Imagine a capital de Alagoas com anel viário, com os
eixos viários do Cepa e Quartel, com a duplicação da AL-101 Norte e a rotatória da PRF
concluída. Agora some o VLT chegando ao Maceió Shopping, mais trechos com vias
exclusivas, mais quilômetros destinados aos ciclistas e monitorada pelos
radares eletrônicos. Imagine e saiba que em dois anos será assim.
De todas as opções apenas o anel viário ainda não saiu do papel, mas o Governo do Estado já está trabalhando para que o Governo Federal disponibilize recursos para a duplicação das BRs 316 e 424, da rotatória da PRF, passando por Satuba e entrando no trevo que dá acesso à AL-101 Sul, que já está duplicada.
A mobilidade urbana está entre as prioridades na Prefeitura de Maceió e no Governo do Estado. Sem guerra, sem comparações, novas vias estão sendo recuperadas e implantadas. Temos que comemorar.
Viva a vida!
Melhor ainda é a informação que confirma Maceió como a
primeira capital brasileira a bater a meta pactuada pela Organização das Nações Unidas (ONU), de reduzir em 50%, até 2020, os acidentes de trânsito. Temos que comemorar e vibrar, porque Maceió já atinge a redução de 74%, número impressionante, quando nenhuma capital, sequer, alcançou a meta.
Os números são reflexo do trabalho iniciado nos governos de Teotonio Vilela e Cícero Almeida (que era avesso à modernidade), mas mantido e intensificado com Renan Filho e Rui Palmeira.
As estatísticas dizem respeito ao trânsito na capital, mas a conquista tem
o protagonismo do Detran Alagoas, que colocou em prática uma série de ações e
campanhas educativas, baseadas em estudos de caso. A Lei Seca é uma delas. Se Maceió
tivesse adotado o monitoramento eletrônico (com os chamados pardais) os números
seriam anda mais expressivos e mais vidas teriam sido preservadas.
O bom é que o estudo de profissionais e os investimentos, principalmente do Estado, colocam Maceió como a única capital a atingir, três anos antes do prazo final, uma meta internacional para preservar vidas.
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