OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 25 de abril de 2024

Colunistas

Wadson Regis Wadson Regis
Jornalista profissional, formado pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), é editor-geral do AL1.
04/06/2017 às 19:53

Quem disse que Rui Palmeira é candidato? Atiçar é um risco

A divulgação de pesquisas “eleitoreiras” a esta altura é, além de desnecessária, uma arma que pode atingir, em cheio, o atirador. Fazer a pesquisa periódica, estudá-la, discuti-la ao máximo é uma estratégia básica, mas sua divulgação extemporânea, com suposições fora de época certamente é um perigo para quem autoriza o vazamento.

O ponto de vista é simples: Quem disse que Rui Palmeira será candidato a governador em 2018? Não há o mínimo indicativo para esta possibilidade. O que há é uma indução equivocada que deixa o prefeito de Maceió sempre na mídia e em alta. 

Uma pesquisa do Instituto Ibrape, divulgada no blog do Edivaldo Júnior, no Gazetaweb, mostra que Rui Palmeira só vence Renan Filho em Maceió. Ora, se os números preliminares apontam que o tucano vence o atual governador no lugar onde administra é porque a população da capital o aprova e o quer mais que o governador, que tem investido bastante em obras estruturantes, na capital.

Ainda segundo os números do Ibrape, em todos os cenários Rui Palmeira aparece sempre na casa dos 20 pontos percentuais.

No Agreste, Renan Filho aparece com 48%, contra 19% de Rui Palmeira;
Na Grande Maceió, Renan Filho tem 42%, contra 27% Rui Palmeira;
Na Zona da Mata, Renan Filho tem 43%, contra 25% de Rui Palmeira;
Na Região Norte, Renan Filho aparece com 41%, contra 23% de Rui Palmeira;
Na Região Sul, Renan Filho tem 35%, contra 21% de Rui Palmeira.

No geral, os 18% de indecisos na pergunta estimulada confirmam a prematuridade da equivocada divulgação. 



Também é perigoso mostrar que 22% rejeitam os dois nomes. E que 31% não opinaram.

Por ser uma amostra sem nenhuma base técnica definitiva, a pesquisa serve para mostrar a excelente performa-se do governador e do prefeito da capital. O chefe do Executivo estadual tem aprovação de seu governo e o prefeito de Maceió tem a preferência dos maceioenses.

Se acontecer será uma grande disputa, envolvendo os dois melhores quadros da nova geração da política alagoana. Para quem estuda ou tem conhecimento do que fala sabe que esta possibilidade é remota de acontecer. Portanto, não vejo como oportuna ou válida ao ponto de divulgação.

Já a opção de Rui Palmeira por uma das vagas ao Senado é muito mais discutida no grupo do prefeito. Ele mesmo já confessou a alguns aliados que Brasília seria seu caminho mais natural e fácil, afinal serão duas vagas em disputa. O projeto de Rui é o Senado, só não está definido se será em 2018.

Fica o aviso: Cutucar o Cão com vara curta é perigoso.  

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.