OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 24 de abril de 2024

Colunistas

Wadson Regis Wadson Regis
Jornalista profissional, formado pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), é editor-geral do AL1.
15/04/2017 às 09:41

STJ ainda não leu pedidos contra 9 governadores na Lava Jato

O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), enviou uma relação contendo os nomes de nove governadores para que seja analisada pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), de acordo com delações de executivos da Odebrecht na Operação Lava Jato.

Por enquanto a delação em massa rendeu 76 inquéritos no STF. Pela Constituição Federal, o foro indicado para processar e julgar governadores é o STJ, que tem apresentado um ritmo mais lento nas apreciações.

A demora acontece porque o relator da Lava-Jato no STF, ministro Edson Fachin, só autorizou o encaminhamento dos pedidos de abertura de inquérito contra governadores ao STJ na última terça-feira, véspera de feriado no Judiciário e os documentos ainda não chegaram lá. Outro detalhe é que o relator da Lava-Jato no STJ, ministro Luiz Felipe Salomão, está participando de um seminário em Portugal e só deve examinar o material na próxima semana.

A pedido do procurador-geral de Justiça, Rodrigo Janot, o ministro Salomão vai apreciar e decidir se abre ou não os inquéritos contra os governadores Luiz Fernando Pezão, do Rio de Janeiro; Geraldo Alckmin, de São Paulo; Paulo Hartung, do Espírito Santo; Fernando Pimentel, de Minas Gerais; Beto Richa, do Paraná; Flávio Dino, do Maranhão; Marconi Perillo, de Goiás; Raimundo Colombo de Santa Catarina; e Marcelo Miranda, do Tocantins.

Até agora há outros três governadores na lista de inquéritos abertos no STF por Fachin: Renan Calheiros Filho, de Alagoas; Tião Viana, do Acre; e Robinson Faria, do Rio Grande do Norte. Como os três são investigados junto com parlamentares, ganharam, por tabela, o direito de serem processados na mais alta corte do país.


Com informações de O Globo.

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.