OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 24 de abril de 2024

Colunistas

Wadson Regis Wadson Regis
Jornalista profissional, formado pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), é editor-geral do AL1.
18/09/2018 às 09:40

Com média de 50% de indecisos, ‘Pulo do Tigre’ vai decidir o mandato de senador em Alagoas

O ataque de velhacagem de Renan Calheiros e o contra-ataque de Arthur Lira são apenas indicativos do que está sendo montado nos bastidores da alucinante corrida eleitoral pelas duas vagas ao senado.

Tive acesso a números confidenciais de um instituto de pesquisa local, com credibilidade suficiente para confiar no cenário. Pelo que vi e ouvi não tem nada decidido, faltando 19 dias para eleição. 

Os números batem com a margem de erro de um segundo instituto que, mesmo patrocinado por um dos lados, confirmam, dentro da margem de erro, a proximidade entre três candidatos, uma distância considerável do primeiro para o quarto e uma surpresa no quinto colocado, que aparece bem à frente dos demais retardatários.

O que dizem os números?
Que alguém cresce mais que a concorrência, mas longe da linha de conforto; que tem estagnação preocupando, porque a rejeição assusta mais que o terceiro colocado e que o quarto perdeu força na linha de crescimento.

O que dizem as qualitativas?
Que o eleitor começou a se movimentar, mostrando interesse na busca pelo melhor nome. É aí onde o item rejeição aperta. Sem falar em número, um bom exemplo é que o eleitor de Rodrigo Cunha, por exemplo, é o mais indeciso para o segundo voto. Os estudos, agora, estão focados na busca por este eleitor indeciso, que já confirmou ir ás urnas e dificilmente votará em apenas um candidato.

Alternativas dos candidatos
Faltando três semanas para o pleito uma série de fatos novos é esperada. Os quatro com melhor intenção de voto dispõem de marqueteiros, que apostam em remédio para prevenir ataques e veneno para aniquilar o adversário. É o típico erro da velha política.

Proponho
Falando por mim, que tenho apenas um candidato ao senado, que tal a TV Pajuçara ou Ponta Verde abrir espaço para o debate de ideias com os candidatos ao senado?

Acredito que só assim, numa espécie de prestação de contas e explicação direta ao eleitor, o segundo voto, ainda sem dono para cerca de 50% do eleitorado, fique mais claro para o eleitor que já decidiu ir às urnas para votar em um.

Não vejo outro pulo do tigre para o real esclarecimento que não seja por um debate de ideias.

Sem velhacagem, sem mi mi mi, sem blá blá blá.... DEBATE JÁ!!!

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.