OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 19 de abril de 2024

Colunistas

Wadson Regis Wadson Regis
Jornalista profissional, formado pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), é editor-geral do AL1.
20/04/2017 às 08:44

De onde vem o 'dinheiro do crime' pago para os advogados?

Qual a origem deste dinheiro, pago para tirar criminosos da prisão? Qual a origem deste dinheiro, pago para tirar criminosos da prisão?

Muita gente questiona o papel dos Direitos Humanos, chamado, erroneamente de “Direito dos Bandidos”. A lei é clara: Todo cidadão tem o direito à defesa, ainda que seja um criminoso.

Mas ninguém fala do universo que envolve o mundo do Direito Penal. Sim, você ou alguém sabe dizer de onde vem o dinheiro que criminosos usam para pagar bancas de advocacia ou até mesmo os famosos Porta de Cadeia? Não! Nem eu, nem você e nem o próprio advogado (pelo menos a maioria deles) sabe – e nem quer saber.

O crime – independente da natureza ou motivação – tem num bom escritório de advocacia ou num bem relacionado Porta de Cadeia a certeza da liberdade, pelo menos provisória, em pouco tempo.

O tráfico de entorpecentes e os crimes violentos são preocupações de todos os governos, que pouco fizeram, ao longo dos anos, para minimizar os efeitos devastadores. Quando a situação foge do controle, como aconteceu em Alagoas, o caminho para a “salvação” é o Ministério da Justiça, em Brasília. Foi por isso que recebemos a Força Nacional.

Há dez anos Maceió e o Estado de Alagoas entraram na lista dos mais violentos do país. A situação ficou fora de controle entre 2010 e 2013, quando passamos a liderar o mapa da violência.

Em 2014, logo no início do governo de Renan Filho, a proposta ostensiva e o plano de ação do então secretário de Segurança Pública, Alfredo Gaspar de Mendonça, reverteram a situação. Os números caíram, a Força Nacional foi embora e os investimentos em armamento, novas viaturas e a construção dos Centros Integrados de Segurança Pública (Cisp's) deram sinais claros da presença da polícia nas ruas.

Agora em 2017 os números voltam a preocupar e março ascendeu o sinal de alerta para a Segurança Pública. Não serve de justificativa, mas os dados do Mapa da Violência e do Ministério da Justiça apontam que nem Maceió nem o Estado voltaram à liderança. Também confirmam que a curva de crescimento é bem menor que a maioria dos estados do Nordeste.

A violência está instalada em todo país, que perde seguidas batalhas contra o crime. Os especialista são unânimes: Na visão dos criminosos se a casa cair alguém, rapidamente, vai estar à sua disposição para tirá-lo da cadeia. Daí vem a pergunta: quem paga e de onde vem o dinheiro pago aos escritórios de advocacia especializados em Direito Penal e aos Porta de Cadeia?

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.