OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 26 de abril de 2019

Colunistas

Ivan Nunes Ivan Nunes
É jornalista profissional. Há mais de 20 anos escreve sobre os bastidores da política na Zona da Mata alagoana.
01/01/2019 às 09:38

União dos Palmares não tem lixão, mas o lixo da no meio da canela

O lixão que se formou no lastro da ponte ex-prefeito Zé Pedrosa continua sendo um desafio para o gestor municipal de União dos Palmares. Tudo foi feito, mas algo precisa ser realizado ainda, sabia? Talvez colocar as ruas transversais do bairro Abolição com as ruas que margeiam o riacho Canabrava na rota do caminhão que faz a coleta do lixo doméstico da cidade ou sed for o caso, filmar as ações dos sujões.

Será que o cabo Miguel Correia seria um bom plantão na área? Não sei, não sei, o caso é mais sério do que a nossa vã filosofia, pois a ponte Zé Pedrosa nos leva e tras da BR-104 até o centro de União dos Palmares ou se preferir até o Fórum de Justiça.

Não podemos ficar inertes a essa realidade que desafia Seinfra, prefeito Kil de Freitas e a beleza do lugar. Pessoal reincidente esse, não? Lembro que na gestão do ex-prefeito Iran Menezes o lixão ficava a margem do riacho até Iran construir a primeira ponte ligando o bairro dos Terrenos com o centro.

Pela milésima vez se reclama: a quem interessa aquele cenário desprezível, atraente aos urubus e a uma porca que remexe pra lá e pra cá o lixo doméstico com o intuito de chamar a nossa atenção e irritar a quem parece não querer se habituar ao patético cenário da imundície. 

Desafio para o prefeito Kil de Freitas para 2019 já que ele em 2018 não conseguiu acabar com um lixão no lastro da ponte que leva o nome do político que o lançou na vida pública. Melancólico, não?

Leia mais »
Postado por Ivan Nunes
10/12/2018 às 14:49

Moradores denunciam mau cheiro de resíduos domésticos em União dos Palmares

Moradores da rua José Bezerra Montenegro, em União dos Palmares, estão incomodados com as caçambas que transportam o lixo doméstico da cidade até Pilar. O problema é que, na maioria dos dias, o veículo tem que pernoitar no interior do DER, onde funciona a Secretaria Municipal de Infraestrutura.

No local tem todo o tipo de resíduos misturados. Além disso, a população se preocupa com uma área de que nos faz lembrar dois campos de futebol, local onde as caçambas ficam paradas até o dia seguinte, quando seguem para a cidade do Pilar.

“É óbvio que lixo em qualquer lugar, desde que esteja colocado de maneira irregular, sempre vai incomodar porque ambientalmente está errado”, disse um morador do local. Uma médica identificada como  FlorBerlla Proença gravou vídeo onde ela relata o drama de ter que conviver com essa situação.

Ela disse que os moradores do entorno do DER são cidadãos que pagam seus impostos e, que a permanência do veículo caçambão incomoda muito devido ao mau cheiro que é forte demais e causa transtornos a todas as família.

Com um celular ela  flagrou imagens internas do pátio onde existe um caçambão parado e totalmente cheio de lixo. "União dos Palmares é uma cidade sem lei", disse. Confira o vídeo que o blog teve acesso.

CLIQUE E ASSISTA 

Leia mais »
Postado por Ivan Nunes
28/11/2018 às 06:43

Prefeitura de União recolhe mais de cinco mil toneladas de entulho por mês

A Prefeitura de União dos Palmares, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), retira mensalmente mais de cinco mil toneladas de entulhos que são deixados por moradores que estão em fase de construção na cidade. Entre janeiro e outubro deste ano, mais de 800 caçambas de entulhos foram retiradas, por mês, de diversos locais no município. Cada caçamba tem capacidade para 12 toneladas.

Somente em um imóvel localizado próximo ao Segunmdo Batalhão de polícia de União dos Palmares, no centro da cidade, foram retiradas 15 caçambas de entulhos, que somados a outras ruas corresponde a 960 toneladas de material descartado irregularmente.

De acordo com Junior Menezes, secretário de serviços urbanos, é preciso que os moradores e carroceiros se conscientizem sobre a importância de não jogar entulho em lotes vagos ou abandonar na porta de casda opnde as vezes não comunica a Seinfra e o descarte passa de uma duas três semanas.

“Os moradores têm que descartar os entulhos em locais corretos. Existem os cascos destinados aos carroceiros. Caso o morador queira contratar um carroceiro, contrate aquele que tem responsabilidade e que joga os entulhos em locais próprios, e não em lotes vagos ou nas proximidades do lixão na Camaratuba”, disse o secretário.

Ele enfatiza que o período chuvoso pode contribuir para o aumento da proliferação do mosquito da dengue e de animais peçonhentos. “Conclamamos os moradores, carroceiros, empresas em geral, para que tenham responsabilidade para com a cidade. Estamos no período chuvoso, e jogar entulhos em lotes vagos pode contribuir com a proliferação do mosquito Aedes Aegypt. O momento é muito critico, e só temos uma maneira de combater o mosquito: a união do poder público com a população. Pedimos para que a população se conscientize e colabore com a limpeza da cidade”, destaca Junior Menezes.

Leia mais »
Postado por Ivan Nunes
18/11/2018 às 18:00

Dia Nacional da Consciência Negra tem programação cultural na Serra da Barriga

Na terça-feira (20), Dia Nacional da Consciência Negra, o Parque Memorial Quilombo dos Palmares, na Serra da Barriga, em União dos Palmares, receberá programação especial em comemoração à data tão importante para a sociedade brasileira. Desde o sábado (17) a terça-feira, ocorrem apresentações artísticas e culturais, feira de artesanato, concurso de beleza e o tradicional cortejo afro.

As atividades do 20 de Novembro fazem parte de uma série de ações realizadas durante o mês dedicado à conscientização sobre a igualdade racial, e são fruto da parceria entre a Fundação Cultural Palmares, Ministério da Cultura (MinC), Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), e as prefeituras de Maceió e União dos Palmares.



Confira a programação completa:

De 17 a 20/11

CONCLAEA - Conferência Caribenha e Latino Americana de estudantes de Agronomia

Local: Escola Jairo Viana

19/11 - União dos Palmares

8h - Atividades na Estação Ferroviária com feira de artesanato e praça de alimentação

14h - Passeio Cultural no Tra-Trem (gratuito para o público em geral)

15h - Apresentação de grupos de capoeira

18h - Cortejo dos capoeiristas da Casa Jorge de Lima em direção à Estação

19h - Projeção mapeada na Casa Jorge de Lima e apresentação de Love Jha, Banda Isegoria e Trilha Sonora

20h - Concurso da Beleza Negra

22h - Apresentações de artistas locais - Afro Revolução e Afro Zumba

00h - Término

20/11 - Serra da Barriga

6h - Oferenda na Jaqueira

7h - Oferenda Lagoa

8h30 - Encenação Altay Velloso

9h - Café da manhã

10h - Homenagem a Zumbi com tambores e apresentação da Orquestra de Tambores

10h - Xirê

10h45 - Fala oficial e entrega dos jogos educativos do Projeto Conhecendo África

20/11 - União dos Palmares

9h - Passeio Cultural no Tra-trem gratuito e aberto ao público e apresentação do Maculelê da escola Municipal Maria

14h - Passeio Cultural no Tra-trem gratuito e aberto ao público e apresentação do espetáculo Muquém da Escola Pedro Pereira

16h - Apresentações artísticas e exibição de cinema

Com Assessoria

Leia mais »
Postado por Ivan Nunes
16/11/2018 às 12:09

Aplaudido: JHC conduz presidência da Câmara, ratifica acordo entre oposição e governo e salva financiamentos para Santas Casas do Brasil

Na presidência da Câmara: JHC é aplaudido ao costurar acordo entre oposição e situação e salvar financiamentos para Santas Casas 

Pegando uma pauta bomba, no dia em que anunciou sua candidatura à presidência da Câmara Federal para o biênio 2019/2020, JHC demonstrou maturidade na condução da MP 848, que, na prática, salva as Santas Casas do Brasil ao garantir acesso dessas entidades ao financiamento pelo FGTS. 

Passava das 21:30 a segunda-feira(12) quando a oposição, liderada pelo Partido dos Trabalhadores, impunha ferrenha obstrução à Medida Provisória, justificando que o trabalho de instrução tinha por objetivo barrar a MP 844, que facilita investimento privado no mercado de distribuição de água, que estava prevista para ser lida na mesma noite.

Oposição e situação entraram em acordo, com o líder do governo, Deputado André Moura (PSC-SE), anunciando que o governo retiraria a MP 844 se houvesse acordo com o fim da obstrução. 

Com o acordo costurado no Plenário, JHC, que estava na condução dos trabalhos substituindo o presidente Rodrigo Maia (DEM-RJ), contrariou orientação da presidência e ratificou o acordo. 

Os trabalhos prosseguiram no plenário e a Medida Provisória que salva as santas casas, que estava próximo de caducar, perdendo seus efeitos, foi votada na íntegra, inclusive os destaques.

E reconhecendo a habilidade e maturidade do Deputado Federal alagoano, na condução dos trabalho e aprovação da MP, ao fim da sessão, JHC foi aplaudido por parlamentares da oposição e da situação.

Leia mais »
Postado por Ivan Nunes
Natura
Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação)

© 2019 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.