OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 28 de março de 2024

Colunistas

Roberto Lopes Roberto Lopes
Formado em Letras, Jornalismo com pós-graduação em Comunicação Empresarial e Advogado
18/09/2017 às 15:53

Revitalização do São Francisco deve ser abraçada pelo Nordeste e Minas

Deputado Inácio Loiola propôs a carta de Penedo Deputado Inácio Loiola propôs a carta de Penedo

O rio São Francisco é vital para a sobrevivência de milhares de famílias e o desenvolvimento autossustentável do Nordeste, porque suas águas, agora via a transposição, chegam mais longe saciando a sede da população e de animais e continuam a gerar energia para as residências e as indústrias. Essa realidade conhecida de todos impõe a participação dos estados da região e de Minas Gerais, também, no projeto da revitalização do Velho Chico, defendeu o deputado estadual Inácio Loiola (PSB), em viagem de barco ‘Na Rota dos 200 Anos’ promovida pelo Governo do Estado, de Piranhas a Penedo.

Inácio conversou e propôs ao governador Renan Filho no documento intitulado “A Carta de Penedo” a união do Nordeste na revitalização do projeto do rio São Francisco para pressionar o Governo Federal tirá-lo dos gabinetes de Brasília e começar a colocá-lo em prática. A viagem ‘Na Rota dos 200 Anos’ mostrou mais uma vez a sociedade brasileira o quadro agonizante do rio.

Ele explica a necessidade de incluir todos os estados nordestinos e mais Minas Gerais: Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte embora não sejam banhados pelo rio São Francisco, agora passam a receber as águas do rio via a transposição; Piauí e Maranhão não as recebem, entretanto, como os demais banhados – Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas -, tiram proveitos por meio de energia elétrica gerada nas usinas instaladas ao longo do Velho Chico assim como todo o Nordeste. E Minas Gerais por ser a região onde se localiza a nascente e o rio segue seu percurso ajudando a produção agrícola e abastecendo a população.

“Diante dessa realidade é fundamental a integração de todos nordestinos mais os mineiros nessa ampla corrente a favor do rio São Francisco e contra a privatização da Chesf. Entendemos que privatizar a Chesf é privatizar o rio, o que jamais queremos”, falou o deputado estadual.

Ele concluiu destacando a iniciativa do Governo do Estado em liderar a cruzada a favor do rio São Francisco em uma semana histórica para os alagoanos: a comemoração dos 200 anos da Emancipação Política do Estado de Alagoas neste sábado, 16 de setembro de 2017.

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.