OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 28 de março de 2024

Colunistas

Wadson Regis Wadson Regis
Jornalista profissional, formado pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), é editor-geral do AL1.
27/12/2017 às 10:14

João Lyra vai pagar aos mais de 13 mil ex-funcionários do Grupo JL

Não é lenda, tampouco conto de Natal. Depois de negociar e quitar todos os débitos com os funcionários da LUG Táxi Aéreo, situação já homologada junto ao Tribunal Regional do Trabalho (TRT), João Lyra está prestes a pagar aos mais de 13 mil funcionários do Grupo JL.

Como será possível? A novela é longa e cheia de idas e vindas, com capítulos tensos. O que importa saber, pelo menos para os milhares de trabalhadores, alguns já sem esperança, é que a negociação está autorizada por João Lyra e nos trâmites finais.

Vale destacar que o caso poderia se arrastar por mais alguns anos, mas partiu de João Lyra a luta para que ninguém fique sem receber. Claro, cada caso será tratado a parte, numa mesa de negociação, como aconteceu com o pessoal da Lug.

A quitação dos débitos será possível porque o Grupo se desfez das duas usinas sediadas em Minas Gerais. Além disso, João Lyra conseguiu uma importante vitória na Justiça. Com a soma dos valores será possível quitar todos os acordos com os trabalhadores.

Um gigante
Aos 86 anos de idade, lúcido e disposto a manter uma marca que carregou por mais de 50 anos, duvidar de João Lyra é esquecer do visionário que, aos 20 anos de idade, no início da década de 50, fundou a Usina Laginha, matriz do Grupo JL, que se transformou no maior empregador do Estado. Também por mais de 50 anos o megaempresário jamais atrasou - em um dia – o pagamento aos funcionários e fornecedores.

Excepcional nos negócios, João Lyra foi um desastre na política. Ajudou a criar “monstros com foro privilegiado”, que hoje lhe dão as costas.

Para os que esperam pela quitação dos direitos trabalhistas, fica a certeza de que a história de João Lyra continua sendo escrita

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.