OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 28 de março de 2024

Colunistas

Valderi Melo Valderi Melo
É jornalista profissional formado pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal) desde 1994. Há mais de 20 anos escreve sobre a política alagoana.
19/12/2018 às 22:39

Renan sugere a Eunício entregar chaves do Senado ao STF

Renan na sessão desta quarta-feira criticou interferência do STF no Senado Federal Renan na sessão desta quarta-feira criticou interferência do STF no Senado Federal

O senador Renan Calheiros (MDB) reagiu fortemente à decisão do ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), de determinar que a eleição para os cargos da Mesa Diretora do Senado seja por meio de votação aberta. A votação será em fevereiro. Renan afirmou durante a sessão do Senado que ‘a medida é uma interferência no Poder Legislativo’.

A previsão de votação secreta está no Regimento Interno do Senado. A decisão de Marco Aurélio Mello veio por meio de uma liminar em atendimento a um mandado de segurança protocolado pelo senador Lasier Martins (PSD-RS) para exigir voto aberto já no pleito de fevereiro. O Regimento Interno do Senado determina votação secreta para a eleição. “A liminar prejudica a harmonia entre os poderes”, afirmou Renan que chegou a sugerir que o presidente Eunício Oliveira (MDB-CE) entregue as chaves do Senado ao STF.

“Se o Supremo Tribunal Federal não entender que precisa cassar a decisão do ministro Marco Aurélio, porque é uma interferência no Poder Legislativo, é muito melhor o senhor presidente [Eunício], quando terminar este mandato, aproveitar que nós estamos fechando a tampa de uma legislatura, para entregar a chave do Congresso Nacional ao ministro Marco Aurélio, porque você não convive com essa intervenção”, disse Renan.

O senador alagoano reforçou que o voto secreto é adotado em eleições no mundo todo e classificou a liminar de Marco Aurélio como desmoralização do Legislativo.

— Quem estiver achando que a democracia vai adiante com um poder querendo insistentemente desmoralizar o outro está completamente enganado — criticou Renan.

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.