OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 13 de dezembro de 2017

Colunistas

Ivan Nunes Ivan Nunes
É jornalista profissional. Há mais de 20 anos escreve sobre os bastidores da política na Zona da Mata alagoana.
03/11/2017 às 18:16

Hospital de São José da Laje é destaque pelas ações de Humanização

A enfermeira Rayra Mendes da Rocha Pimentel, irá representar o Estado de Alagoas nos Congressos Nacional e Internacional de Enfermagem Obstétrica e Neonatal, em Campo Grande/MS, entre os dias, 01 e 05 de novembro. Rayra apresentará por intermédio do curso de especialização em Enfermagem Obstétrica e Neonatal da Universidade Federal de Minas Gerais com polo na UFAL, a Importância da Atuação da Enfermagem na mudança do paradigma assistencial em Obstetrícia no Centro de Parto Normal da Unidade Mista Dr. Arthur Camelo Véras, na qual desempenha suas atividades profissionais.

A Unidade Mista Dr. Arthur Camelo Véras, mantida com recursos do município de São José da Laje/AL, conta com um Centro de Parto normal, climatizado entre as salas de pré-parto e pós-parto, equipado com materiais e equipamentos que são preconizados pela rede cegonha, como as camas PPPs, berçário aquecido, incubadora neonatal, além da incubadora de transporte que são fundamentais para assistência ao recém-nascido. Mensalmente, cerca de 15 (quinze) partos acontecem no Hospital em São José da Laje. No momento da alta, as mamães são orientadas pela equipe de enfermagem, sobre os cuidados domiciliares com o bebê e com a mamãe, relativos à alimentação, higiene, vacinação, teste do pezinho, até uma consulta médica-pediátrica já sai agendada pela Unidade de Saúde.

Segundo a Secretária de Saúde, a maternidade dispõe de bola Suíça e espaldar, na realização de exercícios com as parturientes permitindo a aplicação de métodos não farmacológicos de alívio de dor. “São 06 enfermeiros plantonistas, uma equipe com 05 técnicos de enfermagem fixos na maternidade, durante a realização da assistência ao parto desde a admissão até a alta da parturiente, se necessário são realizados exames laboratoriais na própria Unidade, mas os testes rápidos de HIV e Sífilis, que são fundamentais na prevenção de transmissão vertical foi uma conquista recente, e são realizados obrigatoriamente de rotina”, falou Ângela Vanessa.

Para Rayra Mendes, as modificações na estrutura do prontuário, implementando a avaliação obstétrica pelo enfermeiro assistente, o acolhimento com classificação de risco, a utilização do partograma no acompanhamento do trabalho de parto e pós-parto, além dos recursos não farmacológicos, somados ao exame físico e do relatório de alta, fizeram com que a maternidade do Hospital Municipal aumentasse a taxa de natalidade, como também qualificou o cuidado baseado na humanização da assistência prestando cuidado de forma holística e integral, centrado nas necessidades da paciente, como também um cuidado baseado em evidências com todas as recomendações do Ministério da Saúde e da Rede Cegonha. “É um verdadeiro sonho para mim enquanto profissional de enfermagem, e para minha cidade, que com os resultados diminuímos em 40% os encaminhamentos para as maternidades da região, e consequentemente proliferamos o número de partos em São José da Laje”, disse entusiasmada a Enfermeira Obstétrica.

Leia mais »
Postado por Ivan Nunes
02/11/2017 às 18:41

Bandidos armados invadem sede da prefeitura de Branquinha, destroem computadores, móveis deixando para trás um rastro de vandalismo e terror

Homens fortemente armados, invadiram na madrugada da terça-feira,31, a sede da prefeitura municipal de Branquinha e protagonizaram atos em série de vandalismo e destruição de equipamentos de trabalho, a exemplo de computadores, estantes, portas, material continuo de trabalho. Nem o teto de algumas salas escapou da fúria de cinco bandidos que usavam balaclava, luvas, coletes e botas.

Os bandidos chegaram em dois carros, renderam dois vigilantes do prédio, um deles escapou e fugiu se embrenhando no riacho Branca de Atalaia que margeia a prefeitura, enquanto um segundo agente público municipal de segurança foi dominado e surrado. Um dos criminosos estava visivelmente nervoso, pedia ao guarda que apontasse o cofre, pois foram informados que a prefeitura faria pagamentto aos servidores no dia seguinte.

Indefeso, o guarda municipal recebeu um mata leão e durante dois minutos ficou imobilizado no chão, com o rosto voltado para o calçamento e perdendo os sentidos.

