OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 28 de março de 2024

Colunistas

Wadson Regis Wadson Regis
Jornalista profissional, formado pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), é editor-geral do AL1.
25/06/2019 às 22:27

Quem paga o piso de jornalista em Alagoas? O pau que dá em Chico tem que dá em Francisco

O Governo de Alagoas paga piso de jornalista ao jornalista? NÃO. Paga 2 mil e poucos reais
A Prefeitura de Maceió paga piso de jornalista ao jornalista? NÃO. Paga 3 mil reais
A Assembleia Legislativa paga piso de jornalista ao jornalista? NÃO. Paga 3 mil e poucos reais
O Ministério Público tem piso de jornalista? NÃO. Mas o salário é equiparado.
O Tribunal de Contas do Estado tem piso de jornalista? NÃO, mas o salário é superior ao piso.
O Tribunal de Justiça tem piso para jornalista? NÃO. Efetivo ganha bem mais, comissionado um pouco mais. Os jornalistas terceirizados recebem, por acordo com o tribunal, o piso.

Bem... os jornalistas alagoanos estão no meio de uma guerra. Infelizmente a única arma é a determinação de lutar pelo direito adquirido há 28 anos, quando o Tribunal Regional do Trabalho de Pernambuco (que à época respondia pelos processos de Alagoas) sacramentou a unificação do piso salarial de jornalista. Foi uma conquista de muitos que seguem na mesma batalha para, agora, evitar o revés na importante conquista de 1991.

Sabemos que da justiça tudo é possível, mas não acredito que o TRT-AL cometa a injustiça trabalhista com a renúncia dos direitos adquiridos pelos jornalistas.

Caras de pau
O governador Renan Filho, ao seu estilo, teve o cinismo de gravar em defesa dos jornalistas, se dizendo contra a redução. Só que o Governo de Alagoas, que paga 2 mil e poucos reais aos jornalistas, em cargos com diversas nomenclaturas, já pratica os -40% desejados pelos principais grupos de comunicação do Estado (OAM-Globo, PSCOM-Record e Opinião-SBT).

Nesta terça-feira alguns deputados se vestiram de preto, no plenário da Casa de Tavares Bastos, pela defesa dos jornalistas. Que tal partir do Governo do Estado ou da Assembleia um projeto de Lei que garanta a nomeclatura de assessor de comunicação (cargo exercido exclusivamente por jornalista) tendo como salário base o piso de jornalista? Sugiro como dica que pesquisem no Estado do Rio de Janeiro.

Ao Sindicato do Jornalistas, que continue na luta. Que, a partir deste momento histórico, o movimento seja fortalecido e que busque garantias.

O piso já, mas para todos. Governo do Estado, Assembleia Legislativa, Prefeituras, Câmaras, Ministério Público e tribunais. Porque, o pau que dá em Chico tem que dá em Francisco.

Em tempo:
O piso salarial do jornalista em Alagoas é R$ 3.565,27

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.