OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 16 de dezembro de 2018

Colunistas

Ivan Nunes Ivan Nunes
É jornalista profissional. Há mais de 20 anos escreve sobre os bastidores da política na Zona da Mata alagoana.
22/05/2018 às 07:36

IMA dá prazo à prefeitura de União para construir transbordo

O prefeito Areski Freitas (Kil), conseguiu com Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA) a autorização para uma área de manejo de resíduos sólidos urbanos, na região correspondente ao antigo campo de aviação da Usina Laginha, com a finalidade de que lixo seja transferido da caçamba que o recolhe para a carreta que vai o transportar até o aterro sanitário de Pilar, sua destinação final. 

O uso do local será temporário até a conclusão da área de transbordo. O único entrave está sendo a ocupação do local com sem-terra, na Fazenda Bequinho. “Estamos vendo a melhor solução possível para o bem estar de todos. Com essa situação resolvida, já iniciamos a construção do transbordo”, disse o Procurador Geral do Município, Dr. Allan Belarmino. 

Com isso, União vai economizar custos de frete e manutenção do deslocamento do lixo pelos veículos do município que estavam realizando o transporte provisório para o aterro do município de Pilar. Kil esteve reunido com presidente do IMA,  junto com o Secretário de Infraestrutura, Junior Menezes, e o Procurador, para tratar desta questão. Nesta segunda-feira (21/05), o prefeito recebeu a documentação necessária para o uso provisório da área. 

“Esse local aqui não tem moradores, logo o funcionamento provisório da área de manejamento de resíduos sólidos aqui não vai prejudicar ninguém. E, mesmo assim, faremos a limpeza rotineira de todo local, evitando qualquer problema ambiental e de saúde”, explicou Kil.

Com Assessoria

Leia mais »
Postado por Ivan Nunes
17/05/2018 às 21:42

Prefeitura fechou lixão mas transbordo tem sido enorme problema; assista ao vídeo

Na primeira semana que a prefeitura de União dos Palmares fechou o lixão na Camaratuba, com a presença de membros do Ministério Público Estadual, o prefeito Areski Freitas, voltou a ter nova dor de cabeça com vizinhos do transbordo provisório. 

O lixo da cidade está sendo levado até a cidade do Pilar, mas uma área da massa falida da Usina Laginha vem sendo ocupada enquanto não se constrói local adequado para carregamento dos caçambões tocarem o lixo de União dos Palmares para o município fim, que é a cidade do Pilar.

Uma decisão unilateral de dois membros do MST acabou levando o prefeito Kil de Freitas até o Fórum da cidade para se explicar sobre as garantias que o município pode oferecer a partir do transbordo provisório, autorizado pelo Ministério Público com apoio do Movimento Via do Trabalho - MVT. 

Confira o que propôs Kil de Freitas, no vídeo gravado pelo blog digital.
CLIQUE AQUI 

Leia mais »
Postado por Ivan Nunes
02/05/2018 às 13:01

Ex-governador, filho e neto podem desistir de candidatura; nas rapidinhas

A Igreja Católica realizou missa em homenagem ao dia do trabalhador na voz do sipático padre George. Passava da metade da celebração quando quem entra na nave da matriz de Santa Maria Madalena? Kil de Freitas.

Com vestes que mais parecia um morador de rua, ele sentou na bancada da esquerda com vistas para a secretaria municipal de Educação que vai receber uma bolada. 

Cumprimentado apenas por dois devotos da padroeira, ele passou o tempo todo olhando por baixo o celebrante que se queixava não ter como fazer visitas a região da Serra da Barriga por falta de estradas. "Tá dificil de passar!", lamentou George.

Num determinado momento o prefeito animou a alma e nos cânticos batia palmas, mas tudo fora do tom. Missa acabou e minha fonte perdeu Kil de Freitas de sua visão, Nem Zé Alfredo deu as caras nem dona Gabriela acompanhou o maridão.

3 em casa
Na casa do ex-governador Manoel Gomes de Barros, o eleitorado de União dos Palmares terá três opções para votar para deputado estadual e ao mesmo tempo não ter nenhum.

Nelitinho, neto de Manoel Gomes de Barros, teve seu nome lançado, mas poderia ser o nome de seu pai, Manoel Gomes de Barros Filho, o ex-deputado Nelito, a bola da vez.

Como nome forte da família, é o ex-governador, Manoel Gomes de Barros, que insiste em não fazer a fila andar na casa, pelo visto ninguém vai botar a cara nessa eleição. Que pena!

Dode Praxedes
Tem dado provas de seu amor por União dos Palmares na prática. Por esses dias uma sociedade dele com um empresário do setor imobiliário de nome Marcelo, estará colocando a disposição dos palmarinos e região um moderno conjunto habitacional por trás da sede da PRF, com piscina, ruas asfaltadas e segurança.

