OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 27 de janeiro de 2020

Colunistas

Ivan Nunes Ivan Nunes
É jornalista profissional. Há mais de 20 anos escreve sobre os bastidores da política na Zona da Mata alagoana.
11/11/2018 às 22:08

Beto Baia é absolvido, 3 anos depois da denúncia movida pela Associação Regional de Combate a Corrupção Política de União dos Palmares

De cara, ele garantiu eleger como presidente da Câmara Municipal o vereador Bruno Praxedes mas na hora descobriram que ele estava lá e loa e deu Biu Crente, presidente. Essa foi a primeira briga no grupo político unânime que ele carrageva nas costas.

Depois, uma dívida de combustível deixada no posto Santa Maria Madalena da ordem de mais de R$ 200 mil Beto Baia se negou a pagar, daí criou-se nova pendenga e, desta vez foi o rompimento político do Vice-prefeito Eduardo Pedrosa e sobrinhos.

Logo na Câmara municipal de vereadores formou-se uma frente política para cascavunhar ações administrativas erradas do médico Urologista que virou prefeito numa hora onde a imensa maioria do povo de União dos Palmares queria dá o troco ao ex-prefieto Kil de Freitas que governava União dos Palmares pela segunda vez seguida.

Mas, encontram no Beto Baia, uma carinha de bom moço, realizador, e com a promessa de fazer União dos Palmares crescer.

3 anos depois aparece na Justiça e, esse factual nos levar a contar uma história bem diferente. Em 2015 existiu um levante contra o prefeito Beto Baia idealizado por alguns jovens rebeldes formado por Carlos da Umes com coadjuvantes velhos conhecidos de União dos Palmares a exemplo de Alexander Campos(radialista, conselheiro tutelar licenciado e secretário municipal do prefeito Kil de Freitas) entre outros.

Com Campos; Hermes Marques e uma gama de vereadores para tocar a Associação Regional de Combate a Corrupção Política - ARCCP - com o intuito de afastar Beto Baia do comando administrativo da época.

Meninos do coração de pedra, impiedosos e exigentes, pois queriam que o então prefeito Beto Baia cedesse prestação de contas de praticamente um ano inteiro(observar autos nº 0700621-29.20015.8.02.0056

Era propósito ainda da Associação arrancar da cadeira o prefeito Carlos Alberto Borba de Barros Baia motivado pela falta da prestação de contas anual de 2014 e parte do ano de 2015, quando gerou a pendenga que se arrastou meses e meses.

Naquela época eram todos contra Beto Baia e mais um carro de som de propriedade de Carlos Eduardo Pedrosa, o Dudu, tendo no microfone o radialista Hermes Marques.

Tratava-se de uma Ação Civil Pública de Obrigação de Fazer com Improbidade administrativa com Pedido de Liminar movido por quem? A dita cuja que nos dias atuais dorme nos braços sabe-se lá de quem. Cenas de um filme em branco e preto que o vento levou, mas que da Associação eu me lembro mais.

Esta semana, caiu nas mãos do jornalista Ivan Nunes a Sentença final prolatada pela magistrada da 1ª Vara Cível de União dos Palmares, Soraya Maranhão Silva que reconheceu depois de ouvir a tudo e a todos que o artigo 17 do Código de Processo Cívil define que: "Para postular em juízo é necessário ter interesse". 

O interesse e a legitimidade são necessários para qualquer postulação em juízo, não somente na propositura da ação apresentação da respectiva defesa.

Desta forma, a ausência de legitimidade é causa de extinção do processo sem a resolução do mérito, nos termos do artigo 485, VI do CPC. Onde reza que o juiz não resolverá o mérito quando verificar ausência de legitimidade ou de interesse processual.

Portanto, Nestes Termos, verifica-se que a Associação Regional de Combate a Corrupção Política não possui legitimidade Ad Causam para propor a presente ação. Sobre a matéria, assim entende o TJRS.

Isto posto, pelos argumentos fáticos e jurídicos acima delineados com fulcro no artigo 485, VI do CP, JULGO EXTINTO O PROCESSO SEM RESOLUÇÃO DO MÉRITO, PELA AUSÊNCIA DE LEGITIMIDADE AD CAUSAM VERIFICADA.

Após o trânsito em julgado, cumpridas as providências legais, arquivem-se os autos. Subscreveu a Juiza de Direito, Soraya Maranhão Silva.

Portanto, absolvido, o ex-prefeito Beto Baia disse que vai conversar com seus advogados para movem processo contra  a Associação Regional de Combate A Corrupção Política, que segundo o ex-prefeito, provocou danos irreversíveis a sua administração. A conferir.

Leia mais »
Postado por Ivan Nunes
25/10/2018 às 12:26

Iphan impõe regras para conclusão do acesso à Serra da Barriga, mas acaba cedendo

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) Instituição federal vinculada ao Ministério da Cultura, responsável por preservar, divulgar e fiscalizar os bens culturais brasileiros, além de garantir a utilização desses bens pela atual e futuras gerações acaba de dá um enorme passo para a conclusão da obra de acesso ao Parque Memorial Quilombo dos Palmares, em União dos Palmares, autorizando a construtora Amorim Barreto, a evoluir na aplicação das pedras em paralelepípedo no trecho que antecede o Platô da Serra da Barriga.

O encontro contou com a presença do representante do DER, engenheiro Bruno Menezes, que se fez presente em nome do seu pai, ex-prefeito de União dos palmares, Iran Menezes, que atualmente é o responsável pelo setor de obras do Governo de Alagoas. Ele convalesce de uma cirurgia de próstata além dos engenheiros da construtora e membros do Iphan(Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

Os engenheiros do Iphan vieram com o objetivo de mascarar a finalização da obra, alegando que tinham recebido orientações dos arqueólogos para não permite que aquele pequeno fosse alvo de outras escavações, principalmente para se colocar pedras de paralelos.

