OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 28 de março de 2024

Colunistas

Wadson Regis Wadson Regis
Jornalista profissional, formado pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), é editor-geral do AL1.
28/12/2017 às 07:51

BPTran se reinventa, bate recordes e vira mais um protagonista na Segurança Pública de Alagoas

Só neste ano foram mais de 47 mil veículos abordados e seus condutores revistados Só neste ano foram mais de 47 mil veículos abordados e seus condutores revistados

Apostar na segurança pública, como primeiro foco de atuação, foi um dos acertos do governo de Renan Filho, que assumiu o Estado com a capital e o Estado no topo da criminalidade. Estávamos num vergonhoso primeiro lugar.

Com os investimentos Alagoas não apenas deixou a liderança, como passou a ser o Estado como melhores índices no combate à criminalidade.

Transito seguro
Pouca gente sabe, mas o trânsito é o vilão do Brasil. Mata mais que qualquer guerra internacional. Também neste ponto, Alagoas pode se orgulhar, porque a nossa Lei Seca se consolidou como referência nacional. O sucesso da equipe, comandada pelo tenente Emanuel, não seria possível sem o suporte do setor de inteligência do Detran.

Novo protagonista
E seguindo na via certa, eis que o "até então" protocolar Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) “saiu do armário” para entrar na galeria dos protagonistas do Comando de Policiamento da Capital (CPC). Os números, obtidos com exclusividade, confirmam a mudança de perfil.

A operacionalidade do BPTran, comandado pelo major Felipe, foi responsável pela significativa redução, na casa dos 70%, nos casos de assaltos a coletivos, só na capital. Neste ponto o mérito deve ser dividido entre todos os batalhões. 

Para se ter uma ideia do poder ostensivo do BPTran, na parceria com a Lei Seca, de 1º de janeiro a 20 de dezembro deste ano, 47.605 veículos foram abordados e seus condutores revistados, ocasionando 13.944 Autos de Infrações de Trânsito, por diversas irregularidades, no veículo ou concutor.

A eficácia confirma a proposta do BPTran, mas também revela que há milhares de alagoanos que continuam desafiando as leis. Neste mesmo período o Batalhão flagrou 1.290 condutores inabilitados, recolheu 707 CNHs e efetuou 128 prisões por embriaguez.

Armas de fogo
Se os números da violência diminuíram, ao ponto de tirar Alagoas do mapa como o mais violento do país, o BPTran deve ser lembrado. Ao longo do ano foram apreendidas 80 armas de fogo e 18 simulacros de arma de fogo.

Drogas
Os números já colocam o BPtran como protagonista na estrutura da Secretaria de Segurança Pública (SSP). Mas ainda falta um número que impressiona. Até o dia 20 de dezembro o Batalhão havia apreendido 274.596 kg de drogas, além de milhares de comprimidos que causam dependência química e física.

Num ano onde Alagoas pegou a via certa, seguindo pela contramão da crise econômica e moral, a segurança fez valer os investimentos recebidos e o BPTran se consolidou como um dos protagonistas.

Em tempo
Sugiro que em 2018 os valores sejam revistos. Chega de optar pelo QUANTO PIOR MELHOR. Não adianta cobrar dos políticos, quando se é politicamente incorreto.

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.