OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 29 de março de 2024

Colunistas

Valderi Melo Valderi Melo
É jornalista profissional formado pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal) desde 1994. Há mais de 20 anos escreve sobre a política alagoana.
16/01/2018 às 12:50

Equilíbrio fiscal do governo Renan Filho é destaque no jornal O Estado de S. Paulo

Gestão fiscal do governo Renan Filho aponta para o equilíbrio nas contas públicas Gestão fiscal do governo Renan Filho aponta para o equilíbrio nas contas públicas

O governo Renan Filho mais uma vez é destaque em nível nacional. A política de austeridade implantada desde o início de sua gestão em janeiro de 2015, fez com que o Estado de Alagoas esteja hoje entre os cinco estados brasileiros que melhoraram suas situações fiscais nos últimos três anos. O bom resultado obtido por Alagoas consta em um levantamento feito a pedido do Estado de S. Paulo pelo especialista em contas públicas Raul Velloso.

Além de Alagoas, os estados do Paraná, Ceará, Maranhão e Piauí foram os únicos cujas contas não se deterioraram também nos últimos três anos.  Apesar de endividado, o estado fez um ajuste fiscal que melhorou suas contas: o resultado passou de um déficit acumulado de 548 milhões de reais, entre 2011 e 2014, para um superávit de 943 milhões de reais. Para isso, foi necessário adotar medidas como a redução de 30% no número de cargos comissionados e o fim de cinco secretarias estaduais. Investimentos, só se houvesse recursos da União.

De acordo com o levantamento feito por Raul Velloso para o jornal o Estado de São Paulo, o governo de Renan Filho conseguiu elevar a receita, alterando seus tributos. A alíquota do ICMS sobre produtos supérfluos, como joias, passou de 12% para 27%, enquanto a do álcool caiu de 25% para 23%. Essas alterações também fizeram com que a avaliação do Tesouro em relação à capacidade de pagamento do Estado saísse de C, em 2016, para B, em 2017.

Apesar do bom resultado apontado no levantamento, o secretário estadual da Fazenda, George Santoro, destaca que o aumento das despesas com aposentados e pensionistas, continua sendo um problema de gestão. “Em 2015, não tínhamos condições de pagar as contas, precisávamos de recursos extraordinários. Agora, começamos a fazer investimentos em infraestrutura e saúde. Mas o gasto com pessoal, porém, ainda é um desafio”, diz.

Abaixo link da matéria divulgada no site da Veja

https://veja.abril.com.br/economia/situacao-fiscal-desde-2015-so-melhorou-em-cinco-estados/


Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.