OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 28 de março de 2024

Colunistas

Wadson Regis Wadson Regis
Jornalista profissional, formado pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), é editor-geral do AL1.
21/10/2019 às 08:25

Favor não confundir informação com excesso de velocidade. Rui Palmeira continua a 60km/h e obedecendo a sinalização

Quatro situações ficaram mais claras até o final de semana recente. É importante destacar - para os menos politizados - que a nuvem política não se posiciona pelos sinais da biruta.

Na política o bastidor é sempre mais revelador que os números de pesquisas extemporâneas encomendadas, ou correntes missionárias de blefes, agora denominadas de fake news.

Se política fosse uma arte de fácil compreensão, ricos e sabidos teriam mandato. Segue uma breve defesa de tese? Pare a leitura por 1 minuto e cite cinco políticos importantes de Alagoas, no exercício do mandato. Agora, veja o DNA político deles ou como estão suas vidas (pessoal, profissional e política).

Pelo menos para mim, político é o lobo da política. Quando consegue a reeleição sua vida já não é mais mesma. Perde-se a privacidade, o convívio familiar e amigos.Ou seja: ele perde a essência e vira um lobo.

Feita a defesa, vamos ao bastidor do final de semana:
Tem uma tropa agindo como mulas da política. Há muito tempo não tínhamos todos os olhos voltados para Maceió. E sabe o porquê? Nenhum grupo dominante tem nome para suceder Rui Palmeira. Nem o próprio prefeito tem. O governador Renan Filho também não tem. Arthur Lira, líder do PP e do Centrão, também não tem. Marcelo Victor, líder da Assembleia Legislativa, está no primeiro papel de protagonista e precisará marcar presença. 

É mais ou menos por aí que aposto num segundo turno entre JHC e Ronaldo Lessa. E aí ficará fácil para o mais experiente. No final de semana vazou a informação de que Rui não descarta apoiar JHC. Depois, que ele será candidato a governador em 2022. São duas novas informações (para muita gente) que se soma as possibilidades de apoio a Ronaldo Lessa e Alfredo Gaspar de Mendonça. Aliás, a roda girou justamente por conta de informações de bastidor dando conta da aliança (firmada) do procurador geral de justiça, com o grupo de Renan Filho. Pode até ter sido um aviso, mas Rui Palmeira não abrirá mão de fazer o sucessor e abrir uma nova avenida para chegar ao governo de Alagoas.

Outro detalhe: Como Rui e Renan Filho não disputarão o mesmo cargo, quem duvida que podem estar juntos em 2022? Só que a eleição de 2020 é determinante para que os clãs Palmeira e Calheiros continuem no topo da política Caeté.  

Em tempoSe Rui acelerou e passou dos 60km/h é porque a sinalização do momento permitia. 

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.