-Quero dinheiro...Onde eles botam a grana, vai Guarda fela da p...! esbraveja um bandido de aparência com esses criminosos de cinema, contou o vigilanmte municipal ao delegado da cidade de Murici, Caio, que vai apurar o caso  prometeu para cinco dias descobrir quais os envolvidos nesse cenário criminoso, por que deixaram cair um documento, além de uma balaclava na hora em que empreenderam fuga.

O prefeito Jairinho Maia Netto dispensou os funcionários que trabalham no centro administrativo que foi pela primeira vez, invadido por criminosos fortemene armados de pistolas ponto 40, escopetas e gás de pimenta Uma solenidade já previamene agendada com o Superintendentte do INCRA em Alagoas, não foi cancelada, em função de se tratar de um assunto extremante importante para os donos de glebas nos assentamentos Eldorado dos Carajás, Zumbi dos Palmares e Flôr do Mundaú, numa conquista do prefeito Jairinho que ao lado do dirigente do Incra promoverá a entrega do titulo da terra em data ainda a ser definida.

O expediente na prefeitura depois do rastro de destruição, medo e vandalismo. foi retomado somente hoje pela manhã com a presença do prefeito Jairinho Maia e todos os secretários municipais. O prefeito recebeu inúmeros telefonemas de políticos e colegas que foram solidários com a cidade neste momento de dificuldade e terror que Branquinha vivenciou. Pela manhã, Jairinho recebeu a visita do avô e ex-presidente do TJ de Alagoas, Jairon Maia Fernandes. A visita, segundo o jornalistsa Gustavo Corado, da Secom de Branquinha,  foi amistosa. 

Leia mais »
Postado por Ivan Nunes
02/11/2017 às 18:40

Virgem Mãe Santíssima reúne fiéis em procissão; muitos alcançaram graça em momentos difíceis da vida

O espírito de religiosidade dos fiéis de Nossa Senhora Virgem dos Pobres de União dos Palmares se supera a cada 1º de novembro. Em procissão, há 19 anos essa celebração chama a atenção da população pela sua fé devocional. Os fiéis, conduzem a imagem num pequeno e elegante andor cercado de flores amarelas e com ele percorrem um trecho de mais de 10 quilômetros a pé em direção a Várzea Grande, lugar onde tudo começou.

Contam que a líder política daquela região e ex-presidente do hospital São Vicente de Paulo por mais de 40 anos, precisava que um milagre aontecesse em sua vida, precisava superar um câncer. Genoflexa em seus aposentos, Maria das Graças Lopes Ferreira pediu a Virgem Nossa Senhora dos Pobres que intercedesse por ela, e o milagre vingou. 

Curada, dona Gracinha como era conhecida iniciou a peregrinação que sempre saia da matriz de Santa Maria Madalena em direção a igreja da família Correia em Várzea Grande acompanhada de idosos, novos e adolescentes em cantoria até aquela localidade. A singeleza dos que acreditam nesse ato de fé atraiu outras pessoas que conseguiram graças diferentes ao longo de suas vidas.

Rubianzinho, filho do casal Rubinho, ele um dos bons operadores do Direito em União dos Palmares e de sua esposa, levaram 17 dias na UTI do HGE em Maceió com o seu filho com traumas cerebrais em função de um acidente de motocicleta quando receberam a visita de Gilsinho Lopes que pediu ao casal que fizessem uma promessa pelo restabelecimento do garoto.

Rubianzinho reagiu a medicação e sem a necessidade de cirurgias na cabeça, ontem agradecia a Virgem dos Pobres pelas bençãos alcançadas. 

- Minha mãe sofreu um AVC no dia da procissão do mastro. Foram meses de aflições para filhos, esposo e netos, até encontrarmos apoio em Deus primeiramente e apenas um pedido que foi feito a Virgem dos Pobres: o restabelecimeno de nossa mãe - conta a diretora da rádio AG, Tânea Vasconcelos.

No trajeto para Várzea Grande, na estrada de terra com duas paradas solicitadas pelos padres George e Lourenço, celebrantes da missa em homenagem a Virgem dos Pobres, Tânea disse que numa manhã o irmão mais novo, Emerson, chegou para fazer uma visita de rotina a sua mãe, quando indagou para ela que estava de olhos fechados numa das camas da UTI do HGE, de quantos dias ela ainda ficaria sem abrir os olhos.

- Foi nesse instante que ela sorriu e de olhos abertos nos viu pela primeira vez. Foi um momento de extrema devoção e agradecimento a Virgem dos Pobres e, eu estou aqui há 19 anos, mesmo antes desse acidente vascular cerebral ter ocorrido com minha mãezinha, disse Tânea.

