OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 24 de abril de 2024

Colunistas

Valderi Melo Valderi Melo
É jornalista profissional formado pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal) desde 1994. Há mais de 20 anos escreve sobre a política alagoana.
04/08/2017 às 14:15

Almeida sai do PMDB para garantir sua sobrevivência política em 2018

Pouco mais de um ano de se filiar ao PMDB, Cícero Almeida deixa o partido pensando em 2018 Pouco mais de um ano de se filiar ao PMDB, Cícero Almeida deixa o partido pensando em 2018

Como já era esperado, o deputado federal e ex-prefeito de Maceió, Cícero Almeida, vai disputar a eleição de 2018 por um novo partido. Almeida – que pretende disputar um mandato de deputado estadual – entregou nesta sexta-feira, 4, seu pedido de filiação na sede do PMDB, em Maceió. A estratégia do ex-prefeito ao deixar o PMDB é garantir sua sobrevivência política, disputando um mandato na Assembleia Legislativa por um partido que lhe ofereça melhores condições de garantir sua eleição.

Além de pedir sua desfiliação ao PMDB, Cícero Almeida anexou um documento [foto abaixo] assinado pelo senador Romero Jucá (RR), atual presidente nacional do partido, que garante que não será feita contra ele [Almeida] qualquer medida administrativa ou ação para tirar o mandato, em virtude da desfiliação. O novo partido de Almeida deve ser o Podemos, antigo PTN, mas ainda não está confirmada se realmente o ex-prefeito realmente vai pra esse partido, apesar de declarações suas de esse será seu destino.

Desde que foi eleito vereador por Maceió em 2000 pelo PSL, Cícero Almeida já passou por quase dez partidos. Se elegeu prefeito em 2004 pelo PDT, depois foi para o PTB. Na sua reeleição para prefeito em 2008 já estava no PP, depois passou pelo PEN, PSD, PRTB, PSD novamente e por último o PMDB. No PRTB viveu seu pior momento quando o presidente nacional da legenda, Levy Fidélis entrou com ação no TSE querendo tomar seu mandato por conta de sua saída do partido.

A ação ainda se arrasta no Tribunal Superior Eleitoral, mas é quase certa que Cícero Almeida sairá vitorioso. A alegação de sua defesa de que ele deixou o partido por passar por alguns constrangimentos internos vai prosperar. E mesmo deixando o PMDB, Almeida – que na terça-feira, dia 1º, voltou favorável ao arquivamento da denúncia por corrupção passiva feita pelo MPF contra o presidente Michel Temer -, diz que manterá boa relação com o senador Renan Calheiros e o governador Renan Filho.

Galeria de Fotos

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.