OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 25 de abril de 2024

Colunistas

Wadson Regis Wadson Regis
Jornalista profissional, formado pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), é editor-geral do AL1.
24/11/2017 às 11:07

Júlio Cezar surpreende, Palmeira dos Índios entra nos eixos e o Tribunal de Contas reconhece

Ponto fora da curva, gestão de Júlio Cezar começa com o carimbo da transparência Ponto fora da curva, gestão de Júlio Cezar começa com o carimbo da transparência

O jornalista Júlio Cezar assumiu a Prefeitura de Palmeira dos Índios com a missão de virar o jogo. Na terra do exemplar prefeito Graciliano Ramos “a casa”, como se diz no interior, estava desarrumada.

Em 1927, quando foi eleito prefeito, Graciliano Ramos mostrou para o Brasil que é possível realizar e zelar o dinheiro público. Palmeira dos índios teve mais de uma dezena de prefeitos que não leram a cartilha do Mestre Graça.

Coisas ruins ficam na lembrança, mas apenas para prestação de contas. É aí onde entra a figura de Júlio Cezar, já reconhecido pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) como gestor modelo, no quesito transparência com o dinheiro público.

Em seu primeiro mandato, Júlio acaba de ser convidado pelo TCE para ser palestrante – PELA TERCEIRA VEZ – do  Projeto “Escola de Contas Conversando com o Gestor”, promovido pelo Tribunal. 

Ser convidado uma vez já é sinal de que as contas estão em boas mãos, mas três vezes para o mesmo assunto, diante de colegas gestores, significa que o novato Júlio Cezar é um ponto fora da curva e merece o reconhecimento.

Como jornalista, certamente tomou conhecimento que Graciliano assumiu o controle do município aos 35 anos de idade, como candidato único e indicado pelos caciques que dominavam a política local.

Do clima tenso, após o assassinato do prefeito Lauro de Almeida Lima, por um fiscal de tributos do município, os caciques apostaram em Graciliano, comerciante, com fama de honesto, culto e austero.

90 anos mais tarde, depois de seguidas administrações frustrantes, eis que Palmeira dos Índios, a Capital Alagoana da Cultura, terra de onde também brotaram o ator Jofre Soares e o fenomenal (mestre de coco de rodaJacinto Silva, volta a ter esperança de que alguém leu e compreendeu que a cartilha de Graciliano Ramos jamais poderia ter sido deixada de lado.

O Tribunal de Contas do Estado reconhece a eficácia e transparência na gestão de Júlio Cezar. Como ex-vereador do município ele sabe que precisa da parceria do Legislativo, e por lá também já passou e apresentou, em Audiência Pública, as metas fiscais, previstas pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

Transparência e zelo com a coisa pública são tão escassos EM NÍVEL DE BRASIL que não há como deixar de reconhecer o belo exemplo de um jovem, de origem humilde, que estudou em escola pública e agora mostra, como gestor de uma grande cidade, que é possível driblar a crise e não cair na tentação da corrupção.

Na terça-feira, 29, no Hotel Praia Dourada,  em Maragogi,  tem aula de gestão sobre transparência. Júlio Cezar será palestrante.  Na platéia estarão colegas que precisam prestar a atenção. 

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.