OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 29 de março de 2024

Colunistas

Wadson Regis Wadson Regis
Jornalista profissional, formado pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), é editor-geral do AL1.
19/04/2017 às 08:54

Alô, governador! com tráfico e a violência o buraco é mais embaixo

As marcas da violência estão no Brasil As marcas da violência estão no Brasil

Outra vez faço uma propaganda positiva do Governo do Estado, ao lembrar que os investimentos na Educação, Saúde e Infraestrutura têm dado uma 'nova cara' a Alagoas. O ajuste fiscal também tem garantido a governabilidade de Renan Filho.

Mas quando o assunto é o tráfico de entorpecentes e a violência, qualquer investimento em segurança será básico, até que a raiz do problema seja arrancada. Claro, não será em médio prazo.

Droga e violência passaram a caminhar juntos desde o final da década de 80. As facções criminosas passaram a ter status de crime organizado. A patente foi dada pelos governos estaduais e a imprensa foi dando valor, cada vez mais, ao noticiário policial. José Luiz Datena, na Band, com o Brasil Urgente, e Marcelo Rezende, na Record, com o Cidade Alerta, são os líderes de audiência no horário, em rede nacional. Por aqui Plantão Alagoas, na TV Ponta Verde, e Fique Alerta, na TV Pajuçara, também lideram o horário, noticiando mortes violentas, fugas e prisões, a maioria de jovens deliquentes, envolvidos com o tráfico de drogas.

Está claro que os investimentos do Governo do Estado, com a criação dos Centros Integrados de Segurança Pública (Cisp's) e a construção e reforma nos presídios são importantes. Mas também está claro que só polícia nas ruas, viaturas novas e presídios não são suficientes para que tenhamos a tão sonhada paz e tranquilidade.

Há um Estado de segurança que não se fala. O Brasil, acredite, está perdendo a guerra social há décadas e Alagoas passou a ser destaque nacional justamente pela fraqueza de políticas públicas, de governos que acompanharam o ritmo do Brasil.

O tráfico de drogas e a violência, senhoras e senhores, estão juntos há muito tempo em todos os Estados da Federação. Nunca concordei com a excessiva comemoração do Governo do Estado, aí vem a crítica, ao propagar de forma exacerbada a redução dos números.

É importante que a população saiba que passamos por um momento de transformação e que os efeitos do plano de ação adotado pelo Governo do Estado, na gestão de Renan Filho, infelizmente, não são milagrosos.

Há uma semente plantada, mas é preciso acompanhamento e esperar o tempo certo para colher os frutos. Do contrário, será o mesmo que ter plantado vento.      

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.