OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 17 de outubro de 2017

Colunistas

Ivan Nunes Ivan Nunes
É jornalista profissional. Há mais de 20 anos escreve sobre os bastidores da política na Zona da Mata alagoana.
02/10/2017 às 10:06

Professores da educação de União dos Palmares anunciam greve geral para 4ª feira

A mais equilibrada das secretarias municipais do prefeito Kil de Freitas, comandada por sua cunhada, Rimelque Xirli Lins, perdeu o compasso com os professores. Levada por um diálogo recheado de humilhações contra a categoria, a titular da pasta diz não ter dinheiro para conceder aumento salarial aos professores 10 meses depois, quando os números comprovam ao contrário e a história de quem passa pelo comando da Semed também.

Vejamos: Beto Baia deu 10% de aumento no salário do professor, ele que vinha passando por atribulações de relacionamentos com uma câmara municipal  exigente e radical que queria a todo custo tirar o município de seu comando administrativo.

Depois veio Eduardo Pedrosa que na gestão do vereador Bruno Praxedes, concedeu 6% deixando a categoria de bem com a vida. Nos dias atuais, os 17 mil eleitores que cravaram no nome de Kil de Freitas com Zé Alfredo, a cada dia, são apunhalados pelas costas sem pena pela dupla.

A discussão da secretária municipal de Educação, Rimelque Xirli Lins, auxiliada por um grupo de advogados de primeira viagem na função, vem levando a titular da pasta para o confronto com a classe. E hoje Rimelque está entregue aos Leões sem ter saída por conta de ter engolido cálculos maquiados.

De acordo com o procurador do município, ora Belarmino Soares ora outro do mesmo nível, "a secretária está disposta a entregar a folha, números em termos de valores para o Sinteal - sindicato dos professores - para que os educadores encontrem uma saída de aumento salarial no que vem sendo solicitado. Repara que conversa pra boi dormir!

Nesse chove não molha, a data base vem desde agosto, já estamos no mês de aniversário da cidade, que poderemos não ter aquele, tão esperado, majestoso desfile na avenida, por conta da inabilidade da Semed, assistida pelo prefeito Kil de Freitas que governa o município a cada dia, como se fosse o último de sua gestão, por conta de ter percorrido ao longo de sua vida pública caminhos pouco recomendáveis.

A greve dos valorosos professores de União dos Palmares está decretada a partir desta quarta-feira,4, em toda a rede municipal sem piedade ou dó. Os professores não suportam tratamento de servidores de "escolinha" adjetivo dispensado pela Rimelque Xirli Lins e seus asseclas.

Todo o rito que levam a paralisação dos professores de União dos Palmares vem sendo cumprido de maneira religiosa e, agora, é só conferir.

Leia mais »
Postado por Ivan Nunes
28/09/2017 às 10:54

Asfalto novo em União dos Palmares vem atraindo motoristas para grandes velocidades no centro

A camada de asfalto novo que o Governador Renan Filho, vem aplicando no centro e em algumas ruas de acesso aos bairros de União dos Palmares vem sido motivo de queixas contra condutores de veículos, motocicletas e até ônibus que passaram a desenvolver altas velocidades nas ruas do centro.

Nossa redação tem registrado inúmeras denuncias de populares numa verdadeira enxurrada de queixas, onde eles estão sendo alvo fácil de motoristas que querem fazer da rua uma pista de Fórmula 1. Nesse sentido a nossa reportagem foi ouvir a opinião do alguns socorristas em União dos Palmares, a exemplo Corpo de Bombeiros Militar, 3ª Base e as estatísticas são alarmantes. Os acidentes envolvendo motocicletas são alarmantes. O HGE tem recebido, na Zona da Mata, o maior número de acidentados oriundos de nossa cidade. 

"Esta semana eu testemunhei um ônibus escolar fazer uma manobra perigosa em direção a escola Milton Afonso(Adventistas) que eu disse vai ser agora, mas a mão de Deus evitou uma coisa pior, pois ele descia cheio de crianças que vibravam com a ação do motorista com um som automotivo no último volume", disse a aposentada Maria Conceição Pereira, ouvida pelo blog.

