OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 28 de março de 2024

Colunistas

Valderi Melo Valderi Melo
É jornalista profissional formado pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal) desde 1994. Há mais de 20 anos escreve sobre a política alagoana.
28/12/2017 às 00:58

Apesar da crise, prefeito Kil destaca avanços de sua gestão em União

Prefeito Areski Freitas e vice Zé Alfredo com a deputada Rosinha da Adefal e dirigentes da Adefup Prefeito Areski Freitas e vice Zé Alfredo com a deputada Rosinha da Adefal e dirigentes da Adefup

Organização das contas públicas, mais alunos nas escolas públicas, novas unidades de saúde e creches, reabertura da Casa da Sopa, Pró-estrada e a viabilização de obras importantes de infraestrutura, foram alguns dos tópicos abordados pelo prefeito de União dos Palmares, Areski Freitas (Kil), em entrevista para os veículos de imprensa do município, onde foi pautado a retrospectiva de sua gestão em 2017.

Não deixando escapar um tema que assola o País, a forte crise financeira que os municípios brasileiros enfrentam, Kil destacou o fato de, apesar dela [crise], ter resolvido a inadimplência de União no Cadastro Único de Convênios (Cauc), pendência que impedia o município de receber recursos federais. “Era um problema que se arrastava há muito tempo, União estava com nome sujo no Cauc e, com isso, não podia receber verbas federais. Organizamos as contas públicas e resolvemos essa situação. Isto possibilitou coisas maravilhosas para nossa cidade, como assinar com o Ministério do Turismo, nesses últimos dias, a obra que vai trazer a nova entrada, a orla do rio Mundaú (Jatobá) e a captação de recursos para eventos importantes como a programação da Consciência Negra”, explicou Kil.

“A crise dificultou, mas não impediu União de avançar em 2017. Lutamos muito por nossa cidade, e vamos continuar lutando em 2018. Quero agradecer ao empenho de cada secretário em suas pastas e, em especial, ao nosso vice Zé Alfredo, que esteve ao meu lado o tempo inteiro e também não mediu esforços para tornar União uma cidade melhor”, ressaltou Kil, que citou ainda o Governo do Estado como grande parceiro do município.

Emprego e renda

Sobre geração de emprego e renda, Kil afirmou que não só a obra de pavimentação do acesso à Serra da Barriga vai gerar empregos por meio do processo de construção e o fluxo de turismo decorrente, mas também no Hospital Regional que União vai ganhar nos próximos meses, através do governo do estado, que vai ser responsável por mais de mil empregos diretos antes e pós funcionamento. O prefeito ainda citou a promessa do governador Renan Filho de construir a estrada que liga União ao município de Joaquim Gomes, intensificando o fluxo de comércio local por facilitar o deslocamento de cidades da referida região.

Saúde e trabalho social

Ainda falando em obras, Kil anunciou que a cidade vai receber em breve mais duas unidade de saúde, fortalecendo a prestação de atendimentos e procedimentos médicos do município e amenizar a demanda de espera – meta estabelecida pela gestão este ano em várias ações da pasta da saúde -, e duas creches para atender às mães de baixa renda. E um das maiores reivindicações da população será atendida nos próximos meses, segundo o prefeito, a reabertura da casa da sopa. “União vai se transformar num verdadeiro canteiro de obras”, disse Kil, que ainda pontuou a forte atuação dos Centros de Referência da Assistência Social no amparo à população em vulnerabilidade social e o fato de União ser a primeira cidade da Zona da Mata a ter um Centro de Referência à Mulher, amparando as mulheres que sofrem maus-tratos domésticos.

Educação e acessibilidade

A educação também passou por grande avanço, conquistando menor índice de evasão escolar - com mais alunos em sala de aula, mais capacitações e ações para elevar o índice de aprendizagem e rendimento do aluno em sala de aula e maior acessibilidade nas escolas para alunos com necessidades especiais. Acessibilidade, aliás, foi uma das pautas de gestão, que entregou nessa última semana a posse das instalações da Associação dos Deficientes Físicos de União dos Palmares (Adefup) aos membros da instituição. 

Pró-estrada

Kil agradeceu ainda ao governador Renan Filho e ao DER-AL pela execução do programa Pró-estrada, que viabilizou mais de 20 km de reestruturação asfáltica de acessos e vias urbanas do município. “Nossa cidade está totalmente de cara nova e, em 2018, vem muito mais coisa boa por aí. O trabalho não para”, finalizou Kil.


Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.