OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 19 de abril de 2024

Colunistas

Wadson Regis Wadson Regis
Jornalista profissional, formado pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), é editor-geral do AL1.
02/10/2019 às 14:13

Bastidor da eleição majoritária de Maceió tem informações mais importantes e precisas que qualquer resultado atual de pesquisas

Todos os dias números novos. Sabendo que a Justiça Eleitoral não proíbe a divulgação avulsa basta pagar, relacionar as localidades, perguntar o que quiser e divulgar o que pode ser anunciado.

Mas o que custa registrar uma pesquisa no TRE? Pode custar a verdade. É que, com o registro é possível fazer o rastreamento dos entrevistados, localidades e todo o conteúdo do questionário, por exemplo.

Utilizar institutos e meios de comunicação para propagar números é uma estratégia antiga, que tem seus efeitos. Funciona muito bem porque este momento pré-eleitoral é determinante para as negociatas etc etc etc.

Muito mais eficiente e importante são as informações que circulam nos bastidores. Mas aí a grande massa não sabe da missa 1/3. É nos bastidores que boatos, especulações, informações e contrainformações não param. O trabalho para montar um partido, relacionar nomes, definir os grupos e confirmar as candidaturas acontece off-line para o eleitor.

Talvez por isso o universo político utilize os institutos para apimentar o clima e distrair o eleitor.

Faltando um ano para o pleito, sem nomes declarados para a sucessão de Rui Palmeira, não é aconselhável acreditar em tudo o que as pesquisas dizem. 

Em Maceió já são 16 nomes relacionados. Você acredita que teremos recorde de candidaturas? Pelas pesquisas sim.

 Entendeu agora?


Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.