OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 28 de março de 2024

Colunistas

Wadson Regis Wadson Regis
Jornalista profissional, formado pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), é editor-geral do AL1.
19/06/2017 às 11:36

Turma do Ioiô faz sua parte para o Tetra de Renan ao Senado

Renan segue contando votos enquanto a turma bate cabeça Renan segue contando votos enquanto a turma bate cabeça

Você conhece Ronaldo, Téo, Fernando, Marx e Mano do Ioiô? E não duvide se o Benedito entrar na brincadeira. 

Para muitos o assunto é uma palhaçada sem graça, para eles, é a sobrevivência da espécie “políticos que temos”.

A Turma do Ioiô se reúne a cada dois anos para uma brincadeira cara e, muitas vezes, desigual. Mas, antes, a coisa fica séria, com ofensas sem limite e descobertas inacreditáveis, como a de Joãozinho Pereira, que exclamou para todo mundo ouvir: “Renan Calheiros é o maior ladrão de petróleo do Brasil”. Não provou, pediu desculpa em público e hoje é da linha de frente do PMDB.

Fernando Collor, Ronaldo Lessa e Manoel “Mano” Gomes de Barros também já soltaram o verbo contra Renan. Os adjetivos foram muitos e até impronunciáveis.

Num tom mais ameno o tucano e come quieto Teotonio Vilela Filho já esteve 'contra' Renan. Venceu e perdeu, mas nunca disse um A de ofensa, porque seu veneno corre trecho por cima do muro. É seu estilo de dizer: Estamos de lados diferentes (desta vez).

O novato da turma é Marx Beltrão, uma das crias de Renan. Bem articulado e com credibilidade nos acordos, está aproveitando um enorme vácuo para pegar carona no cometa do líder nacional do PMDB, partido do qual é filiado. Marx tem outras cinco siglas na mão, mas o PSD é o Plano B. Se deixar o PMDB é por motivo de segurança, mas casará com o Mestre em seus redutos.

Fora Mano, que está sem mandato, mas pretende retornar à Assembleia Legislativa, há outros Ioiôs com menor poder de fogo, mas é aí onde Renan Calheiros mata no peito, domina e faz a festa na apuração dos votos. Renan é o maior contador de votos da história política de Alagoas e é assim que tem se garantido no Senado nos últimos 24 anos e corre por dentro para virar o primeiro Tetra Senador de Alagoas.

Ronaldo, Mano e Collor já brigaram feio com Renan, que nunca respondeu nem dizendo “óia!” Esta é a diferença do maior nome da política e rei da articulação em Brasília. Renan é tão diferente da turma do Ioiô que quando fica contrário, argumenta: Dizer a verdade não é ser contra - como fez com Temer sobre a Reforma da Previdência.

Ah, sobre Benedito, o bom velhinho é uma águia. Chegou longe demais e quase virou mestre. Benedito, que já esteve lá e cá com Renan, casa fácil em qualquer reduto com o líder do PMDB. Raposa velha na política, Benedito, caso seja candidato à reeleição, disputará a segunda vaga com Marx, porque a Turma do Ioiô brinca fácil para casar com Renan.

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.