OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 19 de abril de 2024

Colunistas

Valderi Melo Valderi Melo
É jornalista profissional formado pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal) desde 1994. Há mais de 20 anos escreve sobre a política alagoana.
17/04/2017 às 16:08

“Alguém poderia explicar isso?”, diz advogado Adriano Soares sobre Renan

Em vídeo nas redes sociais, Renan diz confiar na Justiça e que não há nada de ilegal em sua vida Em vídeo nas redes sociais, Renan diz confiar na Justiça e que não há nada de ilegal em sua vida

Um dos juristas mais conceituados de Alagoas e com grande atuação em nível nacional, o advogado Adriano Soares da Costa, publicou em suas redes sociais [Facebook, Instagram e Twitter] um post onde faz uma avalição da situação do senador Renan Calheiros, líder do PMDB no Senado, em relação aos pedidos de inquéritos feitos pela Procuradoria Geral da República (PGR) no caso da operação Lava Jato.

No post, Adriano Soares, deixa claro que não possui nenhum relacionamento pessoal com o senador Renan, que nunca teve favores por parte do líder do PMDB, fala o que pensa e que suas ideias são livres e não estão à venda. A postagem teve uma boa repercussão e abriu um debate analítico sobre a atuação e o papel da operação, alguns comentários favoráveis e outros contrários, mas de forma respeitosa, pois o advogado deixou claro que comentários ofensivos seriam delatados.

Leia abaixo na íntegra o post feito pelo advogado

“Vou fazer um comentário à margem do vídeo de Renan Calheiros. Renan teria contra si meia dúzia de inquéritos. É muito. Com tantas investigações, houve apenas uma ação penal, proposta sobre uma penca de fatos, que foi recebida apenas pela locação de carros por seu gabinete no Senado, mesmo assim com os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) ressaltando a fragilidade das alegações e provas.

Por que, depois de todo esse período, os inquéritos não se converteram em ações penais? São dois anos... Não se trata de demora do STF, do foro privilegiado; trata-se da ausência de atuação de Janot [Rodrigo, chefe da PGR]. Então, pode-se detestar Renan, mas até agora ninguém apontou contas no exterior, situações concretas de benefícios pessoais. No depoimento dos delatores, falaram em doações partidárias ou eleitorais.

E aí: isso é certo? Pode-se devastar a imagem do Senador só com o mantra: "tem x inquéritos"? Estou fazendo um questionamento no plano jurídico. Detestem Renan Calheiros, critiquem-no, mas alguém poderia explicar isso?

Obs: 1. Comentários ofensivos ao senador serão apagados.

Obs: 2. Não tenho nem nunca tive favores ou benefícios de Renan. Falo o que penso porque penso. Minhas ideias são livres e não estão à venda. É preciso acabar com esse comportamento de ódio que tomou conta das redes sociais, em que criamos demônios a serem conjurados ou destruídos”.

Vídeo de Renan

O post de Adriano Soares foi feito após a publicação de um vídeo do senador Renan Calheiros em suas redes sociais, onde o líder do PMDB, indaga ‘a quem serve essa perseguição’ em relação aos novos pedidos de abertura de inquérito feito pela Procuradoria Geral da República ao STF sobre denúncias feitas por delatores na Lava Jato. No vídeo, cujo teor está transcrito abaixo, Renan deixa claro que confia na Justiça e que não tem nada de ilegal em sua vida.

“De novo a Procuradoria me investiga por compreendi indiretamente ou tentando criminalizar a doação legal a pretexto de obra cuja gestão é de governo adversário. Eu confio na Justiça. A chance de ter me favorecido é zero, zero. As minhas contas são auditadas desde 2003. Não há um centavo ilegal. Meu patrimônio é compatível e eu não tenho conta no exterior. E essas denúncias serão arquivadas por falta de prova, por falta de materialidade, mas seria o caso de se perguntar, a quem serve esse abuso, a quem serve essa perseguição?”.

Veja o vídeo


Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.