Graças a argumentação dos engenheiros da construtora e do DER, os representantes do Iphan acabaram cedendo por enxergar que não haveria prejuízos nos quase 200 metros de calçamento e que a obra ficaria incompleta, o que motivaria pesadas críticas ao governo de Alagoas.

Por outro lado, cerca de 600 metros de calçada foram feitas dando um novo aspecto a obra. "Adorei essa calçada, por que ela servirá como alternativa para caminhadas em direção à Serra e, isso, para quem costuma praticar esportes foi uma mão na roda', disse Marluce de Oliveira, que mantém o hábito de caminhar todas as tardes em direção a região quilombola do Muquém.

- Tudo concorre para que essa obra acabe no dia 20. É um desejo do governador Renan Filho e existe um entendimento para isso, comentou Bruno Menezes, engenheiro do DER e que acompanhou a dificil negociação entre os representantes do Iphan e a construtora Amorim Barreto.

Na atual fase, a pavimentação asfáltica está praticamente concluída, faltando apenas a sinalização. O grande focoa agora é a conclusão da calçada, a partir da fazenda Jurema, de propriedade do ex-governador Manoel Gomes de Barros.

Cerca de 20 homens trabalham pela conclusão da calçada e outra parte, com um contigente maior, se encontram no último trecho já no platô da Serra da Barriga em ritmo acelerado na aplicação do calçamento em paralelepípedo. 

Para os mais ceticistas, a obra está sendo anunciada para ser inaugurada no dia 20 de novembro, dia Nacional da Consciência Negra no Brasil, com a presença do governador Renan Filho. A rodovia de acesso à Serra da Barriga, vai se chamar professor Dilson Moreira, referência no turismo cultural do município numa justa homenagem do governo de Alagoas.

Leia mais »
Postado por Ivan Nunes
21/10/2018 às 18:46

Telhado de bar na Serra da Barriga desaba e deixa feridos

O telhado de um bar desabou no início da noite do sábado (20) em União dos Palmares, Zona da Mata de Alagoas.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, quatro pessoas feridas precisaram ser levadas para o hospital.

A ocorrência foi registrada por volta das 18h, em um estabelecimento que era uma espécie de galpão, localizado próximo ao topo da Serra da Barriga. Tony Claudemar, o Carlos, funcionário do hospital São Vicente de Paulo, estava no local e recebeu um profundo corte na cabeça, além de escoriações pelo corpo. Não corre risco de vida.

A estrutura que sustentava o telhado cedeu completamente, caindo por cima dos clientes, mesas e equipamento de som. As causas do desabamento são desconhecidas.

Segundo o 3º Grupamento de Bombeiro Militar (GBM), havia várias pessoas no local no momento do acidente. Algumas foram socorridas por testemunhas.

Quatro pessoas precisaram ser levadas ao hospital São Vicente de Paulo pelos bombeiros e pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Entre os feridos está um homem que foi socorrido com escoriações, e uma mulher com suspeita de fratura na perna direita. Não há informações sobre as outras duas vítimas.

Estrutura caiu por cima de clientes, mesas e equipamentos de som.

Bombeiros foram acionados para realizar o resgate das vítimas; trabalho contou com o apoio do Samu.

Leia mais »
Postado por Ivan Nunes
18/10/2018 às 19:59

Apoiadores do Mito fazem ato no domingo, em União dos Palmares

Bolsonaro não só conquistou eleitores nessa campanha para presidência da República, não, ele constituiu fãs. Bolsonaristas anunciam para este domingo, dia 21, grande ato político, com saída do posto do vice-prefeito, Zé Alfredo. 

Dode Praxedes confirmou presença ao lado de seus amigos, bem como o segundo Sargento do Corpo de Bombeiros Militar Alexsandro organizador do evento político juntamente com o publicitário Pádua, EP e outros anônimos que querem mudança nesse país.

O ex-governador Manoel Gomes de Barros que é Bolsonaro disse ao blog que vai participar do ato político, bem como boa parte dos comerciantes a exemplo de Sebastião de Jesus do Boticário.

- União dos Palmares deu no primeiro turno a maior prova de que Bolsonaro é a melhor saída para o Brasil. Vai primar pela segurança do povo e defender o nosso país do PT criminoso, que acabou com a Petrobrás, disse Julião, feirante e membro da Polícia Civil de alagoas. Prestigie.

Leia mais »
Postado por Ivan Nunes
26/09/2018 às 18:47

Missa do Vaqueiro em União dos Palmares deverá reunir a fina flor da vaqueirama regional

Idealizador da missa do Vaqueiro em sua 7ª edição, o ex-vereador Paulo César Félix cuida dos últimos preparativos para receber adeptos do esporte, que ele inseriu no calendário turístico de União dos Palmares, quando o evento ainda acontecia na rua do Jatobá, antes das enxurradas de 2010.

Na missa, marcada para o próximo domingo, cerca de mil vaqueiros e amazonas participam de um desfile a cavalo pelas principais ruas de União dos Palmares, seguido de shows musicais e difusão de uma festa que se tornou numa das principais da Zona da Mata alagoana.

Paulo César convida interessados em passar um domingo diferente, debaixo da graça de Deus e da padroeira do Brasil, homenageados entre os participantes de um esporte que a cada ano se propaga, toma novos rumos e promove a economia do município.

A missa do Vaqueiro em sua Sétima etapa, convergirá para a casa de shows e eventos Vergetão, para uma comemoração ímpar, harmônica e fraterna entre cavaleiros e amazonas. Prestigie.

Leia mais »
Postado por Ivan Nunes
Natura
Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação)

© 2020 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.