OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 16 de agosto de 2017

Colunistas

Ivan Nunes Ivan Nunes
É jornalista profissional. Há mais de 20 anos escreve sobre os bastidores da política na Zona da Mata alagoana.
06/07/2017 às 16:36

Chuvas danificam estradas vicinais no município de Branquinha

Em decorrência das chuvas acima da média que caem na cidade há três meses o prefeito Jairinho Maia se reuniu com integrantes das secretarias de governo para ordenar a imediata recuperação dos acessos às comunidades rurais.

A medida foi tomada levando em consideração as previsões do tempo, que mostram a diminuição da intensidade das precipitações. O levantamento consta que 140 quilômetros de estradas rurais foram parcialmente danificadas.

De acordo com o levantamento da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Condec), houve danos em praticamente todos os trechos das estradas vicinais, impedindo o tráfego de veículos e comprometendo o trânsito de alunos da zona rural.

A ponte do assentamento Flor do Mundaú foi arrastada devido à correnteza do rio. Outra ponte do município, localizada no assentamento Eldorado dos Carajás teve a cabeceira danificada. Em vários trechos houve deslizamento de terra bloquearam a passagem dos automóveis.

De acordo com o prefeito, com o levantamento agora é possível mensurar os estragos provocados pelo volume de chuva e que será necessário esperar o solo secar para ser feito um trabalho de recuperação total.

“Por enquanto será um trabalho paliativo. Infelizmente não é um problema fácil de resolver, o solo está muito úmido o que pode piorar se utilizarmos maquinário de terraplanagem, mas já estão sendo colocados pedras e macadames (tipo de brita) nos pontos mais críticos”, destacou.

A prefeitura está dando assistência aos moradores das áreas afetadas, aos alunos que moram nos povoados e assentamentos. É o que destacou Aldair Vieira de Araújo, coordenador da Defesa Civil de Branquinha. “O nosso maior problema são as estradas que afetam nesse momento diretamente os alunos. Estamos dando assistência aos moradores e as vias dos agricultores rurais”, concluiu o coordenador.

Leia mais »
Postado por Ivan Nunes
05/07/2017 às 13:26

Secretário de Kil descumpre ordens e irrita vice-prefeito; nas rapidinhas

Viajou

O prefeito Kil de Freitas assim que soube que o processo e improbidade a que responde no TJ/AL vai ser levado ao pleno, pegou o primeiro avião e desembarcou em Brasília-DF.

De acordo com um observador político do caso, só uma liminar pode salvar Kil de Freitas da perda do mandato. Ele ainda conta com a "boa"  influência do senador Renan Calheiros nos tribunais do Distrito Federal.

Mas para alguns assessores, Kil de Freitas supostamente teria ido descansar em Fortaleza-CE, uma maneira clara de tirar o foco dos que torcem por sua queda do comando administrativo da Prefeitura de União dos Palmares. A conferir.

Xingamentos

Vazou nas redes sociais um áudio do prefeito Kil de Freitas para o secretário de Sáude, Filipe Almeida, onde ele chama a oposição política de "cachorro que cai da mudança".

É visível notar na gravação a voz tremula, nervosa e inquieta de Kil, assim que soube que seu processo desembarcará, na semana que vem, na pauta de julgamentos da Corte. A conferir.

Federal

O prefeito de São José da Laje, Rodrigo Valença, vem tendo seu nome citado em todas as pesquisas feitas na Zona da Mata como virtual deputado federal. Bem avaliado, o jovem prefeito tem revelado no privado que o projeto político não pertence a ele, e sim, a São José da Laje, que terá a missão de resgatar, 40 anos depois, a cadeira que foi de Mário da Costa Guimarães, Aril Lyra e Ramiro Pereira, só que desta vez na esfera federal.

Rodrigo no PSL

Para consolidar a sua candidatura para deputado federal, Rodrigo Valença terá que desembarcar no PSL, partido que em Alagoas é presidido pelo ex-prefeito e São José da Laje, Paulo Roberto de Araújo, Neno.

Fincado em 17 municípios, o partido elegeu nas últimas eleições, prefeitos, vice-prefeito e inúmeros vereadores, o que facilita a densidade política de Rodrigo Valença que aposta na sua juventude, determinação e que soube elevar o município a condição de cidade referência da Zona da Mata alagoana.

Bicudos

Zé Alfredo, vice-prefeito de União dos Palmares, não suportou as criticas da população e pediu ao secretário de Infraestrutura da prefeitura, Junior de Iran para iniciar a operação tapa buracos pela rua do Castelo Branco, que dá acesso aos maiores bairros da cidade.

Contrariando o comando, Junior Menezes inverteu a ordem e iniciou a operação através do posto de saúde, Zé de Lima. Pronto, foi o suficiente para ZA ficar irritado com o titular da pasta e por conta própria fazer o serviço que deveria ser realizado pela prefeitura, só que tapando os buracos com borra de asfalto aqui, piçarro ali, e assim foi.