Dos seis bairros existentes em União dos Palmares, nenhum deles vai receber asfalto em sua totalidade como está acontecendo no centro da cidade,em função de suas ruas ainda se encontrarem com calçamento de paralelepípedo, a excessão do bairro Roberto Correia de Araújo, os Terrenos, que teve uma de suas avenidas construída com paralelepído, e já foi alvo de uma camada espersa de asfalto.

Essa artéria também está entre as  ruas onde o motorista não economiza alta velocidade levando perigo as crianças, idosos e as pessoas que moram nas imediações. 

Outra queixa recorrente, tem como origem os comerciantes do centro, principalmente os que tem lojas na avenida Monsenhor Clovis a preferida pelos mototáxistas e donos de carros, que não atentam para o risco que correm quando atravessam a avenida a toda velocidade. "Já tentei chamar a atenção dos Guardas da SMTT, mas eles alegam que a escala é feita apenas para autuar carros que estacionam em locais imnpróprios, mais nada", disse a florista Maria de Fátima.

Para José César Monteiro, especialista em segurança do trânsito e mobilidade da cidadadia, que trabalha em Recife-PE e estava passando o final de semana em União dos Palmares, terra natal de sua esposa, a saída já que os trabalhos de recapeamento asfáltico já ultrapassou mais da metade, seria a sinalização, o que auxiliava em muito para evitar prováveis acidentes de veóculos. "A pista sinalizada, inibe o motorista, condutor, enfim, a desenvolver grandes velocidades, por que ele vai saber que naquele perímetro é proibido pelas autoridades de trânsito se desenvolver grandes velocidades", comentou.

Procurado, o responsável pela Construtora FP, disse que essa outra etapa será cumprida o mais rápido possível, mas não há previsão, e que será de responsabilidade de outra empresa especialista no assunto", disse.

Leia mais »
Postado por Ivan Nunes
24/09/2017 às 18:53

Vereador Fabiano Leão é o novo presidente da Uveal

Após um início tumultuado em que houve a intervenção do judiciário suspendendo as eleições em março deste ano, os vereadores alagoanos encontraram a unidade e elegeram neste sábado,23, a nova diretoria da União dos Vereadores do Estado de Alagoas, Uveal. 

Com 716 votos o representante arapiraquense Fabiano Leão (PMDB)  comandará a entidade nos próximos quatro anos.

Nos bastidores das eleições os comentários reconheciam que a construção da unidade dos mais de mil vereadores em Alagoas em torno de Fabiano Leão tinha a contribuição do vereador Anízio Amorim, o Anizão do PMDB de Murici.

Veterano, com seis mandatos de vereador, Anizão tem se destacado na defesa da categoria. Sua atuação atinge as centenas de Câmaras espalhadas pelo país, sempre se posicionando sobre temas polêmicos, como o recente fim do recesso do meio do ano na Câmara de sua cidade. Projeto de Resolução proposto por ele e aprovado por unanimidade. 

Por sua atuação diferenciada, foi indicado pelo presidente da União dos Vereadores do Brasil – UVB, Gilson Conzatti, como coordenador das ações da entidade em todo o Nordeste. O vereador gaúcho Gilson Conzatti deixou evidente que tal tarefa é também o reconhecimento da liderança do vereador alagoano em outros estados.

Resultado oficial da votação

Fabiano Leão 716 votos

02 votos nulos

01 voto Branco

Leia mais »
Postado por Ivan Nunes
24/09/2017 às 18:50

Mineradora celebra parceria com a prefeitura de São José da Laje

A Secretaria Municipal de Agricultura, Aquicultura e Pesca da prefeitura municipal de São José da Laje, firmou parceria com a Mibasa S/A, maior mineradora de Alagoas, para a realização de palestras com temas  "A prática conservacionistas de solos, fertilidade de solos e nutrição de plantas".  O objetivo é atender aos segmentos da agricultura familiar, pecuaristas e produtores de cana do município. As palestras serão agendadas com o público de maneira específica, sendo realizadas em três momentos.

