OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 29 de março de 2024

Colunistas

Wadson Regis Wadson Regis
Jornalista profissional, formado pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), é editor-geral do AL1.
05/12/2017 às 07:09

O PARAÍSO É AQUI: Alagoas tem jazida com 160 milhões de toneladas de cobre e ferro. Também tem ouro para 10 anos de trabalho

Fabio Farias diz que Governo do Estado está avançando nos trâmites burocráticos Fabio Farias diz que Governo do Estado está avançando nos trâmites burocráticos

Líder de audiência em todas as emissoras de rádio onde trabalhou, França Moura vem, há décadas, chamando a atenção para uma cabeça de burro plantada em Alagoas. Não se sabe ao certo se é lenda, mas somos testemunhas que o Estado, em 1997, chegou no ápice da crise e engatou marcha à ré na direção do abismo. 

Ao que parece, o atraso é coisa do passado e a partir de 2018 teremos longos anos, fartos de cobre, ferro e muito ouro. A riqueza está bem ali, no Agreste, entre os municípios de Craíbas e Arapiraca. Só pelo investimento INICIAL percebe-se o tamanho do negócio: US$ 200 milhões, algo em torno de R$ 660 milhões. 

Pelo que está sendo colocado, agora, a área de 2500 hectares, pertencente a mineradora Vale Verde, instalada em Craíbas, tem duas jazidas com mais de 160 milhões de toneladas de cobre e ferro. O estudo aponta que 2/3 da riqueza estão na área pertencente a Craíbas e 1/3 em terras de Arapiraca. Para tirar todo o potencial serão necessários 18 anos de trabalho.

E a notícia é ainda mais animadora. Também há ouro suficiente para ser explorado por 10 anos.

As boas notícias não param. Além da riqueza natural, a expectativa é que na fase de implantação do novo projeto sejam gerados mais de 2 mil empregos diretos. Quando estiver em operação a mineradora vai gerar 500 empregos diretos.

A mineradora, que está com nova direção, acaba de ter a confirmação do apoio do Governo de Alagoas, com incentivos fiscais do Programa de Desenvolvimento Integrado de Alagoas (Prodesin).

A mineradora
A Vale Verde pertencia ao grupo Canadense Aura Minerals, que paralisou os trabalhos no final de 2014 por conta do risco com as incertezas econômicas e a escassez de crédito.

A nova estrutura passa a ser controlada pelo Fundo Internacional Appian Capital Advisory. Os representantes do grupo, Michael Sherb e Edward Otto, estiveram com o secretário Rafael Brito, do Desenvolvimento Econômico e Turismo e Fábio Farias, do Gabinete Civil, discutindo o trâmite de todos os processos e licenciamentos, para que a mineração comece o mais rápido possível.

É torcer para que não seja só mais um sonho NÃO REALIZADO.

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.