No comando

O deputado federal, JHC, vem nas últimas sessões da Câmara dos Deputados, presidindo a casa com extrema desenvoltura. Quem assiste a TV Câmara tem notado o jovem valor da política alagoana, passando a palavra aos seus pares, bem aos moldes de um veterano deputado federal. Gostei!

Ilhados

Alunos da rede municipal de ensino da prefeitura de União dos Palmares, que residem pras bandas da Serra da Barriga tem comido o pão que o diabo amassou para chegar até a sala de aula de suas unidades de ensino.

Eles sofrem por que dia sim, muitos não, o ônibus amarelinho não se desloca como deve para pegar os alunos para trazer e depois levar em função das condições horrorosas da estrada de acesso ao Patrimônio Cultural do Mercosul. Com a palavra o Ministério Público do Estado.

Mais feiras

Cerca de 80 feirantes estiveram na manhã desta terça-feira,4, no Fórum de União dos Palmares para o dedo de prosa com a promotora de Justiça, Ana Luiza, que atua na 2ª Vara.

De acordo com o líder da categoria o assunto é fazer Kil de Freitas cumprir as 300 cestas básicas prometidas aos feirantes vítimas do decreto da fome, como eles batizaram depois que foram remanejados de local.

O encontro não deu certo por que um dia antes a promotora de Justiça entrou de férias, voltando por esses dias, mas a pegada será nesta quarta-feira,5, com o promotor de Justica com desenvoltura no Gecoc, Carlos Davi Correia de Lima. Boa sorte aos feirantes!

DataNunes

Instituto de pesquisa de maior renome na região, o DataNunes ganhou as ruas de União dos Palmares e desvendou os mais queridinhos da população para deputado estadual.

Dode Praxedes com 0,17% seguido de Sebastião de Jesus, com 0,15%. Depois vem Adelson Andrade com 0,14%. O vereador, Cicero Aureliano(Tita) empata com Francelino Amaro, do PT em 0,13%.

Zé Alfredo com 0,10% seguido de Almir Belo com 0,8%. Manoel Gomes de Barros com 0,7% -, Tita do Sindicato com 0,5% e Carla Tereza com 0,3% empatado com Edvane Ferreira(Edvane do Hospital) com 0,3%.

A pesquisa quis saber também se a gestão do prefeito Kil de Freitas anda identificada com a população e 60% dos entrevistados responderam que não. A população não confia mais no seu governo.

Ventania

As intensas chuvas que caem em União dos Palmares, seguido de ventos fortes acabaram derrubando uma árvore na porta do sindicato dos trabalhadores da prefeitura de União dos Palmares.

Não demorou muito, uma equipe de limpeza da Seinfra chegou para desobstruir o trânsito. Óia, paí!

Na rota da cultura

Uma fonte do blog garantiu aos nossos leitores que o prefeito Rodrigo Valença vai transformar a antiga sede da prefeitura municipal de são José da Laje num espaço cultural dos bons com reais condições e receber shows acústicos, peças teatrais e exposição fotógrafica e pinturas.

A ideia de Rodrigo é colocar São José da Laje no circuito cultural de Alagoas, com a criação de uma escola de música que deverá funcionar na antiga residência do político Zé Zinhuma.

Esta semana o prefeito terá uma reunião com membros de um Instituto histórico da cidade para definir a linha estratégica. O governo de Alagoas promete entrar com boa parte da logística dentro dos festejos de seus 200 anos de existência.



O Advogado Rivaldo Rodrigues garante que sua candidatura ao senado da República será uma coisa líquida e certa nas eleições de 2018. Em agosto, o operador do Direito avionará até Brasília-DF com o objetivo de delinear planos com a cúpula de seu partido, visando amarrar o projeto político pioneiro para um filho da terra do poeta, Jorge de Lima e Zumbi dos Palmares.

Cadê o doutor?

Moradores do bairro Santa maria Madalena estão sem vê a cara do doutor do postinho de saúde do mesmo nome tem três dias. Como não houve substituto, muitas das famílias que estão doentes ou necessitam de atendimento médico, tiveram que migrar para o posto de saúde, Zé de Lima, que do dia para a noite virou referência em União dos Palmares depois que o prefeito Kil de Freitas travou convênios com o HSVP. A população continua sofrendo com o modelo de saúde imposta pela dupla Kil-Filipe Todinho, digo, Almeida.

Até as próximas, rapidinhas...

