OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 24 de abril de 2024

Colunistas

Wadson Regis Wadson Regis
Jornalista profissional, formado pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), é editor-geral do AL1.
01/04/2019 às 08:06

Os Pereira no governo, em... o Poder pelo Poder

Ainda desconectado com os princípios da Nova Política, Renan Filho já conta como certo o retorno da “família Pereira” para a estrutura do governo.

Ainda abdicando da meritocracia, item básico e essencial para administrações diferenciadas, o governador segue na recaptura de “aliados” com voto e voz na Assembleia Legislativa. É o único motivo para trazer os Pereira de volta, agora para comandar a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos.

A nova parceria tem dois lados, dois pesos e muitas medidas. O governador precisa silenciar a excelente paramentar Jó Pereira, uma das poucas vozes gabaritadas do Poder Legislativo. E precisa logo.

Poder pelo Poder
Jó Pereira e seu irmão Fernando Pereira, ex-secretário da Assistência Social não queriam, em princípio, a reaproximação com o MDB. Mas entenderam o argumento do líder da família, Joãozinho Pereira, que está focado na expansão do “Grupo Pereira” para São Miguel dos Campos. Os Pereira já controlam, com aprovação acima da média estadual, Teotônio Vilela (com Joãozinho), Junqueiro (com Carlos Augusto) e Campo Alegre (com Pauline Pereira).

Um governo no caminho
Desde que tirou os Pereira do bloco governista, Renan Filho passou a investir em São Miguel dos Campos, dando muito mais atenção ao prefeito Pedoca Jatobá, que enfrenta dificuldades na administração. Ao perceber que a estrutura do Palácio seria uma pedra no caminho, Joãozinho Pereira sinalizou com a possibilidade de reaproximação proposta pelo governador. São Miguel dos Campos é o único motivo e entra como uma valiosa moeda de troca entre os lados.

Ponto para ambos
O jogo entre Renan Filho x Os Pereira é comum em todo o país. Não deveria ser assim, mas é o ponto forte da velha política, que tem sido fundamental para manter, por décadas, os clãs no comando.

É o Poder pelo Poder.  

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.