OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 28 de março de 2024

Colunistas

Valderi Melo Valderi Melo
É jornalista profissional formado pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal) desde 1994. Há mais de 20 anos escreve sobre a política alagoana.
29/07/2018 às 21:02

PT e PCdoB realizam convenção e confirmam apoio a Renan Calheiros e Renan Filho

Senador Renan defendeu candidatura de Lula durante convenção petista Senador Renan defendeu candidatura de Lula durante convenção petista

Dois partidos que integram a base de apoio ao governo Renan Filho em Alagoas, realizaram neste domingo, 5, suas convenções para homologar as candidaturas nas eleições de outubro deste ano. PT e PCdoB reuniram filiados e simpatizantes em locais separados – Clube Fênix e Clube de Engenharia de Alagoas – para oficializar seus candidatos. As duas convenções tiveram a presença do governador Renan Filho e do senador Renan Calheiros (MDB).

Os dois partidos mais o PV decidiram marchar juntos na eleição proporcional, mas apenas na disputa por vagas na Assembleia Legislativa. Em relação à disputa de deputado federal, os partidos ainda avaliam qual coligação proporcional será melhor para garantir a eleição de seus candidatos. O PT terá 35 candidatos a deputado estadual e apenas um a federal, o atual deputado Paulo Fernando dos Santos, o Paulão, que irá disputar um novo mandato.

PV e PCdoB terão, respectivamente, 12 e oito candidatos a deputado estadual. Um dos nomes comunistas para deputado estadual é o do ex-reitor da Uneal, Jairo Campos. A federal serão dois nomes do PCdoB. Para o governo e o Senado, os três partidos fecharam questão em torno dos nomes de Renan Filho e de Renan Calheiros. Apenas para a segunda vaga de senador ainda não há uma definição de qual nome será apoiado pelos dirigentes dos três partidos.

Na convenção do PCdoB, o senador Renan relembrou que sua trajetória politica foi iniciada em 1978 pelo partido, quando se elegeu deputado estadual. Já o governador Renan Filho garantiu aos comunistas que o partido sempre estará representado em Alagoas, através da indicação de nomes para compor seu governo. Também defenderam a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na disputa pela presidência da República como nome oficial do PT.

Governador Renan Filho garantiu presença do PCdoB em seu governo

Após participarem da convenção do PCdoB, o senador Renan Calheiros e o governador Renan Filho se deslocaram até o Clube Fênix para prestigiarem a convenção do PT alagoano. No encontro com os petistas, ambos defenderam a continuidade da aliança entre os dois partidos, o MDB e o PT, na disputa eleitoral para que o crescimento e o desenvolvimento econômico alcançado em Alagoas nos últimos três anos na gestão de Renan Filho, tenha sequencia.

Em relação à candidatura do ex-presidente Lula para presidência pelo PT, o senador Renan e o governador Renan Filho condenaram a forma como o principal líder petista foi levado à prisão – Lula está preso desde 7 de abril na sede da Polícia Federal no Paraná – e pode ser impedido de disputa a eleição presidencial. “Se querem derrotar o Lula, que o derrotem no voto, não tirando o seu direito de disputar a eleição presidencial”, afirmou o senador Renan.

Para o governador Renan Filho, a disputa eleitoral pela presidência sem a presença de Lula, ‘não é sadia’. “O Lula tem sido injustiçado e perseguido apenas por ter sido o melhor presidente que o Brasil já teve, eleição sem a presença dele não é eleição”, afirmou Renan Filho. Principal nome do PT em Alagoas, o deputado federal Paulão, defendeu o apoio dos petistas aos nomes do senador e do governador como a ‘melhor opção para Alagoas’.

Galeria de Fotos

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.