A parceria foi fechada entre o Secretário de Agricultura de São José da Laje, Roger Cavalcante, e o diretor comercial da Mibasa, José Alberto Barreto Filho. Para o Secretário Roger, “trata-se de um importante trabalho técnico, colocado à disposição do nosso produtor rural em todos os seus níveis, buscando a otimização de suas produções e qualificando o uso de suas áreas, a fim de não degradar seus solos,  preservando física e quimicamente, repondo o necessário às culturas, trazendo mais viabilidade econômica para o segmento agropecuário de nossa cidade.”.

Por SECOM


Leia mais »
Postado por Ivan Nunes
22/09/2017 às 18:34

Polícia desvenda crime de pecuarista assassinado na região da Barra do Dia em Murici

Um cerco ao bairro Morro das Cobras na manhã desta sexta-feira, resultou num forte tiroteio entre a polícia militar e civis contra o bandido Gonçalo, vulgo Galeguinho. A presença ostensiva seguido do tiroteio levou pânico aos moradores da comunidade e do entorno provocando medo e tensão por duas horas.

A força tarefa das polícias Militar e Civil de União dos Palmares para prender Galeguinho, líder do bando que roubou e assassinou o pecuarista Thadeu Omena, um dos herdeiros da extinta usina São Simão, líder no setor sucroalcooleiro de Alagoas nos anos 70, também contou com um helicóptero. 

Thadeu Omena chegava de Murici, onde tinha ido fazer compras, já era noite quando foi abordado por Gonçalo, que estava na companhia de Michael Carlos da Silva, de 16 anos, Lucas Eduardo da Silva 19, um outro identificado apenas como Laiá e Gonçalo, o Galeguinho. líder do bando.

Antes da ação criminosa, os assaltantes tinham imobilizado um dos vaqueiros da vítima e deixado preso numa das casas da fazenda, versão confirmada pelo Major Gouveia, que utilizou 20 homens do 2º Batalhão de Polícia Militar e mais 10 da Polícia Civil.

Já no interior da casa, Thadeu tentou argumentar com os bandidos, mas não obteve exito pois se tratava de um assalto. Houve uma luta corporal entre a vítima com os bandidos, que estavam armados de faca-peixeira e facão. Thadeu, que era faixa preta de Judô, acabou sendo alvejado com mais de dez facadas e cerca de seis golpes de facão, morrendo no quintal de sua casa, onde o corpo foi encontrado. Dentro do imóvel, vários móveis foram destruídos.

"Nós fomos em busca de prender o Gonçalo. Esse bandido recebeu a Polícia Militar à bala e reagimos na hora em função da ousadia desse criminoso, que matou um pecuarista, tendo o apoio de seu bando.

Dos quatro envolvidos no crime, Iaiá foi alvo de várias pauladas na cabeça, desferidas por dois vaqueiros que deram de cara com os criminosos na saída da casa do pecuarista. Os outros três conseguiram empreender fuga. 

De acordo com o Major Gouveia, Lucas Eduardo da Silva, de 19 anos, conseguiu fugir para União dos Palmares. No trajeto ele teria entrado em contato com um parente em União dos Palmares, que teria ajudado na sua fuga através de um Tele-carro locado. Na altura da extinta Usina Laginha o carro foi abordado pelos policiais militares. Foi dada voz de prisão a Eduardo e o conduziram para a delegacia municipal de Polícia Civil de Murici, onde segue preso.

Agora pela manhã, uma força tarefa se deslocou para o bairro Padre Donald - antigo Morro das Cobras - na casa de Gonçalo, vulgo Galeguinho. Foi feito um cerco policial, mas o criminoso recebeu a policia à bala. Na troca de tiros, ele acabou perdendo a vida. Apenas Maicon permanece foragido.

Leia mais »
Postado por Ivan Nunes
Natura
Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 3028-7338 (Redação)

© 2017 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.