OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 23 de abril de 2024

Colunistas

Wadson Regis Wadson Regis
Jornalista profissional, formado pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), é editor-geral do AL1.
29/04/2019 às 10:03

Pilar será o primeiro município de Alagoas a utilizar sistema de reconhecimento facial para reforçar a segurança

O Pilar é o melhor Case de sucesso da administração pública municipal em Alagoas. É o único município do Estado onde a Prefeitura criou um banco para garantir linha de crédito aos comerciantes e empreendedores locais. Lá, os servidores públicos também dispõem de cartão de crédito exclusivo.

Também é no Pilar onde está o maior programa de agricultura familiar do Nordeste, idealizado pela administração pública municipal.

Na educação o Pilar utiliza o sistema de reconhecimento facial para controlar a frequência dos alunos.

Na segurança pública um projeto piloto, que usa a tecnologia para monitorar a cidade, desenvolvido por uma empresa alagoana, é responsável direto pela considerável redução nas ocorrências policiais e mortes violentas.

Para solidificar o combate à criminalidade e garantir o máximo de segurança aos pilarenses, o município será o primeiro no estado a utilizar o sistema de câmeras de vigilância e reconhecimento facial, de forma integral. Através do banco de dados veículos com restrição também serão identificados.  

Testado e aprovado
Em março, no carnaval da Bahia, a polícia identificou um jovem de 19 anos, que era procurado por homicídio. O detalhe é que ele estava vestido de mulher e, mesmo assim, foi identificado.

Esse tipo de tecnologia foi testado no Reino Unido em 2017, na final da UEFA Champions League, identificando 173 criminosos.

A China, país conhecido por seu rígido controle social, utiliza o reconhecimento facial para encontrar e prender suspeitos.

Portanto, se na China, no Reino Unido e na Bahia tem, em Alagoas o Pilar vai mostrar, mais uma vez, que é possível fazer e transformar.

Não há como deixar de registrar o excelente trabalho do jovem prefeito Renato Filho.

Torcendo pelo sim
Agora mais maduro, o governador Renan Filho não terá dificuldade para assimilar que boas ideias também vêm dos outros. É esperar a implantação, já no próximo mês, saber se vale a pena e implantar para melhorar - ainda mais - os números da violência no Estado.

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.