OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 23 de abril de 2024

Colunistas

Roberto Lopes Roberto Lopes
Formado em Letras, Jornalismo com pós-graduação em Comunicação Empresarial e Advogado
14/09/2017 às 15:33

Maternidades em Alagoas terão que realizar exame de oximetria de pulso

Projeto é de autoria do deputado Gilvan Barros Filho Projeto é de autoria do deputado Gilvan Barros Filho

Atualmente, a cardiopatia congênita é detectada em alguns recém-nascidos somente após a alta hospitalar, o que resulta em morbidade significativa e ocasionalmente em morte. A oximetria de pulso é um exame indolor utilizado para medir o nível de oxigênio no sangue e deve ser realizado em recém-nascidos assintomáticos após 24 horas de vida. Sendo detectada alteração na oximetria, a investigação do problema cardiológico é então aprofundada já que o diagnóstico e o tratamento precoces são fundamentais para preservar a vida dos bebês que nascem com essa condição.

Neste sentido, a Assembleia Legislativa de Alagoas deverá votar nos próximos dias, projeto de lei, de autoria do deputado Gilvan Barros Filho (PSDB), que obriga a realização do exame de oximetria de pulso em todos os recém-nascidos ainda nos berçários das maternidades de todo o Estado. De acordo com a proposta, o exame deverá ser realizado nos membros superiores e inferiores dos recém-nascidos ainda no berçário e após as primeiras 24 horas de vida da criança e antes da ata hospitalar.

“A realização dos exames de detecção de doenças cardiológicas tanto na fase intra-uterina quanto nos recém-nascidos, é uma reivindicação de muitos profissionais da área de saúde, que há tempos vem alertando para a necessidade do ‘Teste do Coraçãozinho’, a fim de minimizar os riscos de defeitos congênitos mais letais decorrentes da ausência de diagnóstico preventivo’, destacou Gilvan barros Filho.

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.