OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 18 de abril de 2024

Colunistas

Wadson Regis Wadson Regis
Jornalista profissional, formado pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), é editor-geral do AL1.
24/01/2018 às 11:47

Aula de gestão no Pilar: Alunos da rede municipal curtem férias na escola, com atividades recreativas e refeição. É pra copiar

Prefeito Renato Rezende com os alunos da Escola Jaci Ayres, uma das três contempladas pelo projeto  (Foto: Reprodução Facebook) Prefeito Renato Rezende com os alunos da Escola Jaci Ayres, uma das três contempladas pelo projeto (Foto: Reprodução Facebook)

12 meses de administração e uma constatação: a gestão do prefeito Renato Filho, no Pilar, é um case de sucesso, que precisa ser compartilhado.

As ações acontecem simultaneamente, envolvendo várias secretarias. No Pilar, até o meio ambiente está envolvido no combate à criminalidade e na inclusão de famílias em situação de vulnerabilidade. O projeto Planando o Futuro já garante renda a 250 famílias. As terras foram doadas pela prefeitura, que também compra toda a produção.

O trabalho, coordenado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, conta com o suporte do pessoal da Assistência Social, que coordena o projeto Barriga Cheia e é responsável pelo cadastro das famílias.

Ainda na parceria com a Assistência Social, as secretarias de Esporte e Educação estão implantando o projeto Craque do Futuro. Sete quadras poliesportivas serão construídas para atender a garotada.

Como o público alvo é a população – crianças, jovens e adultos de baixa renda, em situação de vulnerabilidade - a Secretaria de Saúde já tem o perfil de cada envolvido, para garantir o suporte e acompanhamento necessários.

A novidade, agora, é o projeto Nossa Escola, elaborado pela Secretaria de Educação do município. A ideia é simples, mas o resultado é imediato.

Metodologia
Para manter a garotada da rede municipal com o foco na escola, foram criadas opções de lazer, com atividades recreativas e prática de esportes, numa espécie de colônia de férias.

Nesta primeira faze estão sendo contemplados 450 alunos, de três unidades de ensino. Pela manhã eles vão à escola e se divertem até o meio dia, quando a turma recebe uma refeição completa.

Ou seja: A secretaria oferece a escola, pessoal para coordenar as atividades e refeição. O detalhe é que 90% dos alunos são de famílias de baixa renda. O projeto “experimental” vai até o dia 17, quando começa o ano letivo no Pilar.

No ano passado tínhamos 6.400 alunos matriculados, sendo que a maioria eram garotos de famílias em situação de vulnerabilidade. A secretária Ivanilda já tem o nosso aval para implantar o projeto durante as próximas férias, em todas as unidade do município”, garante o prefeito Renato Rezende.

Entendeu como é simples? Quem gostou copia e faz.

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.