Depois de executado o plano, vem a melhor fase para muitos de União dos Palmares e sua própria vontade, ser candidato a prefeito. De acordo com o DataNunes, Josenildo Praxedes(Dode), é o que há de novo rumo a prefeitura. Quem viver, verá!

Daniel da Quaker
Empresário de primeira, Daniel da Kuaker continua sendo a referência na industrialização em União dos Palmares. Recentemente ele recebeu régua e compasso para montar uma empresa na cidade de Murici, mas resistiu. Não foi.

- Há 26 anos que moro aqui em União dos Palmares e, amo essa terra e daqui vem o sustento de mais de 300 famílias além do meu", disse. Evita discutir política, mas tem visão como ninguém nesse pedaço.

Pedra no sapato
O prefeito Kil de Freitas tem agido com inteligência quando o assunto é Zé Alfredo, seu vice-prefeito problema. Kil tem dito no privado que preferi tratar das coisas do município ao invés de ir para o confronto com o seu ex-amigo.

Em recente nota, o prefeito de União dos Palmares taxou Z.A de invejoso, sem projeto político e ingrato. Tudo que Zé Alfredo queria para continuar uma arara e continuar a gravar filminhos com denúncias cabeludas contra Kil de Freitas que parece ser blindado.

Nome bom
Como não se trata de nepotismo, Areski de Freitas tacou a caneta e assinou portaria nomeando a esposa, Gabriela Lins, como secretária municipal de Assistência Social. 

Mulher de visão, dona Gabi, como é chamada por boa parte da mídia, tem chegado cedo ao trabalho e sido a última a sair. Parabéns!

Nomeou
O prefeito Areski Freitas nomeou o radialista Juli Maicon para assessorar a secretária municipal de Assistência Social, Gabriela Lins. O rapaz está radiante e por esses dias Luiz Carlos dos Terrenos entrará no governo municipal. Muita gente comendo charque!

Desembestou
Já se foi a época em que União dos Palmares tinha orgulho de votar em candidato nativo e bater nos peito dizendo: aquele é de nossa terra.

A falta de alguém que cuidasse disso acabou faz tempo resultando numa colcha de retalhos maior do mundo e, com isso, passa de 30 candidatos de outras cidades com apoio de gente de União dos Palmares para as eleições de 2018.

Dr Iran e a estrada da Serra da Barriga
O ex-prefeito Iran Menezes, hoje coordenador de obras do governo Renan Filho, mandou email para o blog digital alegando está preocupado com as chuvas que caem em nossa região, mas nada que possa atrapalhar o ritmo da obra na estrada que vai ligar o centro de União dos Palmares com o platô da Serra da Barriga.

Dr Iran já mediu tempo e temperatura e revela que antes do dia 20 de novembro todo mundo estará chegando em tempo record no platô do maior Patrimônio do Mercusul. Boa, doutor!

Adeus, PT
O presidente municipal do Partido dos Trabalhadores de União dos Palmares  poderá jogar a toalha da agremiação petista a qualquer momento. Uma fonte disse ao blog que ele está com a cabeça virada para Marx Beltrão e Dr Emanuel Paulo, pré-candidato a deputado federal.

Num almoço com o blog no dia do trabalhador depois de conceder entrevista no programa A Palavra, Francelino Amaro negou tudo.

Se demitiu
O prefeito Kil de Freitas acabou aceitando a carta de demissão de Fernando Viana da Chefia de Gabinete. Fernando, além de bom moço sai de cabeça erguida da função sem acusar ninguém. 

Numa manhã de segunda-feira do mês de abril, ele cumprimentou todo mundo na ante-sala do chefe e emburacou no gabinete do Kil de Freitas.

Puxou a carta de demissão do bolso e deixou em local visível. Apenas como testemunha uma imagem do padre Cícero, outra de Santa Luzia, e a terceira de Santa Maria Madalena.

Perguntar não ofende Quanto custa o silêncio de 14 dos 15 vereadores do Poder Legislativo de União dos Palmares para o governo kil de Freitas.

Abusado
Por onde anda, Zé Alfredo enfia a faca no bucho do prefeito Kil de Freitas com denúncias das mais escabrosas. Na frente fria que caiu na região, ZA gravou vídeos, fez selfies e botou suas máquinas para abrir valetas regado a discursos pesados de corrupção do prefeito Kil de Freitas que torrou muito dinheiro, mas muito dinheiro na contratação de tendas, shows e comida.

Bicudos
O vereador Cajú anda emburrado com Ricardo Praxedes e Zé Alfredo. De acordo com uma fonte, os dois estão fazendo política do tipo "aparecer", teria dito Cajú enciumado com a aliança entre ZA e Ricardo Praxedes que pensam e agem com o mesmo objetivo: derrubar Kil do cargo de prefeito. Alegam que não passa do meio do ano.

Reintegrado
O engenheiro Tuca, filho de João Januário do hotel Varandas foi reintegrado no quadro de profissionais da prefeitura de União dos Palmares. Tuca que foi candidato a vereador pelo PC do B do ex-reitor Jairo Campos, foi demitido naquela primeira lista divulgada por Kil de Freitas.

