OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 24 de abril de 2024

Colunistas

Wadson Regis Wadson Regis
Jornalista profissional, formado pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), é editor-geral do AL1.
11/03/2020 às 20:58

Circo político está armado e JHC é a primeira vítima

Há uma possibilidade de JHC não ir para o 2º turno. Calma. Atenção! A possibilidade é simplesmente JHC não ser candidato.

Líder absoluto em todas as pesquisas encomendadas até 31 de dezembro do ano passado, o deputado federal JHC é o alvo das primeiras fake news do bastidor político. A falácia do momento é uma pesquisa que o coloca empatado tecnicamente com dois adversários e mais que o dobro do quarto colocado. Fake, fake, fake. E das cabeludas. O pior de tudo é que a informação é real, fake são os números da tal pesquisa e o posicionamento dos quatro melhores colocados.

Risco calculado
Qualquer analista político de meia tigela – e há muitos enganando clientes desavisados – sabe que a mudança de cenário, com a entrada de Alfredo Gaspar de Mendonça só atinge um candidato – e não é JHC, que tem ampliado seu capital político em Maceió desde 2014, quando obteve 19,2% dos votos válidos na primeira disputa para federal. Em 2016, ficou em terceiro para prefeito, mas aumentou a votação para 21,7%. Já em 2018, quando se tornou o deputado federal mais votado do país, pulou para 23,8% dos votos válidos. Ou seja: Sozinho ele cresceu e o que esperar da aliança com Rodrigo Cunha?  

Esse tipo de estratégia, utilizando instituto de pesquisa para produzir números combinados, demonstra, apenas, o desespero de grupos cheios de caciques, para um pleito que está apenas começando.

Mas deixo a pergunta: o que faria JHC perder força e intenção de votos, se não há nenhum fato novo para tal? A entrada de Alfredo Gaspar não cola. Ele pode até ter melhorado seu capital eleitoral com a aliança entre Renan Filho e Rui Palmeira (ou não), mas tirar votos de JHC não cola. Como também é vergonhosa a sequência das posições, na tal pesquisa.

Por outro lado, JHC tem um problema político para o segundo turno, quando praticamente todos estarão contra ele. Disso ninguém duvida.

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.