OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 17 de abril de 2024

Colunistas

Wadson Regis Wadson Regis
Jornalista profissional, formado pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), é editor-geral do AL1.
13/06/2017 às 08:42

Plano para transformar o ITEC em empresa capaz de levar internet para 100% de Alagoas seguirá esta semana à ALE

O Governo de Alagoas envia esta semana à Assembleia Legislativa (ALE) o Projeto de Lei para transformar o Instituto de Tecnologia em Informática e Informação do Estado (ITEC) em empresa. A proposta é para o modelo semelhante ao da Algás. No comparativo com o case que deu certo, será uma espécie de Algás para dados.

Com a transformação do ITEC em empresa será possível atrair capital privado e levar internet rápida por cabo e por rádio para 100% de Alagoas. Essa é uma mudança que moderniza o Estado, aproxima da eficiência privada e amplia uma infraestrutura fundamental ao desenvolvimento, que é a ampliação da conectividade. Além disso, fortalecerá a educação, facilitará o acesso à informação e colaborará decisivamente com a elevação do senso crítico da população.

Com esse modelo o Estado poderá captar capital privado e fortalecer os investimentos em tempos de dificuldades Brasil afora. A nova empresa, que se chamará ALDATA, terá como um dos focos vender o tráfego de dados.

Todos os trâmites internos já foram cumpridos. O último estágio foi conseguir os pareceres das secretarias da Fazenda e do Planejamento, onde o processo está. De lá segue para a ALE. Assim que o Estado receba a autorização legislativa o início da transformação será imediato.

PSAL em alusão a Alagoas – ALL, que significa tudo em inglês - e DATA, significa dados, que é o business da empresa.

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.