Tuca aguardava ser chamado para atuar na obra da Uneal, que começou e terminou sem ser chamado por Jairo. Desligado do PC do B e religado como engenheiro da prefeitura de União dos Palmares, Tuca também encontra tempo para trabalhar na prefeitura da Branquinha. 

Pedido
Os advogados dos supostos assassinos do técnico em Informática, Alysson Cavalcante solicitaram ao juiz da Vara Criminal de União dos Palmares reconstituição do crime, como forma de provar que seus clientes são inocentes nesse assassinato que apavorou União dos Palmares.

Para o promotor do Gecoc, Carlos Davi, se trata de estratégia dos advogados de defesa para atrasar a conclusão processual, mas a decisão ficará a cargo do juiz do caso, dr Anderson dos Passos Santos. A conferir.


Até a próxima...

Leia mais »
Postado por Ivan Nunes
25/04/2018 às 07:59

Bancada de Kil de Freitas bate em retirada e deixa vice-prefeito falando sozinho

Uma semana depois de ter anunciado sua pré-candidatura para deputado estadual, empurrado pelo filho de Maria e deputado federal, Givaldo Carimbão, o vice-prefeito Zé Alfredo não encontrou ressonância no Poder Legislativo de União dos Palmares para expor a vida do prefeito Kil de Freitas sócio majoritário daquele Poder.

Azeitado para fuzilar com denúncias o ex-colega de chapa, Areski de Freitas, pilhado em escândalos segundo o ex-boca piu, Zé Alfredo. Agora terá que recorrer ao Ministério Público Estadual, para informar em sequência os mal feitos de Kil diante do promotor de Justiça, Carlos Davi. 

Z.A por onde passa diz que são tantos os escândalos que o prefeito Kil de Freitas está envolvido que não dá 15 dias para 'Kil de Freitas ir para a tranca', numa referência a prisão do prefeito do MDB.

Uma fonte disse ao blog agora a pouco que o vice e o prefeito Kil de Freitas, tentaram uma reaproximação em Maceió, mas não fluiu.

Kil teria acusado o secretário de Infraestrutura, Júnior Menezes, de ter fechado negócios com a empresa Avante, alvo de uma série de denúncias aqui em União dos Palmares, cujo proprietário da empresa de transporte se encontra no xilindró.

Noutro momento Kil de Freitas faz acusações a ZA; nesse momento o climas ficou tenso entre os dois, onde foi preciso que ZA desferisse alguns impropérrios ao prefeito Areski Freitas que lacrimejou na hora. Na saída, Zé Alfredo ironizou alegando que foram "lágrimas de crocodilo".

A debandada da bancada de vereadores que viraram a casaca para Kil de Freitas, foi duramente criticada nas redes sociais, que virou área inóspita para 13 dos 15 vereadores de União dos Palmares. Pelo visto, Kil acaba de embarcar num Titanic administrativo, sem direito a colete salva-vida.

Leia mais »
Postado por Ivan Nunes
08/04/2018 às 09:22

Ex-governador lança o neto para deputado estadual

Herdeiro político natural do ex-governador Manoel Gomes de Barros, Nelito Gomes de Barros Neto vai à luta nas eleições 2018 pelo PSC(20), que em Alagoas é presidido pelo ex-deputado federal, João Caldas, pré-candidato ao senado da República. Nelitinho como é chamado por todos tem a ação política do pai, Nelito Gomes de Barros Filho e a força e determinação do avô, ex-governador Manoel Gomes de Barros.

Pode ser um rosto estranho no cenário político de União dos Palmares, mas na verdade isso é um pré-requisito que não se exige mais nem tanto, seja qual for o cargo eletivo ou até majoritário.

Nelitinho terá como cartão de apresentação nessa sua caminhada rumo a Assembleia Legislativa de Alagoas, as ações políticas do avô quando governou o estado de Alagoas e a referência independente do pai quando do exercício da função de deputado estadual na casa de Tavares Bastos. E o que é melhor: saber que a família Gomes de Barros e de Dona Wanessa - mãe, estão extremamente bem representados por esse mais novo valor político da prole que certamente irá compor na ALE, um dos melhores quadros da política alagoana em tempos onde apostar na juventude tem sido uma exigência da maioria.

O desembarque de Nelitinho em União dos Palmares demantelará algumas bases polítcas já montadas no município por seguidores do ex-governador. Momento de recompor, puxar o freio de mão, tocar a corneta se necessário for e, de apostar num novo momento político para União dos Palmares.

Agora, Manoel Gomes de Barros, assume papel decisivo como articulador e principal cabo eleitoral do neto. Hora do ex-governador também, fazer por Nelitinho, o que fez por Nelito filho, quando pensou um dia em ser deputado estadual com trajetória exitosa por União dos Palmares.

Leia mais »
Postado por Ivan Nunes
Natura
Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação)

© 2018 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.