OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 20 de abril de 2024

Colunistas

Wadson Regis Wadson Regis
Jornalista profissional, formado pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), é editor-geral do AL1.
23/05/2017 às 09:21

Sim, tem boa notícia: ITEC vai virar empresa para atrair capital privado e ampliar conectividade para 100% de Alagoas

Esta é uma ótima notícia. Tem sido assim nos últimos tempos em Alagoas, que segue na contramão da crise nacional.

A novidade, agora, será a transformação do Instituto de Tecnologia em Informática e Informação do Estado (ITEC) em empresa. Os estudos, coordenados diretamente pelo governador Renan Filho, economista por formação, apontam que o modelo será semelhante ao da Algás. No comparativo com o case que deu certo, será uma espécie de Algás para dados.

Para quem não sabe, a Algás opera no mercado de comercialização de gás natural desde 1994 e numa atitude ousada, já em 1996 tornou-se a primeira empresa do País a assumir o seu sistema de distribuição, até então operado pela Petrobras. A Algás também é a primeira distribuidora de gás natural do Brasil a se declarar uma empresa de integração energética.

O Governo de Alagoas é acionista majoritário da Algás, com 51%. A Gaspetro - empresa subsidiária da Petrobras, e a Mitsui Gás e Energia do Brasil têm, cada uma, 24,5%. A concessionária segue um modelo colegiado, baseado na unanimidade, no qual as principais decisões coorporativas dependem da concordância de opinião dos representantes dos três sócios.

NOVO CASE
O Projeto de Lei que será encaminhado esta semana para a Assembleia Legislativa (ALE) é mais uma iniciativa criativa para seguir promovendo o crescimento de Alagoas. Assim que o Estado receba a autorização legislativa o início da transformação será imediato.

Com esse modelo o Estado poderá captar capital privado e fortalecer os investimentos em tempos de dificuldades Brasil afora. A nova empresa, que se chamará ALDATA, terá como um dos focos vender o tráfego de dados.

PS. AL em alusão a Alagoas – ALL, que significa tudo em inglês - e DATA, significa dados, que é o business da empresa.

Com a transformação do ITEC em empresa será possível atrair capital privado e levar internet rápida por cabo e por rádio para 100% de Alagoas. Essa é uma mudança que moderniza o Estado, aproxima da eficiência privada e amplia uma infraestrutura fundamental ao desenvolvimento, que é a ampliação da conectividade. Além disso, fortalecerá a educação, facilitará o acesso à informação e colaborará decisivamente com a elevação do senso crítico da população.

Outro ponto positivo e que confirma o planejamento do Governo de Alagoas é que esse programa está inserido na nova estratégia para o setor de tecnologia, que vai ganhar um grande impulso com o Pólo de Tecnologia do Jaraguá.

ACREDITE: é Alagoas se modernizando!      

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.