OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 20 de abril de 2024

Colunistas

Wadson Regis Wadson Regis
Jornalista profissional, formado pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), é editor-geral do AL1.
05/10/2019 às 22:13

Renan Filho cada vez mais Renan

Na política é assim: Nada como um dia após o outro. Na política é assim: Nada como um dia após o outro.

Mais simpático;

mais humilde;

mais politizado;

(é o que dizem os mais próximos e outros)

Com base na premissa de que o tempo é o senhor da razão, Renan Filho tem dado sinais claros de amadurecimento político.

Discordo dos que dizem que ele é a versão beta de Renan Calheiros. Recebeu o nome do pai, fala e gesticula clonado com o tutor, mas na esfera política os cromossomos apresentam características divergentes de visão entre pai e filho.

Renan Filho pode até ser melhor que Renan Calheiros na maioria das particularidades que formam um líder com perfil da “nova política”, mas dificilmente alcançará os feitos do ex-presidente do Senado.

Por hora, vale registrar a evolução política do jovem que sonha com a presidência da república. O abraço público em Benedito de Lira, na frente de Arthur Lira e lideranças sertanejas, em São Sebastião, significa – tão somente – que o MDB está a todo vapor para mais um feito inédito dos Calheiros nas eleições de 2022. Como você sabe, Renan está sempre à frente pelo menos 100 passos de qualquer adversário local.

Por outro lado, pouca gente sabe, mas a aliança entre os líderes do MDB e PP só não aconteceu nas últimas eleições porque Arthur Lira jogou alto demais.

Ciente do risco de derrota, Renan Calheiros colocou todas as cartas à mesa e chegou a propor a mesma dobradinha de 2010 com Benedito, mas Arthur acreditou no compromisso com os prefeitos (pelos recursos liberados aos municípios). Experiente, ele deveria saber que, acreditar em político não é um bom negócio, nem mesmo para as raposas.

Bem... em 2022 Renan Filho terá sua primeira eleição sem depender diretamente de Renan Calheiros. Dependeu para vencer em 2014, trabalhou junto em 2018 e como Renan só tem compromisso em 2026, chegou a hora do jovem confirmar que tem os mesmos cromossomos da vitória.

Por isso, os abraços, o sorriso, o afago e a simplicidade estão aflorados no governador. Para obter êxito em 2022 ele só precisa atingir quatro metas:

1ª - manter a aprovação do governo;  
2ª - assegurar a intenção de votos da reeleição (77,3% dos válidos);
3ª - ser vitorioso nas eleições de 2020;
4ª (e mais importante) criar o hábito de apenas ciscar para dentro (especialidade de Renan Calheiros.

Para quem curte os signos, Renan Filho (nascido em 8 de outubro de 1979) é de Libra, que tem entre suas características ser bom diplomata, tentando sempre apaziguar e conciliar os opostos”.

Ou seja...

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.