- O Cristão deve ser separado. Ele deve agir de maneira que separe o bem do mal, daqueles anjos do mal que separam os melhores amigos. A Nossa Senhora Virgem dos Pobres, aqui conhecida como Virgem dos Pobres é uma referência na igreja católica. A nossa mãe deve ser sempre lembrada. Muitos nos criticam sobre a adoração mas não entendem que nós não adoramos imagens, celebramos a vida", alertou o padre George na co-celebração da missa cantada pelo colega Lourenço.

Leia mais »
Postado por Ivan Nunes
02/11/2017 às 18:38

Caminhão de fossa locado pelo Saae pode ser do secretário do prefeito Kil de Freitas

O povo começa a falar em voz alta o que era apenas murmurado pelos vereadores de União dos Palmares, no plenário da Câmara Municipal. Agora, várias delas utilizam os microfones disponíveis na cidade para criticar a gestão do prefeito Kil de Freitas.

Está vindo pelas ondas do rádio o  turbilhão de denúncias sobre a constante falta de merenda escolar, onde até repetir o prato passou a ser assunto proibido. 

A Semed em União dos Palmares sob o controle absoluto da cunhada do prefeito Kil de Freitas, Rimelque Shirley, não sabe explicar por que age assim ou muito menos se esforça para justificar essa situação de penúria, onde alunos comem de pé nas escolas da rede, enquanto carne de soja com arroz passou a ser o prato oferecido de segunda a sexta, exceto algumas pequenas variações de sabor.

Esta semana, a novidade vem do Serviço Autonômo de Água e Esgoto - Saae - que botou para desfilar rua acima, ladeira abaixo um remoçado caminhão desentupidor de fossa como se fosse seu.

Há quatro semanas, o dono de um caminhão do tipo limpa fossa, estava locado ao Saae, mas resolveu se afastar por absoluta falta de pagamento que chegou há 3 meses. Zacarias Fontan, um policial civil linha dura e certo nos negócios, casado com a sobrinha do influente vereador de Murici, Anizio Amorim, resolveu chamar o feito a ordem e desligou-se por completo da prestação de serviços que dava a União dos Palmares.

O caminhão de cor azul, com capacidade de desentupir mal feitos deixados por Construtoras do programa da reconstrução, deixando limpinha limpinha, mais de mil fossas nos conjuntos residenciais, Major Nilton Pereira e Nova Esperança, agora foi substituido por um caminhão que supostamente pertence a Nenzinha.

Irritado, Zacarias Fontan resolveu num breve comunicado ao prefeito Kil de Freitas com extensão da conversa para o diretor geral do Saae, Zé Wellington, sobre o seu afastamento pois o atraso no pagamento teria sido a grande motivação.

Sabedor da desistência, o secretário municipal de Planejamento, Givanildo Gomes, o Nenzinha, resolveu com a ajuda do amigo, parceiro e  prefeito Kil entrar no ramo de desentupir fossas. 

Rápido, Nenzinha entrou fundo nos negócios e arrumou um caminhão para substituir o do colega Zacarias. Já em atividade, é possível vê o veículo rua acima rua abaixo da cidade, esse caminhão fossa, bem pintado e com aspecto de novo em folha.

De acordo com a mesma fonte, O aluguel do caminhão fossa, supostamente de Nenzinha, custa aos cofres do Saae cerca de R$ 14.000,00 mês - A conferir.

Leia mais »
Postado por Ivan Nunes
01/11/2017 às 06:43

MP eleitoral de União pode divulgar parecer sobre abuso de poder político e econômico de prefeito esta semana; decisão pode resultar em cassação

O prefeito Kil de Freitas tem enfiado na cabeça dos áulicos, que o clima no seu governo é da mais pura normalidade. Os subalternos têm a missão de entupir grupos nas redes sociais de pequenas ações. Engasgado... depois de ver seus planos darem de água a baixo na licitação de mais de R$ 1 milhão de urnas funerárias, numa solicitação da secretária de Assistência social, do vice-prefeito Zé Alfredo, Kil tem se transformado num cara insone nos últimos dias.

De acodo com as questões legais, o guardião da lei, promotor de Justiça de União dos Palmares, Carlos Davi Correia de Lima, estará anunciando aos quatro cantos o seu parecer sobre a campanha de Kil de Freitas para prefeito em 2012 - de novo. 

Leia mais »
Postado por Ivan Nunes
Natura
Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 3028-7338 (Redação)

© 2017 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.