OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 29 de março de 2024

Colunistas

Wadson Regis Wadson Regis
Jornalista profissional, formado pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), é editor-geral do AL1.
06/08/2018 às 10:38

Collor teve 1001 motivos para mudar de ideia e confirmar candidatura

A candidatura de Fernando Collor ao governo representa uma conquista pessoal (e única) do deputado Arthur Lira. Foi o principal articulador nacional do PP quem convenceu Collor a mudar a decisão de não disputar. Poucos sabem – e publiquei aqui – que o ex-presidente da república havia avisado aos mais próximos que não disputaria o pleito porque o foco inicial era a presidência e sem partidos de expressão não teria tempo na propaganda eleitoral.

Foi aí que Arthur e Benedito de Lira entraram na jogada. Antes da conversa com Collor consultaram Rui Palmeira, presidente do PSDB, para saber se Rodrigo Cunha toparia enfrentar Renan Filho. Rui disse que Rodrigo estava decidido a disputar o Senado. Era o que os líderes do PP precisavam para mudar a estratégia.

Gota d’ água
Bem informado, como sempre, Renan Calheiros descobriu a movimentação dos De Lira e agendou reunião com Collor minutos antes do encontro dos líderes do PP, com Collor, em seu gabinete. Renan jogou tudo, mas não conseguiu atender as solicitações de Collor, que o avisou: estou fora da disputa, mas terei uma conversa ainda hoje para definir as coisas. Dependendo, Renan, serei candidato das oposições”.

Minutos após a saída de Renan, entraram no escritório de Collor os De Lira. A conversa foi longa e Arthur saiu com 15 tarefas para cumprir. No mesmo dia (quarta-feira passada) Arthur conseguiu atender 12. O novo protagonista da eleição surpreendeu e costurou toda estratégia com a executiva nacional do PSDB.

Arthur mostrou amadurecimento quando enfrentou Teotonio Vilela, em Brasília. Em reunião com o presidenciável Geraldo Alckmin e o presidente do PP, Ciro Nogueira, Artur ameaçou implodir a relação com os tucanos e contou com o aval do líder do PP.

Neste momento o PSDB começou uma luta interna para convencer Rodrigo Cunha a disputar o governo. Pouca gente sabe, mas Rui e Teotonio, principal guru de Rodrigo, tentaram convencer Rodrigo a mudar a estratégia para enfrentar Renan Filho, mas o tucano mostrou que se preparou para o embate ao Senado e foi aí que Arthur deu o xeque mate:  “O PSDB precisa apresentar um candidato que já comece competitivo. Pode ser Teotonio ou Rodrigo. Do contrário, o Collor está à disposição, com garra e determinação”.

Os tucanos continuaram batendo cabeça e não tiveram outra opção, porque o adversário do PP, PDSB e de Collor passou a ser o mesmo: o MDB.

Collor é candidato competitivo porque uma série de equívocos convergiu. Erraram os tucanos e o MDB.

Agora é esperar as primeiras duas pesquisas para sabermos a verdade do pleito.

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.