Leia mais »
Postado por Ivan Nunes
03/07/2017 às 19:54

Água servida nas torneiras assusta população de Ibateguara

O vereador Sandro Veloso, do PT, revelou que o sistema de abastecimento de água de Ibateguara, comandado pela Casal, virou um caos. Não há investimentos na Estação de Tratamento de Água(ETA) tem 40 longos anos, mas parece que foi ontem, os problemas são os mesmos. Uma população de usuários da ordem de 1.600 clientes, que vivem o drama de mesmo nesta época de inverno não ter o líquido precioso em suas torneiras com frequência.

"Já estive com a cúpula da Casal e mostrei para eles a realidade do abastecimento de água de Ibateguara. A água que é servida a população é turva. E como se não bastasse duas empresas disputam o monopólio do abastecimento da cidade. De um lado a Samae e a Casal. Isso é um absurdo. Falta boa vontade", disse Sandro Veloso.

O vereador disse que esta semana estará com o governador Renan Filho para expor a realidade quanto ao abastecimento de água da cidade. Ele revelou que tem levado o assunto para a tribuna da Câmara de Vereadores, mas não tem encontrado eco.

"Não vamos permitir que a Casal continue como se nada tivesse acontecendo. Vamos atentar para a péssima qualidade da água que continua sendo servida à população desta cidade, prejudicando a saúde do povo em frontal desrespeito ao disposto no artigo 18 e seus incisos do Código de Defesa do Consumidor, que foi criado para defender os direitos dos consumidores".

O vereador faz um alerta para que a Câmara e a prefeitura se posicionem. "Venho reclamando esta situação há muito tempo, mas infelizmente não somos ouvidos. Sei que a turbidez da água nesta época pode ser um fator, mas existem os produtos químicos para corrigir. É só comprar e colocar, porque é para isto que pagamos mensalmente nossas contas de água. Pergunto para onde é que vai o dinheiro que é arrecadado dos usuários, porque que não investe na melhoria da qualidade deste serviço? Fica aí a pergunta. Estas fotos eu tirei esta semana, quando precisei pegar água na torneira de uma das caixas de água de minha casa. Chega de descaso com a nossa gente", alerta o vereador.

Leia mais »
Postado por Ivan Nunes
02/07/2017 às 12:58

Governador envia cestas básicas para feirantes de União dos Palmares

A associação dos feirantes de União dos Palmares distribuiu esta semana, em sua sede, 100 cestas básicas oriundas do Governo de Alagoas. A doação foi feita pelo governador Renan Filho, depois de um encontro que teve com a classe. A entrega foi feita por Dona Luiza, presidente da entidade, que realizou um minucioso cadastro com o objetivo de atender a todos os sócios.

"Isso é fruto do decreto da fome baixado pelo prefeito Areski Freitas, que atingiu cerca de 500 feirantes, que tiveram de migrar para um local impróprio para a venda de seus produtos. Muitos perderam sua clientela e essa situação se arrasta na Justiça. Agradecemos ao governador Renan Filho que esteve com a gente em nossa sede, ouviu nosso apelo, foi um político sensato e enviou estas cestas básicas pra todos nós", disse Dona Luiza.

A presidente lamentou a falta de sensibilidade do prefeito Kil de Freitas, pois a prefeitura, através do novo coordenador da feira, Jandilson Gomes (SMTT), que garantiu levar a situação para ele (Kil) agir como fez o governador Renan Filho, para arranjar outras 100 cestas básicas através da Secretaria Municipal de Assistência Social e não deu a menor resposta a classe.

"Temos colegas que se encontram em situação difícil, por conta da crise. É bem verdade, mas não encontramos apoio na prefeitura, nos secretários municipais, que tratam os feirantes como se não existisse. Isso é um absurdo", comentou Dona Luiza.

Leia mais »
Postado por Ivan Nunes
30/06/2017 às 10:08

Abandonada, rodoviária Povina Cavalcante pode ter banheiros interditados

Construída na gestão do então prefeito Afrânio Vergeti, a rodoviária Povina Cavalcante, sempre foi o ponto de embarque e desembarque de União dos Palmares.

Com uma estrutura de mais de 40 anos, o espaço para passageiros, conveniência e barracos que ocupam o vão da rodoviária, comprometem o conforto de quem necessita viajar. O prefeito Kil de Freitas em seu terceiro mandato, não dispensa atenção necessária para aquele ponto de apoio para passageiros e motoristas de ônibus. Não há sala vip.

Num vídeo feito por um palmarino e colocado nas redes sociais, ele denuncia a realidade dos banheiros da rodoviária, digno de serem interditados pela Vigilância Sanitária do município ou órgãos afins. Assista a degradação dos sanitários da rodoviária, Povina Cavalcante e da praça de alimentação Cristina Vergeti. Deixe seu comentário para este vídeo que denuncia a realidade da única rodoviária do município de União dos Palmares, e que a atual gestão não está nem ai para a situação. Um descaso.

Leia mais »
Postado por Ivan Nunes
Natura
Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 3028-7338 (Redação)

© 2017 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.