OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 29 de março de 2024

Colunistas

Valderi Melo Valderi Melo
É jornalista profissional formado pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal) desde 1994. Há mais de 20 anos escreve sobre a política alagoana.
20/06/2018 às 00:29

Renan defende venda direta do etanol aos postos; projeto é aprovado no Senado

Renan pediu que senadores votassem favorável ao projeto da venda direta do etanol. (foto: Agência Senado) Renan pediu que senadores votassem favorável ao projeto da venda direta do etanol. (foto: Agência Senado)

O senador Renan Calheiros defendeu de forma veemente no plenário do Senado a aprovação do projeto de decreto legislativo (PDL) que autoriza a venda de etanol diretamente do produtor aos postos de combustíveis. De autoria do senador Otto Alencar (BA) o projeto foi aprovado por 47 votos a favor e somente dois contra. Ainda precisa ser aprovado na Câmara dos Deputados para que possa garantir um menor preço ao consumidor.

Em vídeo postado nas suas redes sociais [veja abaixo], Renan destaca os benefícios que a proposta trará para o consumidor. “Defendi hoje [terça,19] a aprovação do projeto de Decreto Legislativo que permite a venda de etanol diretamente do produtor aos postos de combustíveis. A proposta aumenta a concorrência e baixa o preço para o consumidor. É uma proposta muito importante para os produtores do Nordeste”, afirmou o senador, lembrando que Alagoas já foi o maior produtor de açúcar do Brasil.

“O setor está superendividado, não tem onde tomar dinheiro. Burocratizar e manter a proibição para o produtor, a usina de açúcar, colocar o álcool no posto de gasolina, seria um absurdo. Não poderíamos submeter o Nordeste, especialmente Alagoas, a isso”, completou. A maioria dos senadores presentes em plenário se posicionou favorável à aprovação do projeto. O projeto susta o artigo 6º da Resolução 43/2009, da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). 

Esse artigo determina que um produtor de etanol (fornecedor) só pode comercializar o produto com outro fornecedor cadastrado na ANP, com um distribuidor autorizado pela agência ou com o mercado externo.


Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.