OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 28 de março de 2024

Colunistas

Wadson Regis Wadson Regis
Jornalista profissional, formado pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), é editor-geral do AL1.
22/05/2018 às 09:54

A política de Alagoas virou coisa do “Demo”. “O Poder se Aperfeiçoa na Fraqueza”

O substantivo feminino denominado POLÍTICA é arte ou ciência de governar; arte ou ciência da organização, direção e administração de nações ou Estados; ciência política.

Mas no Brasil, transformaram política na arte ou ciência de enganar; arte ou ciência de organização CRIMINOSA, contramão da administração proba do Estado e municípios. Por fim, a política virou uma ciência da politicagem barata e sorrateira.

O pior de toda essa trama é saber e aceitar que tudo tem a participação da sociedade (o eleitor), dos políticos (agentes corruptos) e do judiciário (agente conivente).

Em Alagoas
O modelo político aplicado, há décadas, está distante, anos luz, do real sentido da política, palavra proveniente do grego “politéia”, usada para se referir a tudo relacionado à vida em coletividade, para garantir a estabilidade social.

Portanto, a política deveria estar relacionada diretamente com a vida em sociedade, no sentido de fazer com que cada indivíduo expresse suas diferenças e conflitos sem que isso seja transformado em um caos moral, social e econômico. Praticamos (eleitor-político e judiciário) o contrário.

A melhor explicação para o que acontece com Alagoas está em “O Príncipe”, de Maquiavel. “...o que move a política é a luta pela conquista e pela manutenção do poder”.

Coisa do demo
Em política ouve-se quase tudo, começando pelas promessas de dias melhores, passando pelo pagamento do voto, até a conivência com a banda podre do judiciário. Antes do dia da apuração dos votos muito é dito, mas a palavra AMOR é algo impronunciável, seja num comício em praça pública ou guia eleitoral.

E, claro, onde não há amor, não existe harmonia; predomina as vezes do inimigo (o diabo). É ele que te usa, político desencaminhado, eleitor viciado e judiciário tomado pelo poder.

Na política que temos prevalece a mentira, quebra de acordos, traições, ofensas à honra. Alguém sempre a perder... em muitos casos até a vida.

Se você entende a política impregnada e disseminada pelos políticos que temos, de outra formatalvez seja porque já esteja demonizado.

O Poder se Aperfeiçoa na Fraqueza”. 

É BÍBLICO.

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.