OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 24 de abril de 2024

Colunistas

Wadson Regis Wadson Regis
Jornalista profissional, formado pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), é editor-geral do AL1.
11/10/2017 às 09:28

Números do Vozes Pesquisa mostram que Marx Beltrão está no jogo

Eu havia dito aqui que só falaria de pesquisas pré-eleitorais após o levantamento do instituto Vozes. Respeitando os demais institutos e entendendo outros “institutos”, o Vozes tem a marca da credibilidade – TESTADA E APROVADA, em anos de pleitos em Alagoas, Pernambuco, Ceará e, agora, em Sergipe.

Diferente do que fazem alguns colegas jornalistas e jornalista AD-hoc - Denorex que parecem, até dizem ser, mas não são jornalistas – não vou citar percentuais, até porque não obtive autorização.

Bem... do cientista político Aellison Batista, do Vozes Pesquisa e Estratégia, ouvi o que preciso para informar o cenário atual da corrida ao Senado.

As amostras foram realizada no início de outubro, em todas as regiões do Estado. Na disputa apenas os quatro nomes que realmente estão atuando para confirmar o registro: Renan Calheiros, Teotonio Vilela, Benedito de Lira e Marx Beltrão.

O foco deste post está, justamente, no posicionamento do ministro Marx Beltrão, que tem sido banalizado e alvo em algumas situações. A dúvida era saber se os números do Vozes batem com os revelados por alguns institutos.

Pelo levantamento do Vozes há um empate técnico entre os quatro candidatos, com ligeira vantagem de Renan Calheiros.

Sobre Marx, me confirmou Aellison Batista, é um nome competitivo, que lidera na sua região e o que tem a menor rejeição. O levantamento mostrou que parte da sua rejeição acontece porque é o menos conhecido. “O maior índice da rejeição acontece pelo desconhecimento da biografia do candidato que, mesmo ocupando o cargo de ministro do Turismo não tem a mesma bagagem dos oponentes”, explica Aellison.

A informação justifica a liderança de Marx na região Sul e Baixo São Francisco.  

Nas demais regiões ele aparece abaixo dos concorrentes. No estudo do Vozes Pesquisa o cenário aponta para um empate técnico, onde Renan Calheiros e Benedito de Lira buscam a reeleição e Teotonio entra para recuperar o mandato de senador pela quarta vez.

Portanto, segundo os números e estudos do Vozes Pesquisa e Estratégia, o cenário aponta Marx como candidato competitivo e no páreo com os concorrentes. 

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.