OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 25 de abril de 2024

Colunistas

Wadson Regis Wadson Regis
Jornalista profissional, formado pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), é editor-geral do AL1.
03/08/2017 às 06:44

59% dos maceioenses não têm senador definido para 2018

Pelo menos é o que diz o Ibrape. Será a última vez que falarei de pesquisa “supositória/estimulativa/especulativa” até que o Vozes mostre a cara. Mas pelos números do Ibrape a situação é de extremo alerta para Renan Calheiros, Benedito de Lira, Teotonio Vila e Marx Beltrão.

Isso porque a soma dos quatro JUNTOS é menor que a dos indecisos. Ou seja: Um VEXAME COLETIVO.

Pelos números captados pelo Ibrape, Renan teria 20%, Benedito 15%, Teotonio 15% e Marx 7%. O balaio de gato daria míseros 57%, há exatos 12 meses das convenções. O quarteto, de tantos serviços prestados em Maceió e Alagoas, teria menos que os 59% dos indecisos/brancos/nulosLapada feia no panorama geral.

A situação fica ainda mais preocupante para o grupo político, quando o eleitor responde em quem daria o primeiro voto. Os quatro nomes juntos, com a soma do indicativo para João Caldas, o fenômeno do Ibrape, a pisa é ainda maior. Os cinco JUNTOS teriam 41%. Os que se dizem indecisos, votariam branco ou nulo representam 59%.

É bom parar com isso, porque se for espremendo a coisa vai ficando ainda mais complicada – pelo menos é o que diz o Ibrape. Na contabilidade pelo segundo voto ao Senado o eleitor castiga ainda mais o grupo, que teria apenas 28%, contra 62% dos que se dizem indecisos ou que votariam em branco e anulariam o voto.

No cenário do Ibrape apenas Renan se salvaria, porque lidera nas duas hipóteses de voto, conforme o quadro demonstrativo a seguir.

A pesquisa Ibrape foi realizada entre 27 e 29 de julho, com mil e quinhentos eleitores. O intervalo de confiança estimado é de 95% e margem de erro de 3%.


Galeria de Fotos

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.