OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 25 de abril de 2024

Colunistas

Wadson Regis Wadson Regis
Jornalista profissional, formado pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), é editor-geral do AL1.
01/08/2019 às 18:20

Por que te calas, Renan Filho?

Concordo com pensador Confúcio, na célebre frase que diz: “o silêncio é o amigo que nunca trai”. Mas silenciar é bem diferente de explicar. É aí onde o governador Renan Filho precisa sair da toca para evitar um desgaste que pode ser irreversível. E os assuntos são diversos.

Na verdade, a ausência de comunicação por parte do Estado está abrindo espaço para uma bola de neve que pode atingir em cheio a governabilidade.

Apauta do silêncio tem assuntos diversos.

- Na segurança pública os militares estão divergindo sobre a despromoção e os civis reclamam da falta de segurança nos Centros Integrados de Segurança (Cisp).

- Na Educação transportadores escolares e os municípios contemplados no projeto Escola 10 cobram pagamentos em atraso. No caso dos transportadores os alunos já direcionam a queixa diretamente nas redes sociais do governador.

- Na agricultura as reclamações são diversas, desde a falta de sementes à assistência técnica aos produtores rurais.

- O Canal do Sertão, que está com as obras paralisadas, virou pauta de ataques de deputados oposicionistas.

- O Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep) também está sob protesto e os deputados oposicionistas prometem uma varredura para saber como o dinheiro está sendo aplicado.

- Na área econômica o Estado não privatizou nenhum aparelho, mas a Alagoas Ativos gastou alguns milhares, talvez milhões, em estudos. Os números recordes de desemprego também começam a castigar a imagem do governo estadual. Essa coisa de comparativo tem dois lados e, neste caso, os números apontam que Alagoas contribui com 65% dos dados negativos do Nordeste. Por quê? O ajuste fiscal está indo por água abaixo? Importante registrar que Alagoas caminha acima da margem do limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), com 47% de gastos com folha.

- Por que o PROCON estadual silencia no alto preço dos combustíveis? Lembrando que gasolina em alta aumenta arrecadação do ICMS e do Fecoep. O preço do gás não caiu. Mesmo com anunciados investimentos recordes na Algas.

- Também precisa falar sobre o aumento salarial de todos os servidores? 

- E a duplicação AL 220 para Arapiraca? O sumiço de máquinas aponta um atraso nas obras.

- E a Reforma da Previdência? Após estados ficarem de fora Renan Filho se esquivou da reunião dos governadores. Não quer assumir lado? Como economista ele sabe exatamente o melhor caminho, se a favor da reforma em prol de Alagoas, ou fazer coro na oposição de Bolsonaro amargando ‘desajuste’ nos cofres do erário.

- E a viagem à China, orçada em aproximadamente R$ 700 mil, continua recebendo críticas.

Esses são alguns temas que estão impulsionando a bola de neve na direção do Palácio República dos Palmares.

Pelo que conhecemos do sempre empolgado Renan Filho, campeão nacional de lives, é curioso e até intrigante o silêncio diante de tantos assuntos que precisam do posicionamento do governador. Não estou fazendo uma crítica a Renan Filho, mas vejo que está na hora de uma DR com os alagoanos. Faz parte de toda relação

Portanto, deixo uma clara pergunta que, acredito, seja a mesma de milhares de alagoanos: Por que te calas, Renan Filho?

Em tempo
Confúcio, foi um pensador e filósofo chinês que viveu até 479 a.C.  A filosofia dele sublinhava uma moralidade pessoal e governamental, os procedimentos corretos nas relações sociais, a justiça e a sinceridade. 

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.