Se eu abrir o bico aqui, o secretário bota a gente para bem longe. Essa tem sido a política do prefeito Kil e do Filipe(secretário municipal de saúde), disse uma enfermeira ao negar pedido de entrevista.

Procurado para falar sobre o assunto, uma servidora da secretaria municipal de saúde disse que o dia de hoje(Santo Antônio) foi para se organizar um forró que terão os secrvidores da secretaria municipal de saúde, alegando que o titular da pasta não se encontrava.

O blog foi até o Fórum para tentar falar com o representante do Ministério Público Estadual, Carlos Davi Correia de Lima, mas ele só atua em União dos Palmares as quartas-feiras.

Leia mais »
Postado por Ivan Nunes
09/06/2017 às 15:49

Pacientes denunciam falta de ambulância em hospital de União dos Palmares

A  Secretaria Municipal de Saúde de União dos Palmares protagonizou na manhã da quinta-feira, 8, momentos de aflição aos parentes dos pacientes que necessitaram de ambulância para levá-los até Maceió.

O sistema de atendimento as pessoas que são encaminhadas pelo hospital São Vicente de Paulo para Maceió em ambulância sempre foi ao longo dos anos de responsabilidade da secretaria municipal de saúde que vem negando sob a alegação de que algumas se encontram quebradas e outras ambulâncias estão em conserto e sem previsão de saída das oficinas.

 "Isso vem acontecendo há bastante dias. Na hora da transferência não tem transporte, e isso aconteceu com a minha mãe - disse o carteiro Aglálio -que teve que levar a sua genitora no seu próprio carro.

"Liguei para o governador e só não consegui falar com o prefeito Kil de Freitas que ainda vai para rádio AG FM dizer que quer administrar o hospital São Vicente de Paulo. Como? Se ele não consegue manter ambulâncias para a população. Minha mãe é diabética está com a pressão arterial altíssima e quando se necessita de uma para levá-la para o HGE ou outro grande centro hospitalar da capital, não tem ambulância. Isso é um absurdo", disse.

Uma fonte revelou ao blog que a ambulância SAMU de União dos Palmares está há 20 dias sem funcionar. Ela foi recolhida para Maceió e não teve a sua substituição como de praxe. Até a base que fica ao lado do posto da PRF(Polícia Rodoviária Federal) está fechada.

Informado sobre a situação, o secretário municipal de saúde da prefeitura de União dos Palmares, Filipe Almeida, não se posicionou sobre o assunto.

Leia mais »
Postado por Ivan Nunes
05/06/2017 às 20:13

Pediram 7% mas prefeito Kil de Freitas impôs 6,47% e servidores desistem da greve geral

Tentando evitar o caos maior no serviço público municipal de União dos Palmares, o prefeito Areski Freitas, esquivou-se de falar com os servidores da secretaria municipal de Infraestrutura, Administração e Saúde, e deu "poderes legais" ao Procurador Geral do município, Belarmino Soares, para abortar a greve geral, já programada pelo sindicato da categoria.

De acordo com o presidente, Olivânio Tita, os percentuais definidos pelo prefeito Areski Freitas, foram de 6,47% ao invés dos 7% solicitados pelos servidores.

- O interlocutor do prefeito defendeu a ideia de que se chegassem aos 7% atingiria de morte a Lei de Responsabilidade Fiscal e correria o risco de se meter em mais um processo de improbidade administrativa", disse Tita.

Com esses valores, retroativo a março, tudo volta ao normal no quartel de Abrantes, ou seja: os servidores abortam a greve geral e esperam que os 6,47% prometidos, já saiam no contra-cheque do mês de junho de 2017 conforme aprazou o prefeito. A conferir.

Leia mais »
Postado por Ivan Nunes
01/06/2017 às 20:31

Funcionários da Rede de Frios da prefeitura de União dos Palmares são despejados do imóvel

Cansados de ouvir a promessa de "estamos providenciando o pagamento", proprietários de imóveis alugados a prefeitura municipal de União dos Palmares tiveram que pedir ajuda na Justiça para despejar a Rede de Frios que está há seis meses sem pagar o aluguel do imóvel.

Depois do pedido do imóvel locado por um empresário onde funciona as secretarias municipais de Agricultura, Meio Ambiente e Incra, onde o caso se arrasta na Justiça, hoje foi a vez dos servidores que trbalham no imóvel da Rede de Frios, desocuparem a casa devido o prefeito Kil de Freitas não cumprir o pagamento da locação tem 5 meses

O blog teve acesso a um áudio divulgado por uma servidora da Rede de Frios, onde ela orienta as coordenadoras dos PSFs do município a não irem até a Rede pegar vacinas, pois estavam de mudança.

Segundo ela, o novo endereço fica por trás do 2º Batalhão, onde funcionava a farmácia do município, imóvel pertencente a Manoel do Rádio..

Uma fonte revelou que a proprietária do imóvel do PSF do bairro Santa Maria Madalena já acionou a Justiça com o mesmo objetivo dos demais: receber o aluguel que passam dos 6 meses.

Procurado, Jorjão Lins, secretário de Finanças, casado com a irmã da esposa do prefeito, Areski Freitas, que responde pela secretária municipal de Educação do município de União dos Palmares, não quis falar sobre o assunto.

Leia mais »
Postado por Ivan Nunes
23/05/2017 às 07:31

Sem local adequado, em União dos Palmares produtores de banana vendem seu fruto no chão

O produtor de banana de União dos Palmares continua sofrendo para vender seu produto. Sem local adequado, ele expõe toda sua safra no chão para garantir, no mínimo, bons negócios.

Nas últimas 5 gestões os produtores sempre receberam a promessa da construção de uma Ceasa, mas nada se concretizou. E até hoje, tudo continua da boca pra fora.

Leia mais »
Postado por Ivan Nunes
secom-gs1
Natura
Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 3028-7338 (Redação)